Últimas

Sexta-Feira, 13 de Junho de 2008, 07h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

PESQUISA MARK

Rabello recupera liderança; Mendes só "patina"

  • Pré-candidato do PP volta a superar prefeito Santos
  • Valtenir perde 5 pontos percentuais em um mês
  • Empresário do PR divide lanterna e fica na promessa

    A 4 meses das eleições, Walter Rabello (PP), mesmo no olho do furacão, conseguiu recuperar sua popularidade e voltou a liderar a pesquisa Mark na corrida à Prefeitura da Capital, feita em parceria com o RDNews. Na amostragem do mês passado, seu nome aparecia em queda e atrás do prefeito Wilson Santos (PSDB), que busca a reeleição. Agora, Rabello voltou à condição de primeiro colocado nas intenções de voto com ligeira vantagem sobre o tucano.

   A pesquisa foi feita nos últimos dias 9 e 10. O trabalho de campo abrangeu 102 bairros, com 661 entrevistas. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Esta foi a quinta rodada feita pelo instituto Mark, a partir de setembro do ano passado. Está registrada na 51ª Zona Eleitoral, sob número 1.027/2008 e foi contratada em parceria exclusiva com o RDNews.

  Numa simulação com todos os possíveis candidatos ao Palácio Alencastro, Rabello aparece com 40,2% das intenções de voto, enquanto Santos detém 36,2%, Mauro Mendes (PR) contra com 5,3%, empatado tecnicamente com Valtenir Pereira, do PSB, que figura com 5,1% (quadro 1).

   Em outra situação - sem incluir de Mauro Mendes -, Rabello se mantém em primeiro lugar, com 41,3%, o prefeito tucano com 36,3% e, Valtenir, com 6,2% (estimulada 2). O quadro pouco altera se a participação de Valtenir. Nesse caso, o pré-candidato do PP aparece com 40,7%, seguido de Santos (36,5%) e Mendes (6,4%).

   Numa comparativo com as simulações estimuladas feitas nos dias 17 e 18 do mês passado, nota-se que enquanto Rabello conseguiu se recuperar, Valtenir caiu. Antes, o pré-candidato do PSB aparecia com percentuais entre 8% e 10%. Agora, oscila entre 5% e 6%. Já o empresário Mauro Mendes, que entrou na pré-campanha há menos de um mês, ganhou em média 3 pontos, mas continua na promessa - confira aqui a amostragem anterior.

   Trabalho de campo

   A Mark fez o trabalho de campo somente na zona urbana. Dos entrevistados, 23,9% possuem entre 25 e 34 anos; 22,1%, de 35 a 44; 21,6% contam que têm idade entre 45 e 59, enquanto 19,4% estão na faixa de 18 a 24. Com mais de 60 anos são 8,2%, enquanto 4,8% dos que opinaram disseram que têm entre 16 e 17 anos.

  São do sexo masculino 50,7% e, do feminino, 49,3%. Sobre o nível de escolaridade, os entrevistados se dividem da seguinte forma: 31,2% (1º grau completou e/ou 2º grau incompleto), 30,1% (ensino médio completo e/ou superior incompleto); 22,1% (primário incompleto e/ou 1º grau incompleto); 11,5% (analfabetos e/ou com primário incompleto) e, por fim, 5,1%, que detêm o terceiro grau completo.

  Quanto à renda familiar, a maioria (67%) revelou que ganha até 5 salários mínimos; 15,7% acumularam rendimentos entre 5 a 10; ao passo que 11,3% ganham até um mínimo; e 5,4% contam de 10 a 20 salários mínimos, ao passo que 0,5% ganha mais de 20 salários. Ao todo, os pesquisadores percorreram 102 bairros - veja no quadro abaixo. (Romilson Dourado)

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Toda descrença está claro no cometário da Sra.Rose!

    De todos candidatos o unico canditao cujo Partido tem ideologia é sem dúvidas o Arquimedes de PV.

    Arquimedes, nome novo, conduta ilíbada, Jovem,vem de um Partido (PV), que luta e sempre lutou pela preservação do nosso verde!

    Que ideologia tem o PR? o PSDB do Prefeito Wilson (todo o respeito que tenho pelo Prefeito, mas nao consigo ver ideologia nem no PSDB,, nem nos demais. O PT então, esse se acabou e de forma vergonhoso, parece que estão tentando (alguns) a fazer do PT uim Partido de ALUGUEL.

  • RODRIGO SERAFIN | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DALE DALE WALTER E HORA DE MOSTRAR SUA FORÇA O POVÃO ESTA COM VOCE, ESSE MAURINHO AI DO BLAIRO É BALELA, CUIABANO QUE CUIABANO NÃO VOTAR NESSE PAU RODADO QUE O BLAIRO QUER COLOCAR GUELA ABAIXO EM NOS CUIABANOS, VAMOS REAGIR CUIABÁ RABELLO NELES

  • José Marcondes (Muvuca) | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Marcus mediato, talvez vc não esteja lendo jornais, mas dois dias depois de ter saído esta matéria, saiu outra no mesmo jornal colocando as coisas no seu devido lugar (tornando o ato da minha exoneração sem efeito).

    Meu caro, tenho mais de 10 anos de serviço público, meu patrimônio se resume em um carro com 10 anos de uso e um apartamento no bairro Paiaguás (embora não considere pobreza sinônimo de honestidade) tenho a cabeça a erguida e vergonha na cara suficiente para dizer que não tenho nada a ver com aquilo. Infelizmente existe a (in)cultura de se achar que alguém é investigado já é culpado. Fui investigado mesmo, e grampeado por um ano pela polícia federal e pelo serviço de inteligência da SEMA, nada acharam a meu respeito, e nada acharão, porque nunca tirei, recebi ou gastei um centavo de dinheiro que não fosse verdadeiramente meu, conquistado com suor. Desafio vc, a polícia federal, o juiz Julier e quem quiser neste planeta a encontrar algo contra minha reputação, que não seja essas matérias mal traçadas e os equívocos apontados naquela operação espetculosa.

    Bato no peito e digo que sou honrado, embora não esteja suplicando que me dêem razão. Basta aos que me conhecem verdadeiramente acreditar na minha vontade de lutar.

    Ao ler as notícias mais recentes, meu senhor, vc verá que estou na Sema ainda... que pena, né, e exatamente aqui na região mais perigosa do estado desarticulando verdadeiras quadrilhas de criminosos ambientais. (Será que você não é um desses que eu prendi ou multei, porque para seu governo tenho uma coleção de ameaças de morte por todo esse estado, pois já apliquei mais de 50 milhões em multas, mais até que a operação Arco de Fogo inteirinha, e sem apontar uma arma pra ninguém, é mole?!

    Sem falsa modéstia, estou começando achar mesmo que sou o fiscal mais atuante deste estado, pois o que me perseguem e querem me ver fora de combate não é brincadeira!!! (E olha que gastaram 1 milhão e tanto com a Arco de Fogo, e comigo o governo só gastou 25 mil reais em um ano de prestação de serviço)

    Vou aí em Cuiabá de quando em quando, cumprimento todos, xingo quem eu quero e faço o que dá na minha telha, porque não devo nada para nenhum ordinário, principalmente satisfações para um germe como vc, que faz parte de uma sociedade hipócrita pautada por pseudo-verdades e manchetes sensacionalistas.

    Estarei aí em Cuiabá na semana que vem, meu bom, mais precisamente na quinta feira e se vc for um cabra macho mesmo, quero encontrá-lo na frente da Polícia Federal às 3 horas da tarde, vou esfregar na vossa fuça todas as documentações, e provas que me inocenta, as mesmas que fiz questão de mostrar em vários programas de TV e jornais aí em Cuiabá, desmoralizando esse circo que montaram com essa tal operação Termes.

    No mais, meu garoto, pra sua tristeza, continuo na SEMA sim, e de braços dados com o Ministério Público, os juízes locais, e inclusive a própria polícia federal que às vezes nos dão cobertura em nossas ações, pois aqui estamos combatendo os crimes ambientais verdadeiramente, sem sensacionalismo, prendendo ilegais, interditando empreendimentos sem licenças, sem olhar para cara ou cor partidária. (falar nisso vc deve ser pau mandado de algum desses daí que já enquadrei, não?! ou então de algum candidato qualquer, só porque elogiei o Mauro Mendes. Será que dá pra vc mostrar quem vc é e quem está por trás de ti, garoto, ou estão usando seu corpo sem vc saber?? cuidado com a manguaça, hein!

    Apareça lá na frente da PF meu caro, vamos bater um bom papo. E se vc não me conhece ou nunca me viu, estarei com uma camisa verde, pode se aproximar, não mordo, sou da paz. E sou corajoso suficiente para andar a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer ambiente, quando eu quiser.
    Isso ta bom pra vc, ou quer que te fale mais?
    Nojento!

  • José Marcondes (MUVUCA) | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ...(continuando comentário do Muvuca)

    ... E tem mais ainda, se for dar satisfações aqui pra gente como vc, terei que escrever um livro das minhas realizações. Mas não carece.

    Só questiono porque o RD news não publicou os releases mandados pela assessoria da Sema ou por minha assessoria sobre a desarticulação do esquema de extração ilegal de madeira que eu em carne viva desmantelei aqui semana passada.

    Mas tudo bem!

    Para seu governo, e isso é pessoal, tenho uma história um tanto quanto edificante, Meu Rei:

    -Começa minha história de militância em Cuiabá quando da ocasião da morte do Juiz Leopoldino Marques do Amaral, quando mobilizei os estudantes (exatamente na frente da polícia Federal) pedindo a volta do estado de direito em nossa terrinha. Foi a minha primeira entrevista em nível nacional, saiu no Bóris Casói, tenho até hoje a gravação, ele falando que eu era um dos líderes daquela manifestação contra o que ele chamou de Isto é uma Vergonha! - tenho orgulho disso.

    Militei no movimento Estudantil, fui presidente de Grêmio Estudantil (no secundário), fui presidente de Centro Acadêmico na UFMT, fui diretor do DCE na UFMT, Fui representante dos 25 mil alunos da UFMT no Conselho superior da mesma universidade, e todos os cargos esclhidos por eleição direta, meu caro - voto a voto. (reconhecimento isso, né não).

    Depois fui presidente do bairro Jardim Europa, para onde consegui levar uma guarnição da polícia para o bairro. Dá uma passeada por lá, você vai ver um dos menores bairros da cidade com 3, nada menos que três praças muito bonitas por sinal. Construímos um poço artesiano que resolveu o problema de falta de água no bairro. Isso só para falar de algumas ações.

    Quando mudei de bairro o povo pediu que eu continuasse presidente, mas o estaturto não permitia (uma pena, pois amo aquele bairro), minha querida mãe ainda mora lá. E tem mais, pelo reconhecimento do conjunto do Movimento Cmunitário fui escolhido representante de todos os bairros de Cuiabá no Conselho Deliberativo do Aglomerado Urbano (AGLURB), e lá propús várias coisas, que também não cabem aqui) mas vamos lá...

    Entrei num partido plítico, fui presidente de juventude partidária. Ah! já ia me esquecendo, participei como delegado eleito em 3 Congressos da UNE, não sei se em Mato Grosso tantas pessoas tenham conseguido este feito. Cursei Serviço Social na UFMT, cursei Comunicação Social na mesma faculdade, estava cursando direito quando fui convidado para assumir o cargo aqui na região Noroeste (vc verá muitas notícias nossas daqui, meu bom, é só prestar atenção).

    Estou em conclusão de uma pós-graduação na área ambiental, tenho cursos de perícia em incêndio, monitoramento remoto, importação de sahapes, investigação ambiental, recursos hídricos, tiro de defesa, direção defensiva, lavratura de Autos, degradação e recuperação ambiental, etc, etc e tenho pendurado todos meus títulos aqui na parede da minha sala, ao lado, claro, e acho que isso vc não vai gostar, da foto oficial do Governador Blairo Maggi, um homem que reputo íntegro, honrado e que mostrou para todos quantos quisessem saber que a política é edificante, quando realizada para o bem e para a maioria. Não é à toa que o atacam tanto na questão ambiental, pois o nome do nosso governador assombra os possíveis presidenciáveis pelo Brasil afora como um possível futuro presidente do nosso país. E isso deve fazer seu sangue ferver, suponho.

    Aí a camaradagem oposicionista batem na questão ambiental, porque não tem o que criticar nos seu governo, que tem uma nota, a meu ver, acima da média. Daí talvez o seu medinho, por eu ter elogiado o Mauro Mendes, e por saber que o Blairo vai subir no palanque do futuro prefeito Mauro Mendes. (Saber disso deve doer em vc hein!)

    Participei ativamente do movimento de combate à corrupção eleitoral junto com o cearazinho, ele inclusive assinou um documento que tenho guardado aqui, onde levávamos a defesa da ética na política nas escolas. Não recebia nada por issso, mas achava que tínha o dever cívico de entrar em cada sala de aula dos estudantes em Cuiabá e defender que o Voto não tem preço, tem consequência como é o lema deste belo movimento. Ahh! tenho saudosismo da época em que atuava no movimento, chegamos a caçar um deputado federal, o Rogério Silva, lembra. Mas rendo todos os méritos à bravura do Antônio Cavalcanti, o Ceará. E graças à OAB o movimento tem um espacinho lá na sede.

    A história é comprida, Meu Rei. Mas continuo numa outra ocasião. Só queria afirmar aqui que tenho uma folha de prestação de serviços e militância (não remunerada), não careço do dinheiro público e muito menos de propina ou presentinhos para sobreviver, sou obstinado e tenho como hobby trabalhar. Duvido que alguém que se esconde num pseudônimo como vc tenha tais predicados.

    Você, ou qualquer aí pode pesquisar um pouco sobre minha insignificância pasagem por esta cidade, vais saber quem realmente sou, fiz e represento, perante a defesa do espírito público e dignidade nos atos prestativos de serviço ao povo.

    Também fui articulista de vários jornais em todo o estado de Mato Grosso (não venha falar deste texto que não tem nada a ver com o rigor com que escrevo, aqui é só um ato de desagravo pela sua covardia). Lembro-me de ter escrito vários artigos questinando algumas ações do Juiz Julier, do Arcanjo, da turma do Dante e até do então prefeito Roberto França, assim como do próprio governador Blairo Maggi. Só não lembro de ter escrito nada a respeito do agora prefeito Wilson Santos, mas quem sabe me dê na telha.

    Tem outras coisas mais, porém paro por aqui para poupar os leitores honrados deste site tão democrático, que inclusive dá espaço para comentários maldosos como os seus. Mas são coisas da democracia e da liberdade de opinião, que lutamos muito para conquistar. Embora algumas pessoas gastem os dedos no teclado do computador escrevendo coisas que nada acrescentam para o debate. Mas acredito que nossa diferença será sanada quando vc realmente passar a se inteirar dos fatos....

    E por final, acho que vc me ajudou ter uma grande idéia: como sou um cara com hábitos simples, que não curto tanto as tais baladas, e aprecio muito a leitura, os estudos e a formação (acredito que o conhecimento é o único bem que nenhum ladrão pode roubar), acho que vou passar a escrever uma coluna sobre a questão ambiental em nosso estado. Olha que tenho conhecimento de causa. Mas se você não gostar muito, posso escrever também sobre política, mas acho que vc vai ficar p. da vida, porque costumo dizer verdades que não agradam muito gente que se esconde atrás de pseudônimos para defender determinados candidatos.


    E por fim, mandei um abraço para os prefeituráveis, porque sou amigo pessoal de todos eles, tanto do Mauro mendes, como do Walter Rabelo, quanto do Wilson Santos, a quem defendi na última eleição, do Waltenir, a quem considero um batalhador e íntegro (homem corajoso, meu rapaz). E tive uns encontros com o Mauro César, acho que na ocasião da vinda da Senadora Heloísa Helena em Cuiabá, pois fui cabo eleitoral dela, por convicção, mesmo contrariando tantos interesses daqui.


    Mas isso tudo são outras histórias. Reitero o abraço e o desejo de sucesso a cada um dos postulantes a cargos públicos em nossa querida Cuiabá (tanto prefeito como vereadores). Que o povo da minha amada terra tenha o discernimento necessário para escolher os melhores. As eleições passarão rapidinho, faltam 4 meses. Daí os ânimos voltam ao normal, a adrenalina desce e a vida continua, assim como eu continuo, livre, leve, solto e de bem com a vida, para a infelicidade geral daqueles que me odeiam, e para alegria geral daqueles que me cercam por amor, por amizade, por companheirismo...

    No final da história, acabo desejando boas novas a vc também, porque Deus tirou de mim o rancor. Aquilo que sinto é momentâneo e passageiro. Já até te perdõo pelo comentário maldoso, embora vc não tenha pedido, e talvez não precise, já que escreve como anônimo, e não deve ter nenhum compromisso com a verdade.

    E falando em verdade, vou começar escrever sobre verdades, sei que tenho amigos na imprensa e que tenho espaço reservado, pois sou respeitado ainda, vc duvida disso?? Não será uma palhaçada /injustiça daquela que fizeram comigo que vai me tirar de combate.

    Falou aí, gente boa!

    Abços pra vc e para seus próximos.

    Na minha identidade está escrito José Marcondes dos Santos Neto...

    Mas...

    Meu nome é MU-VU-CA!

    Valeu, pexe?!

  • valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Conheço o MUVUCA ha muito tempo e sei da sua seriedade e compromisso com a ética e a moral.Conte conosco caro MUVUCA,apesar de não militarmos no mesmo lado político,o que sempre nos pautou foi lutar pela verdade.

  • José Marcondes (MUVUCA) | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A vc Molina, um guerreiro que assume a linha de frente dos exércitos e dos combates, rendo-me à sua coragem. Só tenho a agradecer-te as palavras, no reconhecimento de que sua maturidade não o impede de ser justo em seu conceito.

    Sucesso amigo, na luta e na vida, sempre!

  • Rose | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nesse jogo de eleição o premio deve ser fabuloso.....
    Quero ver é depois como ficará Cuiabá, porque o caos está ai e não vejo ninguém fazendo nada para melhorar o transito, a segurança, a saúde e a educação e olha que não precisa de ser um adulto ou um expert para ver isso.
    Qualquer hora dessas o povo vai se rebelar e ai quero ver.
    Tomara que novas e boas pessoas tenham boa vontade e se candidatem e sejam eleitas, só assim vejo a esperança renovada.

  • José Marcondes (Muvuca) | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mauro Mendes cresceu bastante (mais de 100%) em apenas alguns dias de sua decisão de aceitar a candidatura. Bons ventos republicanos emanam!!!

    Um grande abraço aos prefeituráveis Wilson Santos, Walter Rabelo, Mauro Mauro Mendes, Valtenir Pereira, candidatos a vereadores de todas as cores partidárias e ideológicas na figura dos que se dispõem a coragem de colocar seu nome à apreciação popular no processo democrático que constrói e dignifica a política, quando proposta, realizada e voltada para a maioria, o povo.

    Saudações ecológicas à minha querida Cuiabá. Saudades!

  • Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson,

    O site RDNEWS é um dos poucos que tem tido a seriedade de, nas avaliaçòes acerca da eleição para prefeito, citar o pré-candidato do PSOL (Procurador Mauro).

    Indago-lhe, qual o motivo de nas pesquisas ele não ser incluído? Há algum interesse especial em boicotar a candidatura do PSOL? Mesmo que o desempenho do candidato do PSOL tivesse sido pífio, não seria o caso de divulgar?
    Abraços,

    Carlos Cuiabano

  • DERSON | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SEM DÚVIDA, HOJE ESTAMOS PRESENCIANDO ESSA CORRIDA ELEITOREIRA NAS PESQUISA DE OPINIÃO. MAIS É NECESSARIO OBSERVARMOS AS PROPOSTAS DE MELHORIA P/ CUIABÁ, NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO, SEGURANÇA E PRICIPALMENTE O TRASPORTE ESSE SIM TÁ UMA LOUCURA, COM PESSOAS TODOS OS DIAS SENDO ENGANADAS COM PROPAGANDAS DIZENDO QUE O TRASPOTE MELHOROU.
    FIQUEM DE OLHO NOS CANDIDATOS QUE VIEREM COM PROPOSTAS MIRABOLANTES QUE VAI CONSTRUIR VEADUTO, HOSPITAIS, TREM BALA, ÁGUA POR GRAVIDADE, SABENDO QUE CUIABÁ É UMA CIDADE QUE NÃO FOI PLANEJADA NO PASSADO E HOJE PAGAMOS O PREÇO POR ISSO.

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

Inaugurados 67 km de asfalto da 020

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes (foto) inaugurou nesta 5ª a pavimentação de 67,5 km da MT-020, entre Paranatinga e Canarana. Essa estrada faz parte do pacote de obras que foi retomado e já concluído nesta gestão. Foram investidos R$ 45 milhões do governo estadual. O...

Saggin critica "ditadura" e apoia Raye

paulo raye 400 curtinha   O empresário e advogado Sandro Saggin, que desistiu da candidatura a prefeito de Barra do Garças e agora apoia Paulo Raye (foto), do Pros, explica que em nenhum momento os diretórios estadual e nacional do Podemos, de cujo partido é filiado, encaminharam qualquer orientação aos...

Pode abandona Raye e pune Saggin

sandro saggin curtinha 400   Sandro Saggin (foto) amargou outra derrota em Barra do Garças. Inicialmente, seria candidato a prefeito pelo Podemos. Mas resolveu, por conta própria, levar o partido para uma coligação com partidos de esquerda que lançaram o ex-prefeito Paulo Raye, apoiado pelo PC do B, PT e Pros. A...

Ex-vereador recua para apoiar primo

divino 400 barra do bugres   Ex-vereador, ex-presidente da Câmara e empresário bem sucedido, Chico Guarnieri (PTB) não será candidato a prefeito de Barra do Bugres nas eleições deste ano. Guarnieri, que disputou a prefeitura em 2016, até ensaiou, mas recuou ao ver que o primo, pedetista Doutor Divino...

3 ex-prefeitos viram cabos eleitorais

percival muniz 400 curtinha   Dois candidatos de oposição em Rondonópolis têm ex-prefeitos como principais cabos eleitorais. O empresário Luiz Fernando, o Luizão (Republicanos), conta com apoio de Adilton Sachetti, que já comandou o município e perdeu na tentativa de reeleição, e...