Últimas
Sexta-Feira, 28 de Março de 2008, 13h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
PRTB desfaz acordo com Santos e "namora" PR
Depois de encomendar a aliança para sacramentar o "casamento" com o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), o nanico Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) recuou e já está namorando o PR do governador Blairo Maggi. Membros da direção estadual resolveram almoçar nesta sexta, na Peixaria Okada, com o presidente do PR de Cuiabá, Helny de Paula, e com outros integrantes da regional republicana, como Lincon Sardinha e o vereador Francisco Vuolo. O PR, mesmo ainda um tanto inseguro quanto ao projeto próprio, quer cooptar o PRTB para o arco de aliança.
Em Cuiabá, o PRTB conta com 28 pré-candidatos a vereador e tem perspectiva de conquistar ao menos duas cadeiras. Seus líderes abriram negociações com todos os grupos políticos. Em princípio, bateram o martelo quanto ao apoio à reeleição do prefeito Santos, numa "custura" feita pelo deputado e empresário Chico Galindo, presidente do diretório municipal do PTB, que integra a base do Palácio Alencastro. Horas antes do PRTB anunciar, em entrevista coletiva, apoio oficial ao tucanato, surge o PP do deputado José Riva, determinado a atrair o partido nanico para os braços do pré-candidato a prefeito Walter Rabello.
Como não houve entendimento com o PP, o PRTB voltou a bater a porta do prefeito, quando, em tese, fecharam aliança. Eis que agora o mesmo PRTB abre conversações com os republicanos. Em meio a tantos "assédios", seus dirigentes tentam se valorizar.
(Às 15h57) - Coronel Leite reafirma aliança com PSDB
O presidente do PRTB de Cuiabá, coronel Edson Leite da Silva, assegura que não participou do almoço com integrantes da Executiva do PR e reafirma o propósito do partido de apoiar a reeleição do prefeito Wilson Santos. Ele garante que o dirigente estadual da legenda, Samuel Lemes, também desconhece qualquer negociação sobre eventual aliança com os republicanos. "Precisamos deixar claro que nenhuma outra pessoa, a não ser eu e o companheiro Lemes, está autorizada a falar ou buscar entendimento em nome do PRTB", enfatiza o coronel Leite.
(Às 20h15) - Foi uma conversa informal, diz Roberto
José Roberto Bezerra, que integra a Executiva Regional do PRTB, foi quem se reuniu com dirigentes do PR, quando discutiram sobre alianças políticas, visando as eleições em Cuiabá. Ele disse que tomou a iniciativa não como membro da direção partidária, mas sim de forma pessoal. "Foi uma conversa informal", pondera Roberto, candidato a deputado federal derrotado no pleito de 2006, quando ainda estava no DEM.
Diante das resistências a uma eventual aliança com o PR, já que a direção do PRTB costurou apoio à reeleição do prefeito tucano Wilson Santos, José Roberto adianta que não vai levar adiante qualquer tentativa de mudar o rumo da conversa. "Sou partidário e fico com a maioria. Agora, não é por isso que tenhamos que ficar impedidos de conversar com outros partidos, afinal, isso faz parte do processo democrático". Ele observa que os republicanos procuraram-no porque teriam sido informados sobre suposto recuo do PRTB da aliança com Santos. "Deixei claro para eles que o acordo com o prefeito está firmado".
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
SILVIO G RODRIGUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
As alianças ainda estão em andamento, é prematuro afirmar acordos neste momento... acredito que até as convenções haverá várias surpresas.
Helny de Paula tem um bom transito entre os partidos, e ao meu ver, esta focado no seu papel: Presidente do partido no municipio.
Tens muito trabalho pela frente, estamos a 6 meses das eleições.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga