Últimas

Sábado, 13 de Dezembro de 2008, 19h:44 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

DIVERGÊNCIA

PT vai à Justiça contra a pensão para deputados


Deputado federal Carlos Abicalil, que preside o PT no Estado

  Em reunião, a Executiva Estadual do PT aprovou, por unanimidade, a proposta de ingressar na Justiça, inclusive numa articulação nacional, para anular a Lei 9.041, sancionada no último dia 5 pelo governador em exercício Silval Barbosa (PMDB). O projeto teria partido das Lideranças Partidárias na Assembléia e garantiu, na prática, direito a todos os deputados da 15ª Legislatura (2003/2006) de receberem, mediante contribuição previdenciária, pensão vitalícia pelo extinto Fundo de Assistência Parlamentar (FAP). O projeto que virou lei foi descoberto pelo RDNews e se transformou em escândalo, com repercussão em todo o Estado - confira aqui e aqui. Os líderes de bancada negam ter endossado o projeto.

    O presidente regional da legenda petista, deputado Carlos Abicalil, convocou os membros da Executiva para debater alguns encaminhamentos, entre eles a polêmica em torno do FAP, extinto em 1995 e que paga mensalmente R$ 721 mil a 106 ex-deputados, incluindo dependentes. Na reunião, sediada no espaço da CNBB, próximo à estação rodoviária, em Cuiabá, os dois deputados estaduais do PT, Alexandre Cesar e Ademir Brunetto, asseguraram que o projeto não foi discutido em plenário. Líder da bancada petista, Alexandre garantiu também que não assinou a proposta.

   Os petistas querem fazer barulho com o assunto. A idéia de ingressar com ação na Justiça foi aprovada por unanimidade. Seus parlamentares foram orientados a fazer pronunciamento contra a manobra que permite inclusão de mais pessoas no FAP. Lembraram, por exemplo, que a ex-deputada e hoje senadora Serys Marly foi uma das que bateram duro à época para a Assembléia aprovar o fim da pensão vitalícia aos deputados.

Postar um novo comentário

Comentários (24)

  • Justiceiro do PT | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Hummmmmmmmmm...

    PT, Abicalil revoltados? kkkkkkkk

    Abicalil dis aí onde conseguiu a dinheirama com que compraste em sociedade com Ságuas um AVIÃO!

    Como conseguiste?! Se até outro dia moravas no Residencial são Carlos?!!

  • Carla Menezes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gente chega, todo mundo querendo tirar casquinha dessa história pra tentar se aparecer,a questão é simples entendimento, bastava os deputados faltosos comparecerem as sessão quando for votado um projeto que eles não concordam, ai é so usar a tribuna e questionar,não votar fazer tudo que é de Direito, nois estamos em um pais democrático e o PT deveria ser o primeiro a saber disso, agora depois que a lei é sancionada pelo Governador vem esses deputados querer questionar. Ahhhhh da um tempo

  • Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Infelizmetne somos um povo muito pacífico....aceitamos tudo e só ficamos no discurso de revolta.

    Um trabalhador honesto, fica 35, 40 anos trabalhando para se aponsentar, essa cambada, fica 30 dias substituindo outro e já quer se aposentar....não é possível que neste estado não tenha um Ministério Público acompanhando esse assalto.

    Até quando vamos aguantar essa safadeza, cade o PT, PSOL e outros partidos que dizem brigar pelo povo e pelas injustiças.

    Sr. Sinval Barbosa que negociata deve ter havido neste esquema hem??

    Isso é vergonhoso e imoral...mais uma de RIVA E SERGIO RICARDO.

  • Mauricio Pedreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como diz Boris Casoy, isso é uma vergonha, aposentar esses marmanjos,cidadãos que na maioria do tempo nada faz em beneficio do povo em seus mandatos e no final deste ganhar uma mamata desta só poderia contar como o apoio do senhor Sinval Barbosa, que inclusive neste caso haje em causa propria. Um absurdo.

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gente, não dá para acreditar, Dep. Abicalil que teve ajuda indireta de Otaviano pela sua briga com Gueler e por isso despejou 25.000 votos no petista, vao estar lado a lado.
    Olha só a troupe (respeitando a hierarqui por cargo, não por dinheiro - tá Otaviano?): Dep.Federal Abicalil, Deputados estaduais : Otaviano Piveta, Bruneto,o colorido Alexandre Cezar, o gentelman Dr.Saguas Morais, e Ex. deputada Prof. Verinha que trocará sua rica aposentadoria de deputada pela humilde de professora.
    Eles vão bringar por uma luta ja morta e em busca de um espaço politico que esfacelaram, por sua própria conduta imprópria em gerir sua celula partidaria.
    É melhor Abicalil e os companheiros tentarem educar Gilmar Fabris ao invés de ficarem arrumando espaço na midia.

  • Zózimo Siqueira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESTE É UM GRANDE SERVIÇO QUE O PT PRESTARÁ AO POVO DO ESTADO DE MATO GROSSO.
    CASO NÃO SEJA POSSÍVEL ANULAR A LEI DA VERGONHA, FAÇAMOS UMA MOBILIZAÇÃO POPULAR PARA COLETA DE ASSINATURA PARA PROPOR UMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA.
    ASSIM É QUE SE AGE, PARABÉNS DEPUTADO ABICALIL

  • JOÃO DE DEUS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A forma mais simples de resolver tudo isso é o governador Brairo revogar a lei, pois poder e prerrogativa para isso ele tem,caso não o faça, a Ex deputada Verinha terá que ser fiél ao que sempre pregou pelo PT e pedir a anulação do seu benefício vitalício, tô pagando para ver!!!

  • nadia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sr carlos abicaliu esta devendo leis mais severas a criminosos, não são vcs do parlamento que fazem as leis?

  • MARCIO SAMPAIO DA SILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    A FALTA DE ETICA E MORAL DOS DEPUTADOS DE MATOGROSSO CAUSA ESPANTO. SERÁ QUE ELES ACHAM QUE A POPULAÇÃO NÃO ESTÃO ATENTAS A ESTAS NAMOBRAS MESQUINHAS PARA TIRAR MAIS DINHEIRO DO BOLSO DO CONTRIBUINTE. NOS ESTAMOS DE OLHO NOS SENHORES QUE LEGISLAM EM CAUSA PROPRIA . E O POVO COMO FICA ...COM SALARIOS MISERAVEIS, TRANSPORTE PUBLICO RUIM E CARO A EDUCAÇAO TA PELA HORA DA MORTE ...E A VIOLENCIA?. E AINDA TEM DEPUTADO FAZENDO PROGRAMA POLICIAL NA TV E NÃO TEM A CORAGEM DE CONVOCAR UMA CPI DA VIOLENCIA EM MT. OLHA FAREMOS GREVE GERAL NESTE ESTADO PELA VOLTA DA DECENCIA EM MATO GROSSO.

  • Elias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    a pensão é merecida, mas, apenas a deputados e dependentes que no minimo tenham uns 3 mandatos no curriculum, axo que ai sim os kras mereceriam a pensão...

PT na oposição independente do eleito

edna sampaio 400   Independente de quem ocupar o Palácio Alencastro, a partir de janeiro, a professora Edna Sampaio (foto), única eleita pelo PT à Câmara de Cuiabá, fará oposição ao prefeito. E dá sinais de que será uma parlamentar bastante atuante. Neste segundo turno, como o seu...

Secretário não consegue eleger Fred

fred gahyva 400 curtinha   O vereador licenciado e secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi um cabo eleitoral incansável pela candidatura de Fred Gahyva (foto) a vereador pela Capital. Ele liderou reuniões nas unidades de saúde, reforçando pedido de voto para o aliado e amigo de...

Deputado agora pula de palanque

elizeu nascimento 400 curtinha   O ex-vereador e hoje deputado estadual Elizeu Nascimento (foto), que amargou a oitava colocação na disputa ao Senado na eleição suplementar do último dia 15, mudou de lado, como se troca de camisa. Em princípio, era apoiador do projeto de reeleição do prefeito...

Ex-aliado, Sales lembra quem é Abílio

coronel sales 400   Em mensagem enviada aos amigos, reforçando pedido de voto para Emanuel Pinheiro, o coronel PM da reserva e secretário de Ordem Pública da Capital, Leovaldo Sales (foto), diz conhecer bem os dois candidatos que disputam, neste segundo turno, o Palácio Alencastro. Sobre Emanuel, lembra que este tem...

Uma perna no muro e dicas indiretas

eduardo botelho 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (foto), chega ao final deste 2º turno das eleicões em Cuiabá com uma perna no muro. Ele liberou toda sua equipe para votar em quem quiser e todos pedem voto para Emanuel. Já Botelho, particulamente, preferiu não assumir publicamente o seu...

Nezinho, nova derrota e aposentadoria

nezinho 400   Aos 69 anos, o petebista Carlos Roberto da Costa, o Nezinho (foto), considerado da velha guarda política, tentou, mas foi reprovado nas urnas em Nossa Senhora do Livramento. Ele concorreu a prefeito em quatro pleitos. E já exerceu dois mandatos. Nezinho já foi secretário-adjunto de Fazenda do Estado,...

MAIS LIDAS