Últimas

Sábado, 05 de Setembro de 2009, 08h:19 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

PSDB tem Avalone, Tampinha e Grafitte como pré-candidatos

  Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Deputado Guilherme Maluf e ex-senador Antero de Barros são principais nomes do PSDB na corrida à AL

  Comandado pelo prefeito cuiabano e pré-candidato a governador Wilson Santos, O PSDB bate-cabeça para montar a chapa de proporcionais. Por enquanto, na relação interna de pré-candidatos a deputado estadual constam nomes até de integrantes de outros partidos que o tucanato espera cooptar e até do empreiteiro Carlos Avalone, que ficou preso por uma semana no mês passado, sob acusação de envolvimento em fraudes nas licitações das obras do PAC, junto com outras 10 pessoas, entre empresários, advogados e servidores públicos. O RDNews teve acesso à lista. São 22 nomes. O curioso é que o partido especifica que terá candidaturas representando quatro municípios (Barra do Garças, Vila Rica, Rondonópolis e Alta Floresta), mas não arrisca a colocar nomes. Ainda procura-os.

    Mesmo com reputação baixa por causa do escândalo, Avalone está determinado a encarar nova candidatura a deputado. No pleito de 2006, ele ficou na suplência e, graças a um acordo com o titular Guilherme Maluf, que deixou a Assembleia por cerca de um ano para atuar como secretário de Saúde da Capital, pôde estrear como deputado. Ele é um dos sócios da construtora Três Irmãos e responde criminalmente por fraudes em processos licitatórios. Ex-secretário de Indústria, Comércio e Mineração do governo Dante de Oliveira (1995/2002), Avalone é uma das apostas do tucanato na corrida por vaga na AL.

   Na lista, consta o nome da deputada Chica Nunes, outra que tenta superar o desgaste por ter sido acusada de, enquanto presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, promover rombo superior a R$ 6 milhões ao erário. Para não haver respingo negativo do desgaste de Chica a sua imagem, Wilson Santos decidiu assinar uma carta-compromisso, liberando-a do partido e sem risco da parlamentar vir a enfrentar processo de cassação por infidelidade partidária, com base na regra do TSE.

   O ex-senador Antero de Barros, derrotado duas vezes consecutivas para governador, agora entra no páreo para estadual. Maluf, que em 2007 chegou a promover ato de filiação no PMDB, vai encarar a reeleição no palanque do PSDB. Ele e Antero são tidos como "puxadores de voto". Constam como pré-candidatos o ex-deputado Carlos Carlão do Nascimento, hoje secretário de Educação de Cuiabá; o ex-presidente do Intermat Aparecido Alves, coordenador das obras do PAC; a ex-vice-prefeita da capital Jacy Proença; o ex-vereador por Rondonópolis, Raul Pinto; e o cacerense Márcio Lacerda, o Marcinho, filho do ex-vice-governador Márcio Lacerda.

   O tucanato quer ressuscitar politicamente até o ex-deputado federal dos anos 80 José Augusto Curvo, o Tampinha, e os ex-prefeitos Selso Carvalho (Água Boa), Saturnino Masson (Tangará da Serra) e Antonio Debastiani (Feliz Natal), que recentemente foi indiciado pela Polícia Federal por envolvimento na chamada máfia das sanguessugas. Ainda na relação do PSDB de virtuais candidatos a estadual aparece o nome do empresário várzea-grandense Wilson de Oliveira, o Grafitte, que foi o coordenador financeiro da campanha de Júlio Campos (DEM), derrotado a prefeito de Várzea Grande no ano passado.

Quem são os pré-candidatos do PSDB a deputado estadual
Admar Mânica - advogado em Colíder
Antero Paes de Barros - ex-senador
Aparecido Alves - coordenador do PAC em Cuiabá
Carlos Avalone - suplente de deputado e ex-secretário de Estado
Chica Nunes - deputada estadual
Celso Fanaia - vereador por Cáceres
Dulce Helena Gayva - de Cuiabá
Edvaldo - de Sinop
Antonio Debastiani - ex-prefeito de Feliz Natal
Geovane Marchetto - de Marcelândia
Guilherme Maluf - deputado estadual
Glein Carlos de Arruda - médico em Cuiabá
Jacy Proença - ex-vice-prefeita de Cuiabá
José Augusto Curvo, o Tampinha - ex-deputado federal
Maurício - de Peixoto de Azevedo
Neiva Bala - ex-secretária do ex-deputado Hermes de Abreu
Jiloir Augusto Pelicioli - vereador por Lucas do Rio Verde
Márcio Lacerca, o Marcinho - de Cáceres
Raul Pinto - ex-vereador por Rondonópolis
Saturnino Masson - ex-prefeito de Tangará da Serra
Selso Carvalho - ex-prefeito de Água Boa
Wilson de Oliveira, o Grafitte - de Várzea Grande

Obs.: há 4 vagas a serem preenchidas em Vila Rica,
Rondonópolis, Alta Floresta e Barra do Garças

Postar um novo comentário

Comentários (40)

  • rita | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    nossa, to chocada....esses pré candidatos como chca nunes e avalone tem a ficha suja, alias sujissimas e ainda assim a justiça irá permitir suas candidaturas? não acredito!!!isso não acontece no brasil, aqui o judiciario é serio e faz jus ao salario que o povo paga.
    are baba....

  • TIMONEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ja comecou,perdendo,avalone como candidato,faz o seguiente,lanca tambem o jose rosa ,o anildo lima barros,antero,jose pires,e de novo,wilson como chefe maioral,candidato a governo,ai a quadrilha vai esta como sempre,esteve completa,e o povo de mato grosso e que se ferre,abra o olho matogrosso,essa corja esta no comando desde 1911,ou talvez ate antes disso!!

  • Lucia Alcantara Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uai esqueceram de um nome, do Vereador Antônio Fernandes, de Cuiabá, a surpresa das urnas em 2008 será com certeza a surpresa das urnas de 2010.
    As Comunidades Eclesiais de Base, exigem a presença de nosso lider nas proximas eleições, para moralizar também a Assembléia.
    Ver Antonio Fernandes, já estou fazendo sua campanha, queremos você lá.

  • Boneca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Marcilnho Lacerda na cabeça, rapaz, honesto, trabalhador de berço digno e muito companheiro, nao abandona ninguem no meio da estrada...da-lhe Marcinho...

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dos candidatos de Cuiabá, exceto esse médico Glein, os demais ninguém, absolutamente ninguém tem condições de ser representantes do povo. São pessoas manchadas por escândalos financeiros passados (SECOM GATE, rombo na Câmara Municipal de Cuiabá, funcionário fantasma na Saúde de Várzea Grande) e escândalos presentes (fraudes no PAC de Cuiabá).

    Um povo precisa de representante digno, honestos. Políticos de ficha suja somente vão manchar nosso povo que já é tão sofrido, desrespeitados. Lugar de ficha suja não é como representante do povo!

  • Rafael Amoedo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Celso Fanaia é irmao do Professor do Master, Paulo Fanaia...

  • johão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esta é a turma da vitória em 2010.
    WS, está escrito a eleição de 2010 voce vai ser vitorioso.
    Vamos não desanime com as pedras que estão pondo em sua frente, faça delas o alicerce para sua vitória.
    O PR não tem candidato e o candidato que o governador apoiar vai perder.

  • Angelo Furtado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    IRRADIANDO FUTEBOL
    Vem o técnico do time W.Santos, andando como o pássaro Jõao de Barro, peito pra frente com a bola nas mãos, chama todos seus jogadores para o meio do campo, reúne o grupo e da a ordem.... dizendo em voz forte OHH CAPITÃO DO TIME É O ZÉ ROSA, todos calaram, aceitaram as ordens......deu inicio a partida, todos saem para suas posições sobre o comando de campo nas nãos do ZÉ, inicia..... o jogo, todos vão a luta, a bola é imediatamente repassada para o Anildo........., que chama Avalone................ para receber as coordenadas....que reúne imediatamente todos os demais jogadores do PAC................., vão avançando a largos passos em direção ao Gol da Caixa, vão dividindo a bola............ como se adversário não tivesse...vãoooooooo com a bola tranquilooooo, sem obstáculos pela frente, quando de repente, atendendo a um apelo de um torcedor anônimo o Juiz Julier para o jogo, e imediatamente expulsa para o Paschoal Ramos o Capitão Zé Rosa, por ter derrubado as demais empreiteiras sem ter dado o direito a participarem do jogo, quando ia reiniciar o jogo, o bandeirinha Mário Lucio, baixinho e de cara feia, agita a bandeira......sai correndo......... pedindo a espulsão dos comparsas do Wilson, Avalone, Anildo, e os demais........
    Sem jogador o Tecnico do Time que já estava dando entrevista em uma emissora de radio da Capital, comemorando a antecipada vitória, teve que sair correndo juntamente de seus amigos e esposa, com medo de também ser expulso. Acabou o jogo e todos foram para os Chuveiros de seus respectivos vestiários, Wilson chorando e com medo pelo time ter sido preso.
    Vamos melhorar....a idéia e esta.

  • eduardo figueiredo abreu | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vou aproveitar esta matéria onde se apresenta os futuros candidatos a deputado pelo psdb para arguir sobre as propostas e os projetos de desenvolvimento para o Estado de Mato Grosso, pois alguém que se predispõe a ser candidato não pode se-lo para representar a si próprio ou defender interesses de apenas um grupo econômico, mas, de toda a sociedade, e por isso pergunto, qual modelo e qual projeto de desenvolvimento os candidados listados defendem, para quem e com qual objetivo, e se é para todo o estado ou para apenas sua região de origem, lembrando que não se pode negar as sérias e históricas desigualdades regionais que aflige o território e a população matogrossense. nesse sentido, vou me ater ao deputado guilherme maluf, que já exerce mandato, e que neste final de semana publicou um artigo num jornal da capital onde prega a implantação de um pólo de desenvolvimento em santo antonio do leverger. Isso mesmo, de acordo com as palavras do ilustre parlamentar com o objetivo de superar o atraso econômico deste município, ele propõe a implantação de um Pólo agroindustrial em santo antonio do leverger? Pois bem, a idéia pode até ser considerada interessante, mas como concebe-la sem causar externalidades negativas sobre o meio ambiente e também ao potencial turistico da região? o deputado é uma pessoa inteligente, jovem, cuiabano, e deve saber que este município está localizado nas bordas do pantanal matogrossense, e que este bioma é considerado santuário ecológico da humanidade, titulo consignado pela ONU, portanto, qualquer projeto numa região tão sensível e que venha causar degradação ambiental pode causar desastres ecológicos sem precedentes, e creio que isso não é o desejo do deputado. Não podemos ser contra o desenvolvimento dos municípios da baixada cuiabana, muito pelo contrário, e acredito que isso é possível, bastando compatibilizar com as limitações impostas pela natureza nesta região, tais como, lençol freático elevado, solos pobres, ácidos e periodicamente inundáveis, recursos pesqueiros abundantes, significativa número de pousadas para atender os turistas, inclusive de outros países, e outras características próprias da região que nos faz crer que o modelo de desenvolvimento a ser implantado nessa região deve ser respeitando a vulnerabilidade ambiental dessa região, com tecnologia limpa e sustentável, comprovadamente eficiente do ponto de vista ambiental, sob pena de detonarmos a galinha de ovos de ouro, o turismo ecológico, ainda incipiente do ponto de vista de estrutura física, contaminação do lençol freático, poluição do recurso hidrico superficial, instalação de processos erosivos, etc. Creio que o deputado, embora seja bem intencionado, quer o desenvolvimento dessa região que apresenta graves indices de exclusão econômica e social, e que de fato precisa e merece ser incorporada ao processo de desenvolvimento, como já goza determinadas regiões do Estado, hoje consideradas mais promissoras do estado de mato grosso. Para isso, precisa sim de mais investimentos do governo como do capital privado, no entanto, creio que o projeto responsável para essa região seria um modelo de desenvolvimento diferente, por ser uma região especifica, gerando empregos sustentáveis, e buscando implantar empresas que tenham preocupação comprovada no processo de industrialização de seus produtos, e com isso, obterem até mesmo a certificação ambiental de produto ecológicamente produzido no pantanal matogrossense, e com isso, poderia aliar geração de emprego e renda nesta região com a competetividade dos seus produtos no mercado nacional e internacional. Portanto senhor Deputado, a sua idéia é interessante, mas, precisa apenas aperfeiçoa-la, adequa-la frente a vicissitudes e limitações existentes no meio físico e biótico do bioma pantanal e de seu entorno. Sem dúvida, esse é um debate interessante, que precisa ser incorporado por toda a sociedade, e principalmente pela classe politica, que toma decisões, a de pensar o Estado de Mato Grosso de forma macro regional, existem especificidades em cada região do Estado, e cada uma delas deve ser avaliado o modelo mais adequado de desenvolvimento, que seja viável não só econômicamente, mas, que reduza as desigualdades sociais e que seja harmônica em relação aos ativos ambientais existentes. Portanto, é preciso pensar um modelo de desenvolvimento para a região pantaneira matogrossense, que alie de fato desenvolvimento econômico com a manutenção dos seus estoques de recursos naturais, hidricos, pesqueiros e o seu potencial turistico, repito, ainda explorado de forma rudimentar, não profissional. Talvez o termo correto seria implantar um pólo de desenvolvimento industrial sustentável específica para essa macroregião, com industrias e produtos diferenciados, com a marca pantanal matogrossense, conhecida internacionalmente, onde a sociedade de santo antonio, de barão, cáceres, poconé, e outros municipios ganhariam econômicamente, mantendo os estoques dos seus recursos naturais para o presente e futuras gerações, e o seu potencial turistico ganharia também maior dinamização, ganhando um produto a mais diferenciado no mercado, a de produto ecológico produzido no pantanal matogrossense.

  • Maneporrete | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Está parecendo o FAZ-ME-RIR,o time do Vasco na década de 50. COM ÊSTE TIME CLASSIFICA NÃO SEU MOÇO.

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.