Últimas

Terça-Feira, 29 de Maio de 2007, 15h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

MEIO AMBIENTE

Quadrante é desativado; moradores protestam

Secretaria de Meio Ambiente só multa e não tem estrutura mais para apagar incêndio

 O novo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, vereador licenciado Éden Capistrano (PSB), determinou a desativação do Programa Quadrante, que mantinha uma equipe para atuação emergencial no combate às queimadas urbanas. Conclusão: moradores sufocados pela fumaça e sob risco de vida e de perderem imóveis e bens por causa de constantes queimadas em terrenos baldios não têm mais a quem recorrer.

    Nesta terça à tarde, habitantes da avenida 8 de Abril, na região central da Capital, se mostraram revoltados. Primeiro, pediram, em êxito, socorro para o tal de Disque -Silêncio (9982-3210). Foram orientados a ligar para o Disque-Denúncia (3051-9110 e/ou 3051-9111). Em resposta, receberam informação de que o projeto Quadrante havia sido desativado pelo secretario Éden e que o máximo que os fiscais poderiam fazer seria se deslocar ao local e multar donos dos terrenos onde estava ocorrendo a queimada.

    O Corpo de Bombeiros, que não tem essa atribuição, passou a ser chamado para apagar incêndio em terrenos baldios.  A Prefeitura de Cuiabá, por meio da pasta conduzida por Éden, começa a ser pressionado para reativar o Quadrante. Se a reclamação por falta de apoio no combate às queimadas é grande neste período, imagine quando agosto chegar!

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • José Augusto Cintra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se não foi suficiente, a tão comentada confraternização neste final de semana, promovida por este secretário, além de usar supostamente de forma indevida, os veículos alugados por sua secretaria, agora a desativação do Programa de Combate as Queimadas Urbanas na Capital.
    Estamos falando de um Parlamentar Municipal, Professor e Formador de Opinião.
    O que verdadeiramente esperar de um cidadão comum, sem nenhuma responsabilidade com as questões relacionadas ao Meio Ambiente?
    Quem combaterá as queimadas urbanas, uma vez que, não é atribuição específica do Corpo de Bombeiros Militar?

  • LUIZ RONDON DE ALMEIDA CORREA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ENTENDA O QUE É O QUADRANTE !

    TRATA-SE DE UMA AÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIOS URBANOS ( QUE OCORREM NORMALMENTE NOS TERRENOS BALDIOS) EM PARCERIA ENTRE O GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DA SEMA, DEFESA CIVIL, SMADES E INICIATIVA PRIVADA, QUE VEM SE REALIZANDO COM SUCESSO NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS, NOS MESES DE JULHO, AGOSTO E SETEMBRO, PERÍODO EM QUE AS QUEIMADAS URBANAS SE VERIFICAM COM MAIOR INTENSIDADE.

    PORTANTO, A ÚLTIMA AÇÃO DO QUADRANTE, QUE VEM ACONTECENDO RIGOROSAMENTE NOS MESES MENCIONADOS, ENCERROU-SE EM 30 DE SETEMBRO DE 2006, NÃO HAVENDO RAZÃO PARA SE ATRIBUIR RESPONSABILIDADE AO SENHOR SECRETÁRIO VEREADOR ÉDEN CAPISTRANO PELA DESATIVAÇÃO DE ALGO QUE NÃO SE ENCONTRA ATIVADO NESTE PERÍODO.

    ALIÁS, SERIA INTERESSANTE QUE A MÍDIA CUIABANA TOMASSE CONHECIMETO E DIVULGASSE AS AÇÕES QUE ESTÃO SENDO IMPLEMENTADAS PELA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO URBANO-SMADES, NO GOVERNO WILSON SANTOS, SOB A DIREÇÃO DO SECRETÁRIO VEREADOR ÉDEN CAPISTRANO, QUE SERÃO LANÇADAS AINDA ESTA SEMANA, ALGUMAS DELAS DE CARATER PERMANENTE, EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE NO PRÓXIMO MÊS DE JUNHO.

    ENTRE ESTAS AÇÕES, DESTACAMOS COMO PRIORIDADE DO GOVERNO WILSON SANTOS O LANÇAMENTO DA QUINTA EDIÇÃO ANUAL DO QUADRANTE, QUE NESTA OPORTUNIDADE CONTARÁ COM VARIAS INOVAÇÕES, ENTRE ELAS A AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE EQUIPES QUE PASSARÁ A 10 UNIDADES POSICIONADAS EM PONTOS ESTRATÉGICOS DA NOSSA CAPITAL, SEMPRE NOS LOCAIS ONDE ESTATÍSTICAMENTE SE OBSERVARAM A MAIOR INCIDENCIA DOS FOCOS DE INCÊNDIO NA ÚLTIMA TEMPORADA, ALÉM DE UM VASTO PROGRAMA DE PALESTRAS DE CONSCIENTIZAÇÃO NAS ESCOLAS, NAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES, EMPRESAS, CLUBES, ENTRE OUTROS, DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E ATRAVÉS DE ORIENTAÇÕES QUE SERÃO VEICULADAS PELA MÍDIA.

  • Abel Nascimento | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em resposta ao enunciado por este veículo de comunicação em relação a desativação do Projeto Quadrante, tenho a informar que durante os cinco anos consecutivos de ações do Projeto em Cuiabá, as ações no combate às queimadas e também de sensibilização da população tem atingido índices altamente positivos. Os trabalhos de educação ambiental propostos nas edições do Projeto Quadrante têm sido a tônica no que concerne a mudança de comportamentos e hábitos arraigados culturalmente, cujos trabalhos são realizados de janeiro a dezembro, ininterruptamente. Tal é o sucesso do Projeto Quadrante, perceptível inclusive pela populaçãoque não se cansa de fazer referências elogiosas às ações do Projeto, determinando ano a ano a evolução quanto à minimização dos impactos por CO2 e outros gases na atmosfera, reduzindo de forma considerável inclusive a poluição visual de nossa de nossa cidade nos tempos ditos como "época das queimadas".O Secretário, Prof. Éden Capistrano ou qualquer outro que aqui estivesse nesta pasta, jamais desativaria um projeto de tamanha valia e importância à sociedade cuiabana, portanto, qualquer notícia nesse sentido não passa de desinformação quanto ao que ainda está sendo planejado para o competência 2007. Não bastasse ações de educação ambiental temos também a ação propriamente dita de combate direto ao fogo que se inicia agora, a partir do seu lançamento no dia 15.07.

  • Lobo da Estepe | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Êsse galinho é ruim para escolher secretario, salva pouca gente na equipe do homem, que dó de Cuiabá.

  • antonio mauricio da silva neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ref.criticas ao ginasio de esporte, creio que houve um grande equívoco por parte deste blog, pois assistindo todos os telejornais da capital so elogios e cometarios favoraveis ao mesmo. De quem partiu as críticas?

Temor e negociação com 3 partidos

wilson kero-kero 400 curtinha   Depois de ajudar na articulação para se filiar ao Podemos o colega vereador Dilemário Alencar, que estava "fritado" e sem espaço no Pros e procurou abrigo em outra legenda, Wilson Kero-Kero (foto) está agora com receio de migrar para o partido da senadora cassada Selma Arruda e do...

Agora no DEM e foco à saúde pública

gilberto figueiredo 400 curtinha   Gilberto Figueiredo (foto), vereador licenciado da Capital e secretário de Estado de Saúde, aproveitou a janela - data limite de filiação até sábado (4) para quem quiser ser candidato em outubro -, e ingressou no DEM. Agora, o partido do governador Mauro, até...

Ação de promotor e volta de restrições

Adalberto Ferreira   O promotor de Justiça Adalberto Ferreira garante que prefeito de Juscimeira Moisés dos Santos não havia editado nenhum decreto endurecendo as regras de restrições à pandemia do coronavírus antes do MPE propor ação na Justiça. Ao falar sobre nota publicada...

Oséas agora está nas mãos de Abílio

oseas machado 400 curtinha   Oséas Machado (foto) conseguiu derrubar Abílio Júnior, a quem denunciou por quebra de decoro parlamentar, e assumiu a cadeira deste na Câmara da Capital. Agora, o cassado se articula para dar o troco. O problema é que ambos estão no PSC. Oséas quer buscar a...

Decreto "anula" o MPE em Juscimeira

moises 400 juscimeira curtinha   Em Juscimeira, o promotor de Justiça Adalberto Ferreira recorreu à Justiça de forma desnecessária. Pleiteou e conseguiu uma liminar para suspender um decreto do prefeito Moisés dos Santos que, segundo a ação, havia reduzido as medidas de isolamento social, permitindo...

Kero-Kero quer levar Abílio para Pode

wilson kero kero 400 curtinha   Na contagam regressiva do prazo para o troca-troca partidário - vence em 3 de abril para quem pretende ser candidato em outubro deste ano -, o vereador Wilson Kero-Kero (foto), do PSL e um dos opositores à gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá, está fortalecendo o Podemos. E se...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.