Últimas
Terça-Feira, 01 de Abril de 2008, 14h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Qualix leva multa por não manter a coleta regular
Lixeiras de residências na rua Américo Salgado, entre as avenidas Presidente Marques e Marechal Deodoro
Mesmo sob o olhar de uma CPI, o problema do lixo ainda persiste e incomoda. Moradores do bairro Santa Helena e do Aráes reclamam da falta de coleta. Rodrigo Martins, residente no bairro Santa Helena, afirma que desde quinta (27) o caminhão de lixo não passa. “Além da imagem da rua ficar feia, temos que aguentar o mal cheiro”, disse Martins. Reclamação nesse sentido persiste em vários dos 180 bairros da Capital.
Segundo a secretaria municipal de Infra-Estrutura (Seminfe), a Qualix, empresa responsável pela coleta de lixo na Capital, foi notificada e multada por causa de falhas como essas. O secretário Euclides Santos diz que foi designado um fiscal da pasta para acompanhar o cumprimento da programação. “Caso não aconteça a coleta, ligue e denuncie”, recomenda o peemedebista, que deixa a Infra-Estrutura esta semana para disputar a Prefeitura de Poconé. A Seminfe disponibiliza o número de telefone 0800 647 6644 para receber denúncias.
A coleta de lixo domiciliar é feita 3 vezes por semana em cada bairro. O mapeamento da Qualix, que explora a concessão, divide o perímetro urbano em duas regiões, uma em dias pares e outra nos dias ímpares. Hoje, a Qualix, com cerca de 100 garis e uma frota com 14 caminhões coletores, recolhem em média 450 toneladas de lixo por dia (12,6 milhões de toneladas/mês), o que rende à empresa um faturamento mensal de R$ 1,1 milhão. Ganha por pesagem. A qualidade dos serviços é questionável. (Simone Alves)
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
ZECA TENUTA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Um dos maiores maleficios causado pelo péssimo serviço de coleta de lixo na capital, é o derramamento do chorume nas ruas da cidade. O forte odor exalado por esse subproduto do lixo é prejudicial à saúde da população, pois nele se encontram vários tipos de bacterias. Um projeto do ver. Luiz Poção (PP) aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito em 2006, obriga a empresa que coleta em Cuiabá, instalar um receptor de chorume nos caminhões para que não espalhem pelas ruas. Mesmo com a lei em vigor a prefeitura cumpri com o seu papel de gestora do municipio.
ZECA TENUTA
Assessoria de Gabinete. -
carlos alberto oliveira de figueiredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O vereador francisco vuolo nunca se preocupou com o meio ambiente, pois se assim fosse ele deveria dar conselhos para o seu líder blairo maggi, o motosserra de ouro, para reduzir a crescente e gravíssima imagem negativa do Estado de Mato Grosso no país e no mundo. Outra questão é que a CPI do lixo é um caso típico de ação promovida em época de eleições, pois este mesmo vereador promoveu no ano passado uma audiência pública sobre o assunto na camâra de vereadores e não deu absolutamente em nada. Para finalizar, os problemas na gestão do lixo em cuiabá já vêm de longa data, inclusive o caos do aterro sanitário é antigo, desde 1997, onde foram investidos 7 ou 8 milhões de dólares e o sistema de compostagem do lixo orgânico nunca funcionou. A triagem e reciclagem sempre foram altamente deficientes, atingindo apenas 5% do lixo total. Enfim, são históricos os problemas históricos na gestão do lixo em cuiabá, e temos que reconhecer que pelo menos o prefeito atual não está escondendo nada, e segundo informações do próprio prefeito será investido nos próximos dias vários projetos, envolvendo implantação de coleta seletiva, reciclagem, compostagem, sistema de triagem nos bairros, capacitação técnica, enfim, envolvendo todos os segmentos da sociedade. O caminho é por aí, não se faz gestão do lixo apenas através de ações do poder público.
-
Adriano Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Olha, gostaria de aproveitar esse espaço e fazer uma reivindicação ao Prefeito Wilson Santos que se reeleger. Fui eleitor dele a gora estou pensando seriamente em mudar de voto. Fazem mais de 30 dias que ligo na prefeitura para limparem a nossa rua, aqui no Bairro Boa Esperança (pasmem), e trocar as lâmpadas que há mais de 6 meses estão todas queimadas, porém até agora nada. Vamos ver se com isso ele vai pedir para alguém trocar, do contrário estamos pensando de fazer um abaixo assinado.
Adriano Silva
Rua 42, nº 177
Boa Esperança -
Camila | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É SEMPRE ASSIM... SÓ PORQUE A CAMARA CRIOU UMA CPI A PREFEITURA AGORA SAI DANDO MULTA. PELOS MENOS TAO FAZENDO ALGUMA COISA...
-
Juliana Monrrone | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Gostaria de fazer coro a esta reivindicação da rua 42, pois também sou moradora do Bairro Boa Esperança e justamente na Rua 42.
Quero dizer que através do site da prefeitura, ja tentei pessoalmente entrar em contato com os responsáveis para retirar a imundíce que está por aqui, mas ninguém atende.
No site existe a seguinte orientação:
COLETA DE LIXO
Terceirizado: Quálix- serviços ambientais – fone: 3634-4715
15 caminhões que recolhem 350 T/D e sua destinação final ao aterro sanitário, trabalho que envolve aproximadamente 100 pessoas.
Porém, nesse numero dá: Esse número não existe, então, como o Wilson Santos quer o nosso voto se nem o lixo da frente de nossas casas ele retira? Vamos aguardar para ver se vai tomar providencias. Obrigada.
-
Maria Célia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabéns ao vereador Francisco Vuolo que está fazendo a prefeitura se mecher com a CPI.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga