Últimas

Sábado, 16 de Junho de 2007, 07h:31 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

PSD, UDN e PTB

     O deputado Humberto Bosaipo afirmou em pronunciamento na Assembléia Legislativa que está escrevendo um livro, cujo teor exalta a história dos partidos políticos PSD, UDN e PTB, em voga até o golpe militar de 1964.
     Para meu conhecimento, realizei há tempos atrás uma pesquisa superficial sobre o comportamento destas siglas na vida política do Brasil. Em função disso, relato a seguir algumas considerações avalizadas pelo que li e por opinião pessoal.
     Ao interromper-se o período do chamado Estado Novo em 1945, teve lugar a fase de "reconstrução democrática", com a Carta Constitucional de 1946, o governo de estrutura democrática do presidente Eurico Dutra e o surgimento de três grandes partidos políticos que passariam a centralizar a vida pública do país nos anos subseqüentes. Os nomes dessas agremiações estão ainda bem gravados na lembrança de todos: PSD, UDN e PTB.
     As diferenças nunca foram grandes entre essas agremiações, pelo menos no que se refere aos métodos de ação, ao tropismo pelo poder e à qualidade do material humano que constituía a linha principal dos seus quadros. Mas, se aprofundarmos o estudo, descobriremos certas nuanças que fazem a diferença.
     O PSD Partido Social Democrático, por exemplo, seria um partido conservador-pragmático. Em outras palavras. Não era partido que agitava a bandeira de grandes idéias e de grandes reformas mas, não combatia as conquistas sociais alcançadas no país na época de Getúlio Vargas, por isso tampouco poderia ser considerado antiprogressista. Dos seus quadros saíram presidentes da República e alguns governadores que promoveram da melhor maneira o progresso brasileiro.
     Eurico Dutra, considerado patriota, justiceiro, escravo da Constituição, como grande feito à construção da Usina de Paulo Afonso. E do PSD sairia outro presidente da República, Juscelino Kubitschek, que se notabilizaria pela construção de Brasília e pelo grande esforço que realizou em prol da industrialização no Brasil.
     A UDN União Democrática Nacional, tão ávida do Poder quanto o PSD, era todavia marcada por outro estilo. Se contrapunha de modo extensivo à legislação social herdada do Estado Novo. Todos os seus valores proclamados soavam como antigos, como se houvesse a possibilidade e a conveniência de um imobilismo na vida político institucional da Nação.
     Pela oratória, em que seus líderes abusavam de metáforas, da antítese e do trocadilho, pelo elitismo exibido nos seus atos, parecia ser um partido mobilizado para deter a evolução e o progresso político. Procedendo com arrogância típica de grupos políticos que se presumem donos da verdade e não hesitou, inclusive, em acalentar a idéia do golpe de Estado. A UDN polarizou toda a energia de patrões inconformados com a legislação trabalhista. Como se a história pudesse retroceder.
     O terceiro dos partidos, o PTB Partido Trabalhista Brasileiro, o único a alardear um compromisso estreito com as reivindicações sociais, teve o papel meritório de provocar o debate político, mas, pela baixa qualidade intelectual de alguns de seus líderes, foi levado a possíveis excessos e comprometimentos que acabaram por levar o país, na opinião de muitos, à beira de um caos. Daí, dando asas ao golpe de 64, iniciando aí uma fase obscura da vida política nacional.
     Em tempo: em sua iniciativa, o deputado Bosaipo dá a entender que focará a fidelidade, o companheirismo, o respeito ao programa partidário e a honradez no cumprimento dos compromissos assumidos por lideranças mato-grossenses que fizeram parte da história das três agremiações. Será, com certeza, um grande serviço a ser prestado à nossa história política.

José Arimatéia é ex deputado estadual por Mato Grosso

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Apoio entre opositores é pura falsidade

diego guimaraes 400 curtinha   O tão propagado apoio político recíproco entre os vereadores de oposição em Cuiabá, principalmente em relação ao futuro cassado Abílio Júnior, não é verdadeiro. Todos são concorrentes entre si. Tentam viabilizar suas...

Joaninha se afasta da Câmara de Sinop

joaninha 400 sinop vereador curtinha   O vereador por Sinop Joaninha (MDB), conforme a coluna Curtinhas adiantou, se licenciou do cargo por 60 dias para se recuperar do acidente que sofreu durante manobra na Competição Duelo de Motos, em Atibaia (SP). Enquanto isso, o suplente Mauro Garcia (MDB), ex-secretário de...

Manifestação de apoio deles para ele

elizeu nascimento 400 curtinha   Mesmo com o apoio dos deputados Elizeu Nascimento (foto), Xuxu Dalmolin e Ulysses Moraes que levaram até assessores, em pleno horário de expediente, a manifestação pró-Abílio na Câmara de Cuiabá foi considerada fraca. Investigado por quebra de decoro...

TCE cria estrutura para atender a AL

maluf 400 curtinha   A Assembleia Legislativa saiu de Guilherme Maluf (foto), mandando-o para o TCE, mas ele não saiu da AL. Alçado à presidência com menos de um ano na cadeira vitalícia, Maluf acaba de criar uma assessoria parlamentar para promover o intercâmbio com as comissões da AL e ainda um...

Cassação de Abílio depois do Carnaval

abilio junior 400 curtinha   Por mais que Abílio Júnior (foto) implore e grite por socorro, na esperança de escapar da cassação, inclusive se colocando como vítima de perseguição política, perderá mesmo mandato. Mas isso só vai ocorrer após o Carnaval. A...

PGR monitora delação de ex-deputado

jose riva 400 curtinha   Membros do alto escalão da Procuradoria-Geral da República, que rejeitou a proposta de delação de José Riva (foto) na esfera federal por causa de omissão de crimes, estão monitorando os bastidores do acordo de colaboração, agora entre o Ministério...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.