Últimas

Segunda-Feira, 08 de Junho de 2009, 14h:22 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

CÁCERES

Reitor da Unemat garante que elegerá sucessor em 2010


Reitor Taisir alega que as recentes denúncias de perseguição por professores não passam de briga política
Foto: Edson Rodrigues

   Apesar de viver nos últimos meses um verdadeiro "inferno astral" ao ser alvo críticas por parte do deputado petista Alexandre César na Assembleia, de estudantes e professores que exigem a sua saída imediata do cargo, o reitor da Universidade do Estado (Unemat), Taisir Mahmudo Karim, garante que vai eleger o sucessor nas eleições de junho de 2010. "A tática do grupo de professores ligados ao PT, principalmente ao deputado Alexandre César, é denegrir a minha imagem para tentar emplacar o candidato deles à reitoria. Mas não vão conseguir, pois o nosso grupo vai eleger o meu sucessor", disse Taisir ao RDNews, demonstrando bastande entusiasmo, na noite desta sexta (5), no segundo encontro estadual do PMDB, em Cáceres.  

   Filiado ao PP e ligado ao grupo político dos irmãos Henry, Taisir admitiu que foi convidado a ingressar no PMDB, mas negou a intenção de trocar de partido, bem como a pré-candidatura a uma das cadeiras da Assembleia ou da Câmara Federal. “Só vim prestigiar o evento”, desconversou. Mestre em Letras e doutorando em Linguística, Taisir foi eleito reitor da Unemat com 87% dos votos para o período 2002-2006. Após quatro anos, conquistou a reeleição com 75% dos votos para o quadriênio 2006-2010. Por impedimento legal, não poderá concorrer novamente ao cargo. "Depois de quatro anos de gestão, avalio que o desgaste foi muito pequeno e, por isso, não tenho dúvidas de que o nosso candidato será eleito", garantiu.

   Taisir disse que derrotou o grupo ligado ao petista Alexandre César nas duas últimas eleições à reitoria e, por isso, professores petistas estariam revoltados - saiba mais aqui. Perguntado sobre as supostas perseguições a docentes, relatadas pela ex-presidente da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), professora Maria Ivonete de Souza, veja mais aqui ,- Taisir disse desconhecer o assunto e alegou perseguição política. "Eles (professores ligados ao PT) precisam entender que temos leis administrativas, tanto internas como externas. Se estas acusações de perseguição fossem verídicas, com certeza estaríamos pagando o ônus disso. Desconheço estas perseguições".

   Em relação à proposta do deputado petista de instalar a CPI da Unemat na Assembleia, arquivada após votação em plenário, Taisir disse que respondeu a todos os questionamentos dos deputados e que não havia motivos para a instalação da Comissão - leia mais aqui. "Esclarecemos a todos os deputados o que gerou estes protestos, além de respondermos a todos os questionamentos. Não há outro motivo para esta mobilização dos professores a não ser a disputa pela sucessão da reitoria". (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • JOAO CARLOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CONCORDO COM VOCÊ ANTONIO. ESSE POVO AÍ É BAIRRISTA MESMO. A UNEMAT É MUITO MAIOR QUE UMA PICUINHA DESSA.DEVERIAM DE TER ORGULHO DE TER UMA SUBSEDE DA UNEMAT EM SINOP, ONDE OS NORTISTAS ALÉM DE DESMATAREM MATO GROSSO E COLABORAREM COM DEVASTAÇÃO AMBIENTAL PODEM ESTUDAR OS FILHOS DE GRAÇA.
    SE NÃO FOSSE CÁCERES A UNEMAT NEM EXISTIRIA. IESC, FCUC, ETC...
    CHEGA DE BAIRRISMO OU VOLTEM PRO PARANÁ
    DEIXA O TAYSIR TRABALHAR, CHEGA DE POLITICAGEM

  • Marcelo Ferreira Closs | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu falo o povo INFELIZ do norte não perde a mania de querer ser mais que os outros.Este povo teve seu vice reitor e no outro dia já chamava-o de traíra,nesta gestão tiveram pro reitor e o mesmo ja pulou da canoa.O sonho de todo este povo INFELIZ é voltar para o sul,mais como não pode mais ficam criando fatos izoladoss.Vamos para o debate acadêmico,seus bairristas.

  • Mayara Rosane | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Joao Carlos, vc nem sabe como se escreve o nome do seu querido reitor, vai saber o que ele anda fazendo com o dinheiro da UNEMAT, dinheiro este que sai do meu, do seu e do bolso de todos.
    Faça-me o favor!!Nunca foi falado em mudança de sede, em divisão de universidade, essa é uma tentativa de desviar o foco do que realmente acontece e o pior, que estão conseguindo, graças a pessoas alienadas que não sabe diferênciar reportagem séria de sensacionalismo.

  • Mário Quidá | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Será Taisir??
    Acho que não..
    A reitoria certamente continuará com um professor de Cáceres, mas aliado seu??
    Quem?? Acho que não!
    Pára de desviar o foco!
    O primeiro a levantar a bandeira da divisão da Unemat foi seu padrinho RIVA, pelo que parece estão te abandonando!
    Quando o barco está afundando é assim mesmo!
    E agora, sem Riva quem irá te defender??
    Maluf será seu candidato?? hahahah
    Essa eu quero ver!
    Lembre-se que abuso do poder pode cassar registro de candidatura! No DCE de Cáceres não acreditaram e deu o que deu!
    Agora vc querer dizer através dos seus jornalistas que o grupo de oposição é culpado se o próximo reitor não for cacerense!! Ora meu magnífico Reitor, faça meu favor!!! Política sem oposição é ditadura! E quem não deve não teme! A sua gestão expôs a podridão que permeia a administração da Unemat, portanto o maior e único culpado de levar o nome de Cáceres negativamente para as páginas dos jornais é a sua equipe e seu padrinho Pedro Henry, falando nisso onde está ele?? Não vai se apresentar e defender o afilhado?? Pq?? Está escondendo o que?? ou de quem??

  • Jesuina dos Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Romilson, na verdade, esses b. de Sinop, não admitem ser administrados por um cacerense, como o professor Taisir. Sou universitária, em Cáceres, e, acima de tudo, testemunha do bom trabalho que vem sendo realizado, em todos os campi da universidade. A Unemat, Romilson, cresceu nos últimos quatro anos, cerca de 300%. Ai vem a dor de cotovelo desses imbecis de Sinop, que não enxergam ou não querem enxergar, um palmo adiante do nariz. O melhor que vocês fazem, cambada de b. é voltar para o sul. Até porque vocês só nos envergonha com a devastação ambiental que promovem.

  • Larissa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero deixar bem claro que nós acadêmicos da Unemat, não só de Sinop mas como da própria sede aqui em Cáceres estamos descontentes com esta gestão, pois não é só Sinop que passa por um estado de calamidades,nós aqui também passamos necessidades de não termos inclusive papel higiênico nos banheiros...
    Sinop não luta pela sede, apesar de ter muito mais estrutura e capacidade para suportar a sede, lutam apenas por uma Unemat de Qualidade, e isto deveria ser repensado por uma

  • Orlandir Cavalcante | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eita.... parece que deu a louca no povo de Sinop!
    Ué.... conclamo voces a instaurar o terror lemebrem se da revolução francesa!!!!! Se não aguentam as consequencias de um movimento não deveriam ter começado!
    Voces não sabem que todo movimento tem sua pauta mas que sempre aparecem os oportunistas?! Ou voces pensam que Riva e Cia não aproveitaram o momento para instaurar a proposta tão sonhada de divisão da UNEMAT? Agora chupem esta manga, pois SILVAL ( O favoravel a divisão do Estado) já é cotado para o cargo de governador!
    RIVA e cia, ao que tudo indica continuarão no comando do Estado! e a voces caberão o onus de levar ao colapso uma Universidade que tem tudo para ser referencia em uma educação superior de qualidade.

  • Antônio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se é livre e democrático, por gentileza postem meu comentário.




    Se prepara Senhor reitor, pois bem sabes que em breve estarás fora mesmo que não pessas pra sair e não somente você mas a sua corja estão vivendo pelo soro inclusive quem está recebendo benefícios de vossa senhoria, com certeza verba que poderia estar sendo investida em papel higiênico, livros, novos funcionários para TODOS os Campus inclusive a sede.

  • Luiz Kenji Umeno Alencar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sinceramente, a cada dia que passa, fico mais infeliz com essa situação da UNEMAT, pois é vizível a má administração realizada pela Reitoria e de como a blindagem para segurá-los é forte. Fico pensando nas palavras do Sr. dep. José Riva, quando disse que uma CPI poderia não dar em nada, chegando a comparar a eficácia delas em âmbito nacional (fazendo referência às CPIs do Congresso Nacional). Portanto, vejo o dinheiro meu e dos demais contribuintes sendo jogado/gasto de forma suspeita. Toda a sociedade Matogrossense (e não só de Sinop) deveria estar cobrando dos gestores públicos como e onde o dinheiro público esta sendo gasto! Não é cobrança descabida e sim obrição deles mostrarem!! Tomara que este episódio não termine em Pizza à UNEMAT...

  • Luiz Kenji Umeno Alencar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ah sim, já ia me esquecendo: Sr. nobre Dep. José Riva lamenta o prejuíso da não-ocorrência do vestibular do curso de Administração em Juara, porém não dizem o porquê disto... Será que foi por causa de uma decisão JUDICIAL ou será que (mais uma vez) foi o pessoal de Sinop que quis? Questionamentos à parte, cadê a administração transparente da Reitoria (pois o presidente do Conselho que discute abertura/fechamento de cursos - Prof. Elias Januário - vetou o projeto de criação e ainda sim continuaram com o projeto de criação do curso)? Nada contra Juara, aliás, muito à favor de TODOS os Campi da UNEMAT, porém, feito de maneira responsável!

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.