Últimas
Quarta-Feira, 23 de Abril de 2008, 07h:32 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Rabello mantém liderança estável; Santos sobe
A seis meses das eleições, o deputado, apresentador de TV e cantor Walter Rabello (PP), mesmo "bombardeado" e sem o palanque eletrônico na TV Cidade Verde (foi demitido da emissora), se mantém estabilizado em primeiro lugar na disputa a prefeito da Capital. Apresenta os mesmos percentuais de intenção de voto nos últimos oito meses. A pré-candidatura do prefeito Wilson Santos (PSDB), que vai à reeleição, começa a registrar crescimento. O tucano, em vários cenários sobre intenções de voto, já aparece "colado" em Rabello. É o que aponta a nova rodada da pesquisa Mark, feita no sábado (19) e domingo (20) últimos.
Numa simulação com 5 virtuais candidatos (estimulada A), Rabello aparece com 35,4% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Santos, que figura com 32,%. Os demais aparecem distanciados. O petista Carlos Abicalil, com 9%, e o também deputado federal Valtenir Pereira (PSB), com 7,7%, estão empatados tecnicamente em terceiro lugar, enquanto Mauro Mendes (PR) detém 1,9%.
A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Desta vez, o instituto Mark ouviu 1.145 eleitores cuiabanos em 128 bairros. Divulgada com exclusividade pelo RDNews, a amostragem foi registrada na 51ª Zona Eleitoral da Capital, sob número 10191/2008 e deferida pela juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva. Tem o carimbo da estatística da UnB, Francisca Lucena, contratada pelo instituto Mark, que pertence aos empresários Marco Polo e Bárbara Helena de Noronha Pinheiro.
A Mark trabalhou vários simulações com os "prefeituráveis". Num cenário com Rabello, Santos, Abicalil e Valtenir (sem a presença de Mauro Mendes), o pré-candidato do PP se mantém na liderança com 37,9%, seguido do tucano com 33,4%. Abicalil e Valtenir ficam empatados tecnicamente (estimulada B). Em outra situação, desta vez sem Valtenir, Rabello também figura como líder, com 39,7%, enquanto Santos conta com 33,9%, Abicalil (11%) e Mendes segura a "lanterna" com 2,1% (quadro C).
Variação
O nome de Abicalil foi o que mais teve variação positiva, conforme os cálculos da estística Franscisca Lucena. Num comparativo com a pesquisa feita em setembro do ano passado, o petista aparecia com 5,2%. Como agora detém 9% em um dos cenários, o crescimento foi de 73,1%. Considera-se o percentual integralizado e comparativo entre o próprio pré-candidato. Rabello cresceu 2,9% nestes últimos 8 meses, enquanto Santos apresenta uma variação de 27,6% e, Mendes, de 850%. Já Valtenir, que em setembro estava com 8,6% e agora figura com 7,7%, teve variação negativa de 10,5%. (Pollyana Araújo e Romilson Dourado)
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
Luz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eleição se ganha trabalhando não com bla,bla....
-
Leonardo Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Interessante notar que essa pesquisa demonstra a cristalização do percentual de eleitores favoráveis a Walter Rabello, sem que este consiga ampliar essa preferência. Por outro lado, Wilson Santos, Abicalil, Valtenir e Mauro Mendes ampliam seus apoiadores. A tendência, nesse caso, é que ao iniciar a campanha eleitoral legal, os outros candidatos avancem sobre os eleitores de Walter e este caia na preferência, sem ter qualqquer possibilidade de reverter o quadro. Atente-se que a saída de Walter do SBT foi há pouco tempo e os reflexos desse fato ainda não se deram por inteiro.
Wilson Santos demonstra fôlego para as eleições. Ampliou seu arco de alianças com o PTB, PMDB etc e conseguiu se recuperar do dessgaste de sua figura junto aos formadores de opinião, até por ausência de lideranças fortes para contrapor.
Waltenir, que estava surpreendendo com sua candidatura, está morrendo na praia, por conflitos partidários internos e por não angariar novos apoios.
Abicalil surpreende. Sem sser candidato, consegue obter apoio tanto na eswtimulada quanto na espontânea. Talvez seja o único dos citados que possa fazer frente ao Prefeito.
(ccontinuo depois) -
eraldo mendes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
essa pesquisa mostra que o modelo de fazer politca está mudando gradativamente, o que estão fazendo com o dep. Valter Rabelo é nada mais nada menos que o espelho da politica antiga e arcaica, aguarden e me diga neste caso o tiro saiu pela culata como diz o velho ditado. em vg poden ocorrer fatos parecidos mas já tem gente com a pulga atras da orelha.
não é mais 100% confiavel definir a politica atras de uma mesa ou de portas fechadas, a educação do povo brasileiro está bem avançada. (eraldo mendes) -
Jonathan | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Pesquisa nunca foi resultado de eleição, ja vimos candidatos da ponta de pesquisas não ganhar.
-
Gisele | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vejo nesta pesquisa que os primeiros colocados (Walter, Wilson), são pessoas que já estão com o como
Bloco na rua a muito tempo e a tendência destes candidatos da ponta é só cair, despencar....
O povo não vai querer demagogia e muito menos permanecer com o que está aí... -
Soc.Mauro Cesar Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Caro Romilson, não é de se estranhar, espantar ou coisa parecida. A população quer resultados concretos do seu investimento em impostos e principalmente no modo de fazer politica com responsabilidade. A subida de WS é de esperar, pois a partir da campanha na televisão teremos condições de conferir e aferir se as ditas promessas de campanhas foram efetivamente cumpridas, só então a população renovará ou não o alvará do atual Prefeito. Quanto aos outros candidatos ao Palácio Alencastro/Dante de Oliveira, apenas o Deputado Abicalil podera vir a incomodar WS, os demais...são cartas fora do baralho. Não acredito que o Dep. Abicalil colocará seu nome a disposição do PT...ele é potencial candidato ao Senado Federal numa dobradinha...com o Deputado Riva. É chagada a hora da onça beber agua...quem pode mais chora menos!!!
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga