Últimas

Domingo, 29 de Março de 2009, 08h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

ARTICULAÇÃO

Ralf prevê cassação e agora quer cadeira na Assembleia

  Numa tentativa desesperada de se manter no poder e prevendo a cassação de seu mandato eletivo, o vereador Ralf Leite (PRTB) admite renunciar a vaga na Câmara para assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa. Para conseguir o "feito", o peerretebista terá que demonstrar grande capacidade de articulação. Ralf disputou o cargo de deputado estadual em 2006 pela coligação Unidade Ética por Mato Grosso (PTB, PTN, PAN, PRTB, PMN, PTC, PSB e PV). Após se envolver em escândalo sexual, o parlamentar se vê com "a corda no pescoço" e, por isso, está de olho na vaga que hoje pertence oficialmente à ex-vereadora por Rondonópolis, Vilma Moreira (PSB). Ela foi beneficiada com a saída do ex-deputado Chico Galindo (PTB), agora vice-prefeito de Cuiabá. Vilma se licenciou por 4 meses para realizar tratamentos médicos. Em seu lugar assumiu o ex-vereador por Cuiabá  e terceiro suplente da coligação, Mario Lúcio (ex-PV e hoje no PMDB). "Como agora a vaga é da coligação e não do candidato, estamos estudando a possibilidade de ficarmos com a cadeira. Eu teria que renunciar ao cargo de vereador e ceder o lugar para Totó (César). Dessa forma, o PRTB teria um deputado e dois vereadores. A força será maior", revelou Ralf em entrevista ao RDNews.

  O "caminho das pedras" será longo e complicado. Ralf admite ter apoio do presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP) para vir a assumir o cargo. Além de "derrubar" Mário Lúcio, Ralf de negociar com outros suplentes: Branquinho (PR), 4.898 votos; Júnior Chaveiro (PMN), 4.392 votos; Augusto Moraes (PTB), 4.038 votos; Irui Morandini (PTB),  2.788 votos. Branquinho também mudou de partido e estaria impossibilitado de assumir o posto. Ele chegou a ocupar a vaga de Galindo, mas agora é vereador em Nova Xavantina e, teoricamente, não estaria interessado em ser o primeiro suplente. O próximo da lista é Júnior Chaveiro. Hoje ocupa o cargo de vice-prefeito em Barra do Bugres e, em tese, também está fora. O próximo da lista é Augusto Moraes (PTB). Ele é seguido por Irui Carlos Morandini (PTB) e está entre os seis candidatos a deputado em 2006 que não apresentaram prestação de contas de campanha. Apesar de Ralf ser o sétimo na lista, o parlamentar vislumbra a possibilidade de tornar-se deputado. "Nesta quinta (26) eu me reuni com o presidente do PRTB, coronel Edson Leite, para analisarmos a possibilidade de virar deputado no lugar de Lúcio". Com a saída de Ralf da Câmara o suplente Totó Cesar (PRTB) assume.

Após "pressentir" cassação,
Ralf Leite já articula sua
saída da Câmara e se agarra
em possibilidade remota de
assumir vaga na Assembleia

   O primeiro suplente do PRTB na Câmara,  Antônio César da Silva, o Totó César, admitiu pela primeira vez, neste sábado (28), ao RDNews, que está preparado para assumir a vaga de Ralf Leite, caso o titular seja cassado ou renuncie. "Sou um soldado do partido. Estou preparado para exercer o cargo na Câmara Municipal". Perguntado sobre o escândalo envolvendo Ralf, o suplente evitou tecer avaliações sobre a conduta do correligionário, mas ponderou que, por questão partidária, é contra a cassação. "Só a Justiça tem o poder de julgar as ações dele. Mas, como membro do partido, defendo a permanência do Ralf no cargo", diz em tom amistoso. Totó recebeu 3.045 votos na última eleição.

  Escândalos

  A imagem de Ralf começou a se desgastar após ser detido na região do posto Zero, em Várzea Grande. Segundo boletim policial, o parlamentar estaria praticando ato sexual com um travesti menor de idade. O peerretebista já foi indiciado por exploração sexual. "Estou tranquilo. Ser indiciado não significa que sou culpado. Fui instruído a só falar em juízo e por isso vou permanecer calado. Não fiz nada. O próprio travesti confirma que não fizemos nenhum ato sexual", afirma. O parlamentar é investigado ainda por ameaça, desacato à autoridade e falsidade ideológica.

  "Eu fiz meu papel. Encaminhei todos os ofícios para o Corpo de Bombeiros informando que assumiria o cargo de vereador. Não sei porque minha exoneração saiu somente agora", afirma Ralf, numa referência a publicação do decreto de sua exoneração nesta quinta (26). O desligamento do vereador do Comando do Corpo de Bombeiros foi publicado com data retroativa a 17 dezembro - confira aqui. "Teoricamente, eu deveria ter sido exonerado no dia 1º de janeiro. Isso não ocorreu, mas não é minha responsabilidade. Não posso ficar exigindo que me mandem embora", dispara. O vereador assegura que não recebeu nenhum salário como militar apósassumir o cargo de vereador por Cuiabá.

"Teoricamente, eu deveria ter sido
exonerado no dia 1º de janeiro.
Isso não ocorreu, mas não é minha
responsabilidade. Não posso ficar
exigindo que me mandem embora"

  Já  sobre o fato de ter se apresentado como soldado do Corpo de Bombeiros no dia em que foi detido, o parlamentar se defende. "Era o único documento que eu tinha". Ralf está sendo investigado ainda por quebra de decoro parlamentar pela Comissão de Ética. Ele teria utilizado da prerrogativa de ser vereador para ameaçar os PMs que o detiveram.As investigações foram suspensas depois que Ralf conseguiu, na Justiça, uma liminar sob argumento de que fora intimado para nova oitiva um dia antes da coleta de depoimentos."O trabalho da Comissão está sendo bem conduzido. Vamos aguardar o que a Justiça dirá. Estou bastante tranquilo", reforça. (Patrícia Sanches e Andréa Haddad)

(Às 12h) - Riva nega qualquer articulação para contemplar vereador na AL

Deputado Riva se desvinculado de Ralf e contesta informação   O presidente da Assembleia, deputado José Riva, cacique do PP, ficou na bronca com a informação do próprio Ralf Leite de que estaria ajudando o vereador cuiabano a se tornar deputado, dentro de um combinado entre titular e suplentes dos partidos da chamada Frentinha. Riva está neste domingo em Itanhangá, no Nortão, e, por telefone, se mostrou indignado com a notícia. Ele negou, inclusive, que tenha conversado com Ralf sobre o assunto.

 "Não existe nada nesse sentido. Nunca conversei com o Ralf sobre isso. Não sei de onde partiu essa informação, mas ela é improcedente. Nunca ouvi falar nessa articulação e, se ela existe mesmo, não tenho nenhum interesse em participar dela”, avisa o presidente da AL.

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • ana luiza silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até parece piada, mais pode ser sério ralf leite virar deputado, já que riva esta na articulação, desse ai pode-se esperar tudo..e ainda quer ser governador, apoiando uma negociação escabrosa dessa, tirar mario lucio que sempre atuou em favor dos pne, e colocar ralf leite que não sabe lidar nem mesmo c/ sua sexualidade, um garoto desequilibrado, é muita falta de respeito p/ com a população desse estado que te elegeram pela 4ª vez deputado Riva, porem vindo desse ralfe leite é meio esquisito, todas as vezes que abre a boca p/ falar...fala besteiras...

  • Artur Rocha de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tendo em vista que o Ralf tem fama de gilette (corta pros dois lados - kkkkkkkk) gostaria de saber se você, Jussara, já foi ali tb, porque essa é a única explicação pra uma defesa tão veemente ao boquinha de ouro. Querida, vai arrumar algo mais produtivo que fazer, ok?

  • maria justina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que pena Deputado Riva, sempre fui sua fã, mas pelo jeito vai me decepcionando, deixa de lado essa de defender esse rapaz, ele tem que aprender a ser homem, pois parece que seu pai sempre passou a mão na cabeça dele na hora dos erros, agora ele achou o senhor para passar a mão, tenha dó, não me decepcione mais ainda com essa historia, deixa ele de lado, pois malandrage tem limite

  • José | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    RAPAZ.....FICA COM A BOCA FECHADO MEU FILHO, SABE QUANDO VC VAI ASSUMIR UMA VAGA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA? NUNCA.
    QUANTO MAIS VOCÊ ABRE ESSA SUA BOCA, MAIS A PIORA. VOCÊ JÁ FOI SUCESSO MEU FILHO, JÁ FOI. VÁ PRA CASA E ARRUME SUA VIDA INTERNA, OLHE PARA O ESPELHO E CONSERTE O ESTRAGADO, SUA VIDA POLÍTICA SE FOI E VC CONTINUA AÍ ROLANDO NO ÇHÃO...MAMAE, QUERO AMAR..QUE QUE ISSO MEU FILHO, ERGA A CABEÇA E VÁ TRABALHAR, COISA QUE VC NUNCA FEZ NO BOMBEIRO.
    VC SÓ SE ESQUECEU DE PROCURAR UMA PESSOA, A DEPUTADA VILMA MOREIRA, ELA QUE É A DETENTORA DO MANDATO E SEM A VOLTADE DELA, VC NÃO GANHA NADA E NÃO VAI GANHAR TAMBÉM. TOMARA QUE A DEPUTADA ABRA OS ÓLHOS E NÃO COMETA ESSE GRANDIOSO PECADO.
    SÓ TE RESTA AGORA AQUELA PARADA...

  • Carlos Magno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Ralf esta cantando a música sonho meu, vai buscar quer mora longe, sonho meu...
    Olha, se ele for cassado estará sendo feito um ato de justiça, não só pelo fato dos atos e envolvimentos do Vereador, como por colocar na Câmara Municipal uma pessoa que de direito merece esse cargo. Basta para isso, ver a votação do Totó César, que fez uma campanha humilde, sem gastos, sem suspeitas de compra de voto. Ele fez campaanha junto com as comunidades e pasmem, montado em uma bicicleta equipada com alto falante.
    Então Vereador Ralf, pegue seu banquinho e seus amigos nomeados e saia de mansinho!

  • Mauro Diaz Camargo Dutra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só me falta o Napoleonico sr. José Riva abraçar a causa deste vereador que em qualquer outro lugar do mundo já estaria fora da politica para sempre.
    Veja onde amarra seu aval Sr. José Riva, porque sua candidatura ao senado corre riscos.
    E aval deste porte coloca em risco sua reputação que cá entre nós não é das melhores.

  • juventude | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PRIMEIRO RIVA NUNCA SERÁ SENADOR. LÁ ELE SERÁ MAIS UM. LOGO SERÁ CASSADO. COM CERTEZA RALF TEM TUDO PRA SER DEPUTADO, POIS RIVA MANDA E DESMANDA DA AL. VAI NESSA GAROTO, VOCÊ É O CARA!

  • IVAN DELUQUE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    eu acredito nesse deputado sei que não tem partipação nessa conversa.
    esse tal de RALF DEVE ESTAR COM ALGUM NA MANGA .pois nós acreditamos em vc ralf eu e minha familia votamos em vc mas não voto mas consertesa quero parabenizar os VEREADORES DE CUIABA QUE ESTÃO FAZENDO UM BOM TRABALHO NEESA COMISÃO DE ÉTICA .
    AQUI SI FEZ AQUI SE PAGA

  • celso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    mas é só oque faltava
    começar o domingo lendo uma piada desssa!!!
    e saber que o tal RIVA ta articulando issso!!
    genteeeeee!!
    2010 ta chegandooooo


    vammos abrir os olhos


    que tipinho de gente ...........

    só aki em cuiaba mesmo

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

Taques ofuscado e sob mira do MPE

pedro taques 400 curtinha   Pedro Taques (foto) achou que o recall dos tempos de senador e governador, ajudando-o a se posicionar de forma razoável nas pesquisas, bem antes do início da campanha, o manteria como favorito na corrida ao Senado. Ledo engano. Não levou em consideração o alto índice de...

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...