Últimas

Quinta-Feira, 16 de Outubro de 2008, 09h:50 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

ELEIÇÃO

PT elege 18 prefeitos e bate DEM, PSDB e PDT

 O partido do presidente Lula, PT, estará no comando de 18 dos 141 municípios de Mato Grosso, um crescimento de 140%. Entre as cidades sob o petista estarão Juína, primeiro município onde o partido conquistou espaço ainda na década de 1990, Jangada, Comodoro, General Carneiro e Alto Garças. O avanço nas urnas deixa o PT na condição de quarto maior do Estado quanto ao quatro de eleitores. Os 18 municípios somam 153 mil eleitores. Em primeiro lugar na lista dos maiores está o PR do governador Blairo Maggi, que, com 32 prefeituras, reúne 525 mil eleitores, seguido do PMDB, com 376 mil e pelo PP, com 213 mil. Em Juína, com cerca de 27 mil eleitores, Altir Peruzzo (PT) conseguiu reconquistar o comando administrativo. Ele foi vice-prefeito de Ságuas Moraes e, depois que este se elegeu deputado, concluiu o mandato. Em 2004 foi derrotado por Hilton Campos (PP). Agora, Altir consegue êxito nas urnas.

   Em Jangada, o petista Gauchinho desbancou o prefeito Dito Paulo (DEM), irmão do senador Jayme Campos. Gauchinho venceu com 67,27% dos votos válidos (3.405 votos), enquanto Dito teve 32,73% (1.657 votos). O partido da senadora Serys Marly e do deputado federal Carlos Abicalil ganhou também em Vila Bela da Santíssima Trindade, que foi a primeira capital de Mato Grosso. Wagner obteve 60,38% dos votos válidos (4.355 votos) contra o prefeito Joel Pereira (PR), que chegou a 39,62% (2.858 votos).

 Com a conquista de 18 prefeituras, o PT acabou deixando para atrás legendas tradicionais, como o DEM, que comandará municípios que somam 139 mil eleitores; o PDT, com 73 mil; o PPS, 56 mil e ainda o PSDB, que, com 5 prefeituras conquistas somam 29 mil eleitores. A esperança do tucanato agora é a reeleição do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, que disputa o segundo turno contra Mauro Mendes (PR). Se obtiver êxito nas urnas, o PSDB melhorará o ranking do eleitorado, já que a Capital possui 356 mil eleitores. O quadro ainda não fechou porque as eleições não foram decididas também em Paranatinga - saiba mais aqui.(Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Silvio Alexandre de Menezes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em que pese as administrações passadas do PSDB, terem ido mal no Estado, deve se levar em consideração o excelente trabalho desenvolvido pelo atual prefeito de Cuiabá Wilson Santos, além de estar realmente trabalhando em pról da coletividade,é natural que o Governo Blairo Maggi,ataque a atual administração municipal de Cuiabá, principalmente depois das suas derrotas, inclusive no seu principal reduto eleitoral, Rondonópolis,ai sua pretenção de sair candidato a presidência da República estará seriamente comprometido, além de querer eleger o futuro Governador do Estado o atual presidente do DENIT.

  • celio oczinski | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o pt tem q ensina a pesca, nao da o peixe, to fora de pt, quem nao trabalha adora o pt... 45 45 45 45 45 wilson prefeito...

  • orlando rondon | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens PT pelas conquistas das 18 prefeituras neste pleito. Faço a seguinte pergunta, qual delas tem expressão politica dentro do estado? Nenhuma. Já disse isso aqui antes, o PT tinha tudo para sair vitorioso nas eleições aqui em Cuiaba com a Serys ou o Abicalil, porem foram cooptados pela UDR e se apequenaram. Como o PT se une com a UDR, não dá para entender. O PT foi e esta sendo usado, pelo presidente da UDR e os lideres do partido não acordam. A chapa majoritaria para 2010 já esta formada - Sinval ou Pagot, Blairo e Riva - ACOOOOOOOORDA PT.

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PT dimunuiu em Cuiabá, perdeu espaço na VG, não fez nenhum vereador nas Cidades Polo, a militancia da capital foi detonada e se transformou num partido igual a os demais, prevalecendo os interesses dos dirigentes.
    Acabaram com o PT de luta e fortaleceram o fisiologismo.

  • Flávio Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gilmar vc está equivocado!! O PT elegeu 2 vereadores em Cáceres, o partido nunca tinha eleito nenhum vereador na cidade e dessa vez elegeu!!

    O PT elegeu vereador em Barra do Garças, o PT elegeu o vice-prefeito de Sinop de Tangará da Serra!!

    Seu problema Gilmar é achar MT só é Cuiabá, VG e Roo!!

    A militância do PT está mais ativa do que nunca, pq sabe que o inimigo maior, o inimigo que em 2010 vai tentar tirar das mãos dos trabalhadores o governo do país, é o PSDB e o DEMO!!

    Romilson - só uma correção, o Wagner (PT) é o atual prefeito de Vila Bela e foi reeleito nesta eleição!!

  • Flávio Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Depois de ver que o PSDB se reduziu a pó em MT, fica claro o desespero dos tucanos pra poder manter Cuiabá sob seu domínio!! Pq como diz o Maggi, é a única teta que sobrou pra eles mamarem!!!

    Governo tucano: testado e reprovado, tanto que 53% do povo votou contra no 1º turno!!

    Enquanto isso, o PT só cresce pq Lula é o único que realmente cuida dos pobres desse país e de MT!!

  • DE ALMEIDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SERYS PARA O SENADO OU CARLOS ABICALIL.

    O POVO HONESTO VOTA EM TRABALHADOR, POR ISSO EM 2010, É DILMA -PRESIDENTE, EM 2014, É LULA DE NOVO, COM A FORÇA DO POVO.

    RESPEITA O PT, ELE REPRESENTA OS DE BAIXA RENDA, NÃO VCS . QUE SÃO RICOS, JOSÉ SERRA-PSDB , NÃO. É DILMA 2010.

  • FAUSTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Aqui em Rondonópolis a militância do PT, com algum sacrifício, dá prá lotar uma Kombi. Não elegeram vereador algum, até o EMBAIXADOR de Rondonópolis em Brasília o JUCA foi pró beleleu. PT e os butinudos vão se unir em prol da DILMA e vão apanhar juntos.

  • Antonio C Abreu | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Afirmar que o eleitorado do PT corresponde a 153.785 votos é no mínimo alterar a realidade eleitoral. Este total corresponde ao número de eleitores dos municípios e não ao número de eleitores que votaram nos candidatos petistas. A reportagem merece um erramos.

  • Alessandro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Site esta induzindo seus leitores a um erro de interpretação ao sugerir o título da tabela como ELEITORADO DO PT . O correto seria citar como total de eleitores a serem administrados pelo PT a partir de 2009.
    Eleitorado seriam apenas os que votaram no candidato do PT , tendo ainda que se considerar as coligações em cada municipio . A matéria esta equivocada .Com relação ao Psdb é bom lembrar que em vencendo Cuiabá o partido ja é vice em Rondonópolis , conquistando a assim espaços importantes nas duas grandes cidades do estado .

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.