Últimas

Sábado, 11 de Agosto de 2007, 07h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Qualidade de vida para a Melhor Idade.

     Para que haja um número menor de pessoas com problemas de saúde será necessário aprender e conduzir a vida de um jeito saudável como fazer exercícios, ter uma postura correta, ter cuidados com os pés, ter um sono e repouso, uma boa alimentação, ter higiene, consultar sempre os olhos e ouvidos, ter a prevenção de doenças contagiosas e principalmente ter saúde e lazer. Conforme a Constituição Federal, lei nº 8.842 que assegura os direitos sociais como promover a autonomia, a integração e a participação efetiva do idoso na sociedade.
     É comum as pessoas acreditarem que a terceira idade ou melhor idade como preferem  ser chamados, é sinônimo de fragilidade, falta de saúde, limitações e acumulo de doenças, mas esta visão pode dizer superada com o avanço da ciência o uso dos medicamentos especiais e a mudança de costume aumentaram a expectativa de vida, onde pesquisas comprovam que hoje o processo natural de envelhecimento não é um fator impeditivo, para a maioria das atividades cotidianas de um adulto de qualquer outra idade. 
     O aumento da população idosa, fora do processo produtivo e que vive de aposentadoria representa um novo segmento para o turismo.Geralmente, esse público já está com a vida financeira estável, já criaram os filhos, já se aposentaram e adquiriram a maioria dos bens materiais que vislumbravam, restando tempo livre para aproveitar a vida.Na verdade esse é o turismo que mais cresce a cada ano com guias que desenvolve roteiros alternativos e atividades de lazer para buscar novos contatos, culturas diversificadas e ter uma experiência diferenciada.
     A melhor idade que viaja fica mais confiante e passa a lidar melhor com as situações de conflito que existem nessa etapa da vida, os médicos garantem que viajar diminui a incidência de estados depressivos, bem como a apatia diante da família e da sociedade que são motivos de sobra para os filhos estimularem seus pais a não pararem nunca e estimular sempre a viajar.A melhor época para viajar é o período de Baixa Temporada, pois os locais que tem uma boa infra-estrutura estão mais vazios o que garante mais sossego e que estão aliados a inúmeras promoções que pode chegar a 30% abaixo do valor cobrado na Alta Temporada.
     O lazer é uma característica com período de aproveitamento para uma realização pessoal de investimento a si próprio que dispõem a esse público uma possível participação em atividades que antes eram consideradas impossíveis. Descobrir as virtudes da velhice e envelhecer com uma boa qualidade de vida tem sido uma preocupação constante dos seres humanos que buscam a auto –estima, pois nada melhor do que aproveitar a vida.
     A melhor idade é um publico que já são aposentados e que já criaram seus filhos, com isso adoram viajar, sair com os amigos, conhecer lugares novos se divertirem e não tem o medo de viver.       Os lugares que eles adoram conhecer são os museus, as igrejas, pontos turísticos, fazendas, passeios a cavalo, pesqueiro, roteiros religiosos e rurais, esporte de aventura, comida típica do interior e entre outros.A melhor idade busca resgatar a própria vida, pois procuram cidades com passado cultural e que tenham uma extrema riqueza com opções de passeio que lhe agrada como roteiro religioso que tem visitas a lugares históricos e roteiro cultural com visitas a lugares no tempo. São pessoas inativas com 60 anos e convivem com inúmeros problemas de saúde, mas isso pode ser revertido se houver uma busca desse publico por praticar esporte, aprender a se alimentar e ir em busca do lazer.
     Esse projeto tem como pauta desenvolver um Clube para melhor idade semelhante aos albergues da juventude que lhe ofereça descontos especiais em viagem. Clube esse que promova reuniões e atividades que liga o esporte, educação e cultura.
     Um idoso tem a dificuldade de não poder fazer trilhas muito difícil, pois seu organismo não permite muito fazer esforço, onde a pobreza é uma situação muito precária que muitos vivem de aposentadoria e pensões.
     Levando em consideração que a capital não dispõe de locais de lazer para a melhor idade, a não ser os Centros de Convivência de Idosos que atende os Idosos carentes do município, surge assim uma idéia de ação social com a elaboração de  novos projetos que visa desenvolver um novo mercado consumidor que seleciona pontos turísticos como atrativo para a melhor idade, sendo ele carente ou não..


Karina Rodrigues Taques é acadêmica do curso de Turismo na faculdade Unirondon

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

IFMT e novo laboratório pra testagem

deiver 400 curtinha   Numa iniciativa inédita, o Campus do IFMT Cuiabá - Bela Vista, sob o diretor-geral Deiver Alessandro Teixeira (foto), terá um novo laboratório a ser utilizado para análise sorológica da Covid-19, através da pesquisa de IgG e IgM. A obra, orçada em R$ 1 milhão,...

Comitê chama órgãos fiscalizadores

emanuel pinheiro 400 curtinha   Para colocar fim às críticas sobre suposta falta de transparência na aplicação dos recursos transferidos a Cuiabá pelo governo federal com vistas ao enfrentamento à pandemia, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) determinou que seu secretário de Saúde, Luiz...

PT sob risco de não eleger ninguém

marcos viana 400 curtinha   Mesmo tendo cabeça de chapa para prefeito, no caso o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, o PT dificilmente elege um vereador em Cuiabá no pleito deste ano. A chapa de pré-candidatos proporcionais é fraquíssima. O "grande" nome do partido é da professora Edna...

Único da família Oliveira pra vereador

luluca 400 curtinha   Na queda-de-braço entre irmãos, venceu, por enquanto, Luiz Arthur Oliveira Ribeiro, o Luluca (foto), que será candidato a vereador pelo MDB em Cuiabá, carregando o espólio político da família Oliveira. Irmão de Luluca, o ex-vereador Leonardo Oliveira, que procurou e...

2 nomes do DEM avaliam desistência

ivan evangelista 400 curtinha   A chapa de pré-candidatos do DEM a vereador pela Capital corre risco de sofrer duas baixas consideráveis. Os ex-vereadores Ivan Evangelista (foto), que atuou na Câmara por 13 anos, e Leonardo Oliveira, por dois mandatos, podem vir a desistir do teste das urnas. Mas, por enqanto, ambos garantem...

Sexto suplente na Câmara por um mês

aluizio leite 400 curtinha   Aluízio Leite (foto), filiado histórico do PV, tomou posse como vereador pela Capital na último dia 2. Mas vai ficar na cadeira por somente 31 dias, até o retorno do titular, delegado Marcos Veloso, que se afastou para cuidar de assuntos pessoais e hoje se encontra hospitalizado com...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.