Últimas

Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2009, 19h:27 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

JUSTIÇA

PSDB libera Chica com a promessa de não pedir o cargo

   O presidente regional do PSDB, prefeito cuiabano Wilson Santos, resolveu liberar a deputada Chica Nunes da sigla. Ela conseguiu sua carta-liberação após a promessa da cúpula tucana de não acioná-la na Justiça para pedir sua cadeira na Assembleia, já que a legislação prevê que o cargo é do partido. Ela deve acelerar sua filiação no DEM, já que a lei exige que os candidatos estejam filiados nas legendas com um ano de antecedência do pleito.

   Desde que assumiu o cargo na Assembleia, militantes tucanos vêm pressionando a deputada a abandonar o ninho deviso às acusações de ter desviado R$ 6,5 milhões dos cofres públicos quando presidia a Câmara de Cuaibá. Ela resistia devido à lei de infidelidade partidária, pois o partido poderia reivindicar na Justiça o cargo dela. Em 15 de abril deste ano, o membro da Juventude Tucana e do Conselho de Ética e Disciplina do PSDB de Cuiabá, Valmir Molina, solicitou pela segunda vez ao diretório estadual a expulsão de Chica da legenda sob o argumento de que ela não seguia as orientações partidárias e prejudicava a imagem da legenda.

   Como o primeiro-suplente do PSDB na Assembleia é Carlos Avalone, ex-deputado estadual e ex-secretário estadual de Indústria e Comércio, preso na Operação Pacenas, Chica passou a ter um valioso “trunfo” na manga para negociar uma desfiliação “amigável” com os tucanos. Em troca da carta de liberação do PSDB, ela pediria licença de 6 meses na Assembleia para beneficiar Avalone com o cargo de deputado. Com isso, ele e os outros 10 presos na Operação Pacenas conseguiriam imunidade parlamentar.

   O promotor de Justiça Célio Furio alerta que, caso seja condenada pelo suposto desvio de verba pública, Chica pode sofrer diversas penalidades, como perda de direitos políticos, multa e proibição de receber benefícios. Conforme o advogado Lauro da Mata, o acordo entre o partido e Chica Nunes não é seguro. Segundo ele, há uma previsão legal de que não apenas a sigla pode pedir o cargo da deputada na Justiça, mas também o Ministério Público e o próprio suplente. (Flávia Borges)

---------------------------------------------------
Clique no play e veja mais em reportagem da TVCA

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Van Hausen | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não é bem assim, tão fácil essa estória de janela... Mesmo que o partido jure de pés juntos que não vai requerer a vaga acusando-a de infidelidade, nada impede que o MP o faça. Reparem no exemplo recente de Marina Silva que saiu do PT na mesma condição, e agora, corre o risco de ser cassada por infidelidade.

  • João de Deus | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Duvido muito que a juventude do psdb a qual eu participo, deixará uma coisa dessas acontecer. E o Exmo Prefeito diz que foi votação unanime?? Gostaria muito de ver a ata dessa reunião, estranho por que o nosso presidente da JPSDB/MT Luluca Ribeiro, o qual aparece na reportagem defendendo a expulsão não votaria nunca a favor do salvo conduto e ele é representante votante da executiva estadual.

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CHICA VOCE ESTA CORRENDO O RISCO DE ANDAR DE PATAMO NEGRA COM LETRAS DOURADAS. VOCE PODE NÃO FICAR IMUNE. FUJA LOGO FILHA!

  • luluca Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Para deixar claro.
    Como defendi na entrevista, a posição da JPSDB/MT é bem clara e a favor da expulsão da Dep.Chica Nunes.
    A respeito da votação da executiva eu não fui convidado para participar desta reunião, portanto não votei a favor da entrega da liberação da Deputada e se estivesse lá posicionaria contra a liberação desta carta.
    A juventude do PSDB vai requerer junto a Executiva Estadual cópia da ATA desta reunião para ver realmente se contém todas as assinaturas dos membros da executiva.
    A saída da Deputada é um ganho enorme para a juventude Tucana que está determinada a renovar o partido e renovar o jeito de fazer política do PSDB, sobre o madato cabe agora ao suplente ou até mesmo ao MP requerer , lógico que a juventude Tucana vai concentrar todos os seus esforços para que fique com o partido.
    Abraços
    Luluca Ribeiro
    Pres. da JPSDB/MT

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

Regiões e representantes na disputa

nilson leitao curtinha   A maior parte das regiões está bem representada em relação aos cabeças de chapa que disputarão vaga no Senado. Pelo Nortão e Médio-Norte, encaram às urnas o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (foto) e o senador tampão Carlos Fávaro (PSD). Na...

Candidatos e definição de suplentes

jos� medeiros curtinha 400   Alguns candidatos ao Senado estão batendo cabeça para compor suas suplências ou reedita-las, como é o caso de José Medeiros (foto), que, na primeira convenção (anulada), havia fechado chapa pura do Podemos com o vice-prefeito de Cuiabá Niuan...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.