Últimas

Quarta-Feira, 23 de Abril de 2008, 07h:32 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

PESQUISA MARK

Rabello mantém liderança estável; Santos sobe

  A seis meses das eleições, o deputado, apresentador de TV e cantor Walter Rabello (PP), mesmo "bombardeado" e sem o palanque eletrônico na TV Cidade Verde (foi demitido da emissora), se mantém estabilizado em primeiro lugar na disputa a prefeito da Capital. Apresenta os mesmos percentuais de intenção de voto nos últimos oito meses. A pré-candidatura do prefeito Wilson Santos (PSDB), que vai à reeleição, começa a registrar crescimento. O tucano, em vários cenários sobre intenções de voto, já aparece "colado" em Rabello. É o que aponta a nova rodada da pesquisa Mark, feita no sábado (19) e domingo (20) últimos.

  Numa simulação com 5 virtuais candidatos (estimulada A), Rabello aparece com 35,4% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Santos, que figura com 32,%. Os demais aparecem distanciados. O petista Carlos Abicalil, com 9%, e o também deputado federal Valtenir Pereira (PSB), com 7,7%, estão empatados tecnicamente em terceiro lugar, enquanto Mauro Mendes (PR) detém 1,9%.

   A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Desta vez, o instituto Mark ouviu 1.145 eleitores cuiabanos em 128 bairros. Divulgada com exclusividade pelo RDNews, a amostragem foi registrada na 51ª Zona Eleitoral da Capital, sob número 10191/2008 e deferida pela juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva. Tem o carimbo da estatística da UnB, Francisca Lucena, contratada pelo instituto Mark, que pertence aos empresários Marco Polo e Bárbara Helena de Noronha Pinheiro.

  A Mark trabalhou vários simulações com os "prefeituráveis". Num cenário com Rabello, Santos, Abicalil e Valtenir (sem a presença de Mauro Mendes), o pré-candidato do PP se mantém na liderança com 37,9%, seguido do tucano com 33,4%. Abicalil e Valtenir ficam empatados tecnicamente (estimulada B). Em outra situação, desta vez sem Valtenir, Rabello também figura como líder, com 39,7%, enquanto Santos conta com 33,9%, Abicalil (11%) e Mendes segura a "lanterna" com 2,1% (quadro C).

   Variação

   O nome de Abicalil foi o que mais teve variação positiva, conforme os cálculos da estística Franscisca Lucena. Num comparativo com a pesquisa feita em setembro do ano passado, o petista aparecia com 5,2%. Como agora detém 9% em um dos cenários, o crescimento foi de 73,1%. Considera-se o percentual integralizado e comparativo entre o próprio pré-candidato. Rabello cresceu 2,9% nestes últimos 8 meses, enquanto Santos apresenta uma variação de 27,6% e, Mendes, de 850%. Já Valtenir, que em setembro estava com 8,6% e agora figura com 7,7%, teve variação negativa de 10,5%. (Pollyana Araújo e Romilson Dourado)

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Luz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eleição se ganha trabalhando não com bla,bla....

  • Leonardo Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Interessante notar que essa pesquisa demonstra a cristalização do percentual de eleitores favoráveis a Walter Rabello, sem que este consiga ampliar essa preferência. Por outro lado, Wilson Santos, Abicalil, Valtenir e Mauro Mendes ampliam seus apoiadores. A tendência, nesse caso, é que ao iniciar a campanha eleitoral legal, os outros candidatos avancem sobre os eleitores de Walter e este caia na preferência, sem ter qualqquer possibilidade de reverter o quadro. Atente-se que a saída de Walter do SBT foi há pouco tempo e os reflexos desse fato ainda não se deram por inteiro.
    Wilson Santos demonstra fôlego para as eleições. Ampliou seu arco de alianças com o PTB, PMDB etc e conseguiu se recuperar do dessgaste de sua figura junto aos formadores de opinião, até por ausência de lideranças fortes para contrapor.
    Waltenir, que estava surpreendendo com sua candidatura, está morrendo na praia, por conflitos partidários internos e por não angariar novos apoios.
    Abicalil surpreende. Sem sser candidato, consegue obter apoio tanto na eswtimulada quanto na espontânea. Talvez seja o único dos citados que possa fazer frente ao Prefeito.
    (ccontinuo depois)

  • eraldo mendes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    essa pesquisa mostra que o modelo de fazer politca está mudando gradativamente, o que estão fazendo com o dep. Valter Rabelo é nada mais nada menos que o espelho da politica antiga e arcaica, aguarden e me diga neste caso o tiro saiu pela culata como diz o velho ditado. em vg poden ocorrer fatos parecidos mas já tem gente com a pulga atras da orelha.
    não é mais 100% confiavel definir a politica atras de uma mesa ou de portas fechadas, a educação do povo brasileiro está bem avançada. (eraldo mendes)

  • Jonathan | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pesquisa nunca foi resultado de eleição, ja vimos candidatos da ponta de pesquisas não ganhar.

  • Gisele | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vejo nesta pesquisa que os primeiros colocados (Walter, Wilson), são pessoas que já estão com o como
    Bloco na rua a muito tempo e a tendência destes candidatos da ponta é só cair, despencar....
    O povo não vai querer demagogia e muito menos permanecer com o que está aí...

  • Soc.Mauro Cesar Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson, não é de se estranhar, espantar ou coisa parecida. A população quer resultados concretos do seu investimento em impostos e principalmente no modo de fazer politica com responsabilidade. A subida de WS é de esperar, pois a partir da campanha na televisão teremos condições de conferir e aferir se as ditas promessas de campanhas foram efetivamente cumpridas, só então a população renovará ou não o alvará do atual Prefeito. Quanto aos outros candidatos ao Palácio Alencastro/Dante de Oliveira, apenas o Deputado Abicalil podera vir a incomodar WS, os demais...são cartas fora do baralho. Não acredito que o Dep. Abicalil colocará seu nome a disposição do PT...ele é potencial candidato ao Senado Federal numa dobradinha...com o Deputado Riva. É chagada a hora da onça beber agua...quem pode mais chora menos!!!

Governo "desmama" senador do Dnit

wellington fagundes 400   O Governo Bolsonaro conseguiu, enfim, "desmamar" Wellington Fagundes (foto) do Dnit. Há décadas, entra e sai governo e o ex-deputado federal por seis mandatos (24 anos) e no cargo de senador desde 2015 vinha indicando apadrinhados no cargo de superintendente regional do Dnit em MT. O último foi Orlando...

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.