Últimas

Sábado, 20 de Outubro de 2007, 18h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

Artigo

Reflexões

    O mundo cada vez mais aumenta o número de criaturas mesquinhas, prepotentes, individualistas, ambiciosas e arrogantes. Esse perfil nefasto é como uma trilha de pólvora que se incendeia com rapidez incalculável para, de repente, explodir numa grande labareda que consome a tudo que se encontra em seu perímetro de alcance.

   Essa gente vive encastelada em seu pequeno espaço achando que o seu poder ou status financeiro são suficientes para garantir a eternidade da posição.
Há outros que colocam a máscara de bom samaritano, sempre risonhos e sociáveis, mas que somem ao mais singelo tropeço dos que dantes eram amigos. Manchar a sua reputação, jamais!

   Quando a fatalidade atinge as pessoas, há as que preferem destroçar a si e a quem a sua volta está. Umas poucas fazem das amarguras lições para novos e sadios valores e condutas. Em tempos onde o ter se sobrepôs a tudo, enriquece a ignorância e empobrecem os espíritos.

    São os tempos pós-contemporâneos onde se está sempre a correr por uma estrada que não conduz a coisa alguma.

    O mundo ficou mais bonito e fácil pela modernidade da tecnologia e do conhecimento material. Mas perdeu o encanto dos bem-quereres, existentes hoje apenas nos versos de alguns poetas.

    Poderíamos ter em todas as áreas ações corretas e sábias, minimizando a crueldade que se abate sobre tantos, seja neste ou em qualquer país do planeta. Infelizmente sabemos fazer bons discursos, mas nossa prática é absurdamente contrária. Nosso olhar que deveria ser amoroso tem um fel escondido pronto a ser inoculado para destruir o que vimos como barreira para atingir propósitos que nem sempre têm viés de decência.

    A política brasileira transformou-se numa mesquinhez assustadora. Nossos representantes agem levianamente quer seja quando barganham melhores condições para si ou para seus parentes e amigos próximos, quer quando pouco discutem matérias que seriam de relevância pública. Há situações tão absurdas que chegam ao auge de serem votadas e passarem a viger sem que tenha havido discussões e análises mais profundas.

     Nos últimos anos tantas foram as ações vergonhosas e imorais provocadas por inúmeros homens públicos que a sociedade está se esquivando da política. Velho chavão, mas sempre atual, é o de que quando os bons se afastam os maus e mal intencionados tomam conta.

    O Estado brasileiro não tem contemplado a população na mesma proporção com que dela retira as contribuições e os tributos. Com uma taxação de 42% de tributação vive-se sob um torniquete pessoal de dívidas que se avolumam. A máquina pública ao invés de diminuir cresce desenfreadamente sem retribuir em proporção semelhante à sociedade, mas poucos estão percebendo a gravidade dos fatos e as agruras que podem advir ante a indiferença que se resolveu adotar.

   Sandra Silva é socióloga, articulista e reside em Alegrete (RS) - sandrasilva33@yahoo.com.br

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

Aumento para vereador só em 2022

Alguns vereadores em Cuiabá, tanto novatos quanto aqueles reeleitos, ficaram surpresos quando informados pela Mesa Diretora de que o aumento salarial de R$ 15,1 mil para R$ 18,9 mil, aprovado agora no final de dezembro, só começa a valer a partir de janeiro de 2022. Não entra em vigor de imediato, mesmo se tratando de nova legislatura, por causa da pandemia, que levou o governo federal a estabelecer, em lei, veto a qualquer tipo de reajuste para servidores até...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.