Últimas
Domingo, 23 de Agosto de 2009, 08h:54 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Proprietários de emissoras de TV criam impérios regionais
Fernando Ordakowski
Os empresários da comunicação Luiz Beccare (Grupo Cidade Verde), João Dorileo Leal (Grupo Gazeta), Ueze Zahan (Grupo Zahan) e Roberto Dorner (Grupo Roberto Dorner) detêm concessões de várias TVs
Eles investiram e continuam se dedicando à programação regional de suas emissoras de TV, faturam alto com a iniciativa privada e mais ainda com o poder público e, ora imparciais, ora "parceiros" de políticos, ditam as regras na comunicação em Mato Grosso. Em seus gabinetes, recebem as principais autoridades do Estado. Por coincidências, são todos pecuaristas. Sem alarde e guardadas as proporções em âmbito nacional, eles conseguiram criaram impérios da mídia regional. Nenhum candidato majoritário disposto a conquistar cadeira de governador ou de senador, por exemplo, deixa de "pedir" bênção a João Dorileo Leal, um radialista dos anos 80 que se tornou dono do maior grupo de Comunicação do Estado, o Grupo Gazeta, que congrega jornal, instituto de pesquisa, rádios AM e FM e a TV Record Canal 10.
O mesmo acontece com o empresário Luiz Carlos Beccare, do Grupo Cidade Verde. Com a TV Cidade, ele explora a concessão da Band, avança no trabalho de integração por todos os municípios e ainda é dono das TVs Gazeta e MTV e da rádio Jovem Pan Cuiabá. Ueze Elias Zahran, que mora em Campo Grande, é dono do grupo que congrega várias empresas como a TV Centro América (Rede Globo). Um outro empresário que passou a investir na área de comunicação é Roberto Dorner. Ele adquiriu do ex-governador Júlio Campos a concessão da TV Rondon e detém agora a concessão do SBT em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop.
Esses empresários, às vezes criticados pela vinculação com a classe política e por não abrirem espaço a programas em suas emissoras mais de cunho educativo, marcam posição num aspecto: são os principais responsáveis pela integração, por meio da comunicação, de um Estado com 903.357,9 km2, com quase três milhões de habitantes, distribuídos em 141 municípios, muitos situados nos chamados grotões e com mais de mil km de distância da capital mato-grossense.
Postar um novo comentário
Comentários (12)
-
Welington Elias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
OPS!!
Esqueceram de citar um outro lobie fortíssimo de comunicação de MT. O Grupo Cidade, do deputado federal Welinton Fagundes. O grupo está presente em Barra do garças, Tangará da Serra e outros municípios do estado. A sede é aqui em Rondonópolis, de onde o deputado controla e mantêm intocável seu patriomônio politico-financeiro. -
Marcos Couto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
becarri não é e nunca sera um empresario da comunicação,é um aventureiro ou testa de ferro....que não entende nada e se acha deus....
-
José Pires da Conceição Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Até onde sei, o Dorileo era pobre e não ganhou em loteria e de uma hora para outra se torna um milionário, é muito estranho, acho que o ministério público deve ingestigar a vida desse cidadão!!!
-
roberto pereira phs (eu protesto) | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ei Ei Ei: cade os otros, tão esquecendo de auguen, não não não eles não fazen chantage, mais se os polticos não paga o que eles queren eles denucia mesmo.julhierrrrrrrrrrrrrr olha os homens ai (conhecendo o esquema eu protesto)roberto pereira 92040133
-
Maneporrete | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Êta senhores inteligentes. O Q.I. deles ultrapassa,Einstein,Lavoisier,Thomas Edison, Villa Lobos,Santos Dumont,Mozart,etc. Tem um conhecimento profundo de economia, caminhando sempre pelos descaminhos das verbas públicas. Todos sem excessão,trazem em seu bojo,deputados,vereadores,prefeitos, senadores,governadores. Fizeram e fazem fortuna na contrainformação,direcionando a população para o desvario da ignorancia. Alugam horários aos pastôres vís,elegem deputados montados na demagogia, no pior do populismo e pura enganação. Bajulam o Judiciário,pois com certeza dependem das suas sentenças,pois muito devem á nossa justiça que de míope ,agora ,encontra-se numa cegueira irreverssível.
-
Ana Julia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nessa reportagem esqueceram, de falar de outros grupos menores, mas que sempre estão circundando o poder.
Osvaldo Sobrinho, propriretários de várias emissoras de rádio no médio norte de MT, e aposentadorias, que não sai do poder seja com que grupo politico for.
Ninomya Miguel, proprietários de todas as rádios na região oeste do estado, que pelos bastidor influencia nesses municipios.
Welinton Fagundes, proprietário de rádio e tv em Roo, e Barra do Garças, que usa e abusa de seus veiculos em beneficio eleitoreiro proprio.
E por ultimo Silval Barbosa, que está comprando tudo quanto é rádio e TV que aparece, querendo se cacifar para uma candidatura a governador.
Esse povo também abusam da imprensa controlando, e manipulando o povo menos esclarecidos. -
ernesto souza lima | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
já está chegando a hora desse pessoal ser investigado. essas novas fortunas em mato grosso, muitas vezes foi feito com a manipulação da opinião público, trafíco de influência e forte atuação política em favor de quem está no poder. Ai daquele político que não MOLHAR a mão desses caras da comunicação, são excluídos da mídia e ainda podem ser perseguidos por tais emissoras. a única diferença em relação a hugo chavez, é que este faz o jogo aberto, enquanto por aqui a midia é dissimulada. é muito dinheiro em jogo, e será que tudo é declarado?
-
Gilson C. Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
No passado havia para a impensa a censura politica imposta pelo governo dos generais hoje o que se vê infelizmente é a censura do poder econômico, onde quem tem dinheiro aparece quando quer se promover e não aparece quando se comete algum delito, restando para os pobres a noticias policiais, onde apresentadores aparecem como pseudos defensores do povo para mascarar na realidade interesses próprios e de terceiros(ricos).
-
pedro ananias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
não podemos esquecer do Maksu-ex Leite. Principalmente agora, com parceria com o Antero e cia.
-
eduardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
esses personagens compõem o que consideramos ser a tirania midiática privada, é como se fosse o monopólio da versão deles na comunicação reproduzindo suas verdades como se fossem absolutas, manipulando não só o jogo politico, mas, sobretudo, a consciência do povo matogrossense. nesse contexto, surge também o interesse econômico, o repasse de recursos públicos para tais empresas de forma articulada, combinada. Esperamos que um dia isso possa ser investigado por quem é de direito, levantar os meandros desse esquema que já perdura a algum tempo neste Estado, mas, como cidadão creio que nenhum mal subsistirá para todo o sempre. assim espero. tudo virá a superfície, de forma limpida e cristalina, é uma questão de tempo.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga