Últimas

Quarta-Feira, 30 de Maio de 2007, 07h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

PESQUISA MARK

Rabello mantém liderança; prefeito Santos é 2º

   O apresentador de TV e deputado Walter Rabello (PMDB) mantém a liderança na corrida à Prefeitura de Cuiabá, revela a segunda rodada da pesquisa Mark, feita no domingo e segunda-feira desta semana (dias 27 e 28). Já o prefeito Wilson Santos (PSDB) vem em segundo, com o deputado Sérgio Ricardo (PR) na terceira posição.

   O instituto ouviu 598 eleitores em 100 bairros da Capital. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Como ainda faltam 16 meses para as eleições e o quadro ainda é de completa indefinição, a Mark, dos empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Helena Pinheiro, fez vários simulações, inclusive confrontos com os virtuais candidatos.

   Numa delas - a estimula A -, foram apresentadas seis possíveis candidaturas: Rabello, Santos, Sérgio, a senadora Serys Marly (PT), o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) e o vereador Ivan Evangelista (PPS). Nesse caso, o peemedebista teria 32,1% das intenções de voto, 6,7 pontos percentuais a mais que o prefeito Santos, que aparece com 25,4%. Sérgio vem em seguida com 15,2%. Mais distanciados estão a petista Serys e o socialista Valtenir, ambos na casa dos 4%.

    Numa outra amostragem (B), em que entra o deputado federal Carlos Abicalil no lugar de Serys, a chance do PT melhora, mas Rabello continua líder com 30,6%, polarizando a disputa com Santos, que aparece com 25,4% e com Sérgio, atual presidente da Assembléia Legislativa, com 14,7%. Abicalil fica em quarto lugar com 10%.

   Na estimula C, com Rabello, Santos, Sérgio e Abicalil, a disputa pela Palácio Alencastro ganha um cenário de acirramento. O deputado Rabello manteria a dianteira com 32,4%, seguido pelo prefeito tucano (25,6%). Sérgio, que em 2004 disputou a prefeitura pelo PPS e não passou do primeiro turno, figura com 13,9%, numa condição de empate técnico com o petista Abicalil (11,5%). Com os quatro no páreo, os indecisos hoje seriam de 7,4%.

   O resultado pouco altera em relação à primeira rodada da Mark realizada entre 24 e 26 de fevereiro, portanto há três meses, quando Rabello despontava na liderança, seguido por Santos e por Sérgio - clique aqui e confira a pesquisa anterior. 

   Estratificação

   Realizada por meio da técnica Survey, com a utilização de software especialzado em estatística, a Mark percorreu 100 bairros de Cuiabá para o trabalho de campo. São eles: Pedra 90, Industriário I e II, Pascoal Ramos, São Sebastião, os bairros CPA I, II, III e IV, 1º de Março, Morada do Ouro, Jardim Vitória, Jardim Florianópolis, Jardim Brasil, Tijucal, Altos do Coxipó, Osmar Cabral, Jardim Fortaleza, São João Del Rei, Parque Cuiabá, Parque Atalaia, São Gonçalo, Residencial Coxipó, Chácara dos Pinheiros, Jardim Gramado, Jardim Presidente e Morada do Sol.

   Os pesquisadores entrevistaram também habitantes do Santa Laura, Castelo Branco, Liberdade, Passaredo, Novo Paraíso, Recanto dos Pássaros, Parque Nova Esperança, Nova Conquista, Ouro Fino, Altos da Serra, Altos da Glória, João Bosco Pinheiro, Jardim dos Ipês, Novo Milênio, Jardim Cuiabá, Goiabeiras, Popular, Jardim Primavera, Jardim Independência, Cohab Nova, Quilombo, Santa Amália, Jardim Araçá, Santa Isabel e Jardim Mossoró.

   A Mark percorreu também as regiões do Pico do Amor, Vista Alegre, Jardim Renascer, Jardim Kennedy, Parque Geórgia, São Carlos, São Francisco, Bordas da Chapada, Jardim Antonio Dias, Santa Helena, Jardim Guanabara, Jardim das Américas, Jardim Umuarama, Verdão, Pedregal, Bandeirantes, Terra Nova, Poção, Bela Vista, Carumbé, Canjica, Bosque da Saúde, Lixeira, Baú, Porto, Coophamil, Novo Terceiro, Cidade Verde, Planalto, Novo Horizonte, Sol Nascente, Três Barras, Despraiado, Alvorada, Consil, centro, Santa Inês, Três Poderes, Jardim Itapuã, Parque Ohara, Jardim Apoema, Sangrilá, Praeirinho, Grande Terceiro, Jardim Europa, Coophema, Dom Aquino e Areão.

    Dos eleitores entrevistados, 14,9% são analfabetos ou possuem o primário grau incompleto, 16,4% têm o primário completo ou o primeiro grau incompleto e 28,8% variam do ensino fundamental completo ao médio incompleto. Trinta e três por cento ou concluíram o médio ou estão no terceiro grau, enquanto 6,9% disseram já ter concluído nível superior.

    Quanto à renda familiar, 9,9% ganham até um salário mínimo, 45,3% entre um e cinco salários, 34,4% entre cinco e 10 mínimos e 8,9% revelaram que a renda da família varia de 10 a 20 mínimos. Apenas 1,5% dos entrevistados ganha mais de 20 salários mínimos.

   Todos os entrevistados pela Mark moram na zona urbana. Sobre a faixa etária, 4% têm entre 16 e 17 anos, 15,9% estão na faixa de 18 a 24, enquanto 29,3% dos que opinaram possuem entre 25 e 34 anos de idade. 21,9% estão entre 35 e 44 anos, 20,9% (45 a 59) e 8% têm mais de 60 anos. Cinquenta e um por cento são do sexo feminino e, 49%, do masculino.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Samir Riberio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Fico muito triste com essa situação. Um utiliza o poder da mídia pra fazer falsa demagogia!!! O outro utiliza o poder público do executivo pra reeleição e o outro pior ainda tenta, tenta, mas sempre fica em terceira opção!! Esse terceiro nunca sabe onde está!! Uma hora tá no PR, outra, PPS, outra, DEM. Onde derem oportunidade pra ele sair candidato está indo. Não tem ideologia.
    População Cuiabana e Matogrossense, chega disso!!! Eles perderam a vergonha na cara e querem nos acustumar a ver a política como sinônimo de esquema e corrupção. Chega disso

  • Paulinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cuiabá, carece de candidatos a Prefeito! Por isso, entendo que a única possibilidade é o nome do Deputado Carlos Abicalil. Abicalil, pela sua história e pelo seu trabalho, merece uma chance no Executivo Municipal!!!

  • Marcus Vinícius | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É de entristecer, envergonhar-se como cidadão, como jovem, como idealista, que representantes políticos estão sendo criados literalmente em veículos de comunicação, “verdadeiros cativeiros políticos”, que em função das reivindicações populares estes “comunicadores” alimentam-se de demagogia, populismo e assistencialismo barato.

    Tem como características em suas carreiras, ascensões meteóricas na hierarquia política. São amados pela população e bajulados pelos veículos de comunicação, me pergunto até quando nos como sociedade organizada, o Ministério Público, Justiça e demais autoridades iremos assistir esses horários políticos inseridos em programas regionais, até quando?

    Walter Rabello segue o mesmo caminho do pioneiro Sergio Ricardo, que em quatro anos tentou exercer 3 cargos públicos, como vereador, deputado e prefeito, é demais, por favor vamos nos mobilizar.

    Se já o tão preparado Wilson, como ele próprio dizia, está rebolando frente à administração municipal, com atuação mediana/pífia, e por contar com alguns anos de experiência, imaginem esses justiceiros eletrônicos no poder, será uma banalização total do poder ou serão tomados por veículos de comunicação...

    Aos justiceiros eletrônicos, deixo minha mensagem:
    “Vamos trabalhar pelos votos os quais foram eleitos, milhares de votos por sinal, quebrem esse mecanismo de trampolim político, esse palco eleitoral diante da TV, honrem seus eleitores, mostrem projetos, melhorias e saiam desse engodo de demagogia, populismo barato e assistencialismo, pois se assim preferirem, nos vamos fazê-los voltarem a vida de simples repórteres.
    Walter Rabello, Sergio Ricardo, Maksues Leite, Leve Levi, Roberto França, e tantos outros que estão saindo do ovo, ESTAREMOS DE OLHO EM VOCES.

    Aqui registro meu desabafo...

  • gilda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é impossivel a população cuiabana não compreender o momento politico que vivemos em Cuiabá,com Wilson tendo colocado a folha salarial em dia,governando com um governador que fala um dia que tem compromisso com Cuiabá,que iria viabilizar a av das torres que é a unica forma de melhorar o caos do trâsito e no outro dia diz que não vai mais ajudar,com um governo federal que não é do mesmo partido e que tem dois ´pré candidatos a prefeito.O Wilson merece respeito e ser reeleito por tudo que tem feito na área social,na modernização da máquina pública e onde tem problemas como na área de saúde,mais uma vez depende de soluções que não dependem só do municipio e sim dos governos estadual e federal.vamos ser justos com quem merece

  • Alessandro Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Wilson Santos vem fazendo uma gestão coerente com a situação atual dos municipios do Brasil,que , dispoem de poucos recursos e um endividamento histórico muito grande .Acredito que com todos os problemas que Wilson vem enfrentando sua intenção de voto ja é cristalizada a partir desse numero ele so tende a crescer a medida em que suas obras forem acontecendo . Os demais estão na midia só falando e sem nenhum desgate . Os numeros são bons para o atual prefeito.

  • Sergio Capitula | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com o comentário acima, e devo destacar que o povo cuiabano não é bobo e está vendo a administração do prefeito. Quem critica não tem argumentos para denigrir a atual adm. Cidade limpa, servidores com salário em dia, melhorias no transporte público, não tem comparação com o passado.

  • Rodrigo VG | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acredito q esta situacao eh momento,,, o cuiabano nao ira trocar o certo pelo duvidoso, e bota duvidoso nisso! Cuiaba teve melhoras significativas na gestao wilson santos! e na campanha o eleitor v ai saber avaliar melhor o quadro de candidatos e em quem confiar...

  • carol castro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    eu acho que o depitado walter rabello é um esselente politico usando ou não meios de comunicação ele ajuda as pessoas seja qual for o motivo e os outros não fazem isso , depois que ele começou a judar aí os outros começaram a pegar barca,,meu voto é dele e tenho esperança que ele ainda fará mto mais por nós!!!

  • Jorge Henrique | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vejo que essas pesquisas continuam compradas, visando apenas tendenciar os eleitores, fico triste pois estava até gostando desse site de notícias, vejo que não aparece em nenhuma dela o candidato do Psol, o Procurador Mauro, que foi uma grata revelação no cenário politico de Mato grosso, sendo que na última eleição teve 6% dos votos validos em Cuiabá.

Rossato quer "minar" reeleição de Ari

dilceu rossato 400 curtinha   Em Sorriso, a capital nacional do agronegócio, a tendência é da disputa à sucessão no próximo ano ficar polarizada entre o prefeito Ari Lafin, do PSDB, e seu antecessor, Dilceu Rossato (foto), hoje filiado ao PSL. Embora se movimente nos bastidores, o deputado Xuxu Dal Molin...

Misael nem espera janela e sai do PSB

misael partido 400 curtinha   Misael Galvão (foto), presidente da Câmara de Cuiabá, nem esperou chegar a janela partidária de março para oficializar a saída do PSB, onde esteve filiado por três anos. Para não colocar o mandato em risco, o parlamentar consultou a Justiça Eleitoral e obteve...

TCE-MT aprova e elogia gestão Binotti

binotti 400 curtinha   O conselheiro interino do TCE, Isaías Lopes, rasgou elogios ao primeiro ano de mandato do prefeito e empresário Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Relator das contas do exercício de 2018 da prefeitura, com aprovação unânime pelo Pleno, Isaías destacou que os resultados...

Primavera fará 4 intervenções na BR

leonardo 400 curtinha   Com recursos próprios, a Prefeitura de Primavera do Leste fará quatro intervenções na BR-070, no perímetro urbano, com readaptação e construção de trevos para ajustar o trânsito a uma nova e moderna realidade do município com quase 100 mil...

Vice do DEM-Cuiabá elogia gestão EP

joao celestino 400 curtinha   O advogado João Celestino (foto), vice-presidente da comissão provisória do DEM de Cuiabá e ligado ao senador Jayme Campos, se mostra simpático à gestão Emanuel Pinheiro, do MDB. Aliás, na segunda, Celestino fez uma visita ao prefeito e elogiou a...

Prefeito Beto faz mistério sobre apoio

beto farias 400 curtinha   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (foto), que está no segundo mandato e com a popularidade em alta, não revela quem apoiará para a disputa à sucessão, nem para aqueles aliados mais próximos. Quando perguntado, o emedebista costuma dizer que não está...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.