Últimas

Quarta-Feira, 29 de Agosto de 2007, 09h:42 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Reciclar para vida

      Secularmente os homens jogam restos de materiais não aproveitados, ou seja, os chamados resíduos sólidos em terrenos baldios, sem nenhuma preocupação, aliado a isso há cinco décadas em Cuiabá, o abate de animais eram feitos de forma rudimentar, como acontecia no antigo saladeiro abatedouro, que serviu a toda população durante muitos anos, os rejeitos as vísceras os ossos eram jogados a céu aberto em função da população da época ser bastante exígua, e não conseguiam absorver todo componente animal, isso acabava ocasionando um forte odor que atraia grandes aglomerações de urubus, que  eram muito comuns em nossa cidade naquela época.
     Com a criação da lei de Gerenciamento Urbano do Município de Cuiabá, lei número 3.841 de 17 de Maio de 1999, na gestão Roberto França, normalizou que os abates só poderiam ser efetuados em abatedouros que tivessem os pré-requisitos exigidos por lei, que dispusessem sobre obrigatoriedade, em todos os abatedouros, matadouros e frigoríficos, do emprego de métodos científicos de insensibilizar o animal antes da sangria, impedindo assim o abate cruel.
     Com o passar dos anos tem-se início a uma maior conscientização por parte da população, em função do próprio modelo de utilização dos dejetos descartáveis, dos grandes eixos sul e sudeste, passa-se a utilizar latões para deposição desse lixo e com isso melhora-se o aspecto das cidades.
     O aumento populacional é um fator determinante para que novas medidas sejam implementadas pelas prefeituras através de políticas públicas mais rígidas, na coleta e seleção de lixo, mesmo assim pessoas ainda insistem em jogar lixo em qualquer lugar, muitas vezes sem saber dos danos causados a natureza, pois todo lixo jogado in natura acaba sendo levado pelas chuvas até os rios.
     Mais recentemente métodos modernos de reciclagem, mobilizaram um maior número de pessoas que criaram associações de catadores de lixo, que passou a fazer uma coleta seletiva, reaproveitado todo material antes jogado, para que fosse transformado em bolsas, sapatos, chaveiros em fim em uma serie de artigos reciclados.
     As escolas também exercem um papel fundamental nesse processo de mudança, através de um trabalho de conscientização com palestras, e até mesmo implantando um sistema de coleta seletiva com divisões, vidro, papel, resíduos de construção etc, criando no aluno uma visão mais apurada da importância da preservação ambiental, e mostrando aos mesmos o tempo que cada material leva para se decompor na natureza, por exemplo, uma lata de leite leva em média trinta anos para decompor, enquanto uma pilha leva de cem a quinhentos anos.
    Essas mudanças não irão extirpar de vez os problemas urbanos, oriundos da falta de conscientização da importância do reaproveitamento dos resíduos sólidos que esta injetada na mente de muitos adultos, mais com certeza estará criando principalmente nas crianças uma lição de vida, da importância da preservação dos recursos naturais do nosso planeta, principalmente os não renováveis.


Lício Antonio Malheiros é geógrafo e pós graduado em didática do ensino superior (liciomalheiros@yahoo.com.br)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Único da família Oliveira pra vereador

luluca 400 curtinha   Na queda-de-braço entre irmãos, venceu, por enquanto, Luiz Arthur Oliveira Ribeiro, o Luluca (foto), que será candidato a vereador pelo MDB em Cuiabá, carregando o espólio político da família Oliveira. Irmão de Luluca, o ex-vereador Leonardo Oliveira, que procurou e...

2 ex-vereadores do DEM jogam toalha

ivan evangelista 400 curtinha   A chapa de pré-candidatos do DEM a vereador pela Capital sofre duas baixas consideráveis. Os ex-vereadores Ivan Evangelista (foto), que atuou na Câmara por 13 anos, e Leonardo Oliveira, por dois mandatos, desistiram do teste das urnas. Se antes o DEM vivia expectativa de eleger ao menos dois,...

Sexto suplente na Câmara por um mês

aluizio leite 400 curtinha   Aluízio Leite (foto), filiado histórico do PV, tomou posse como vereador pela Capital na último dia 2. Mas vai ficar na cadeira por somente 31 dias, até o retorno do titular, delegado Marcos Veloso, que se afastou para cuidar de assuntos pessoais e hoje se encontra hospitalizado com...

No TCE pra tentar receber da prefeitura

flavia mesquita 400 curtinha   Flávia Mesquita (foto), da Luppa Administração de Serviços, pediu socorro ao TCE para tentar receber por serviços prestados à secretaria de Saúde de Cuiabá, alegando que o município está inadimplente há oito meses. E apontou quebra da ordem...

Pai e filho pré-candidatos em Poconé

henrique santos 400 curtinha pocone   Em Poconé, pai e filho estão animados para o teste das urnas deste ano. Um a prefeito e, outro, para vereador. Euclides Santos, que já foi vereador (89/92) e prefeito por duas vezes (93/96 e 2001/2004), além de secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos em...

Expectativa de tocar a Cultura de MT

paulo traven 400 curtinha   Um dos três adjuntos da pasta de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, José Paulo da Mota Traven (foto) vem se articulando para assumir de forma efetiva o comando da secretaria. Ele conta com apoio de alguns membros do staff, como do secretário de Governo, Alberto (Beto) Machado. O governador...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.