Últimas

Quinta-Feira, 28 de Maio de 2009, 18h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

Unemat

Reitor reage e diz que deputado do PT tem "teto de vidro"

   O reitor da Universidade do Estado (Unemat), Taisir Mahmudo Karim, respondeu nesta quinta (28) às acusações do presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Alexandre César(PT) que, recentemente, subiu à tribuna para criticar a postura de Taisir. "Eu não sou bandido. Sou professor efetivo da Unemat. Não vão me derrubar no tapetão”, disse o reitor. Na sessão desta quarta, os parlamentares aprovaram o requerimento que denuncia o reitor pelo crime de responsabilidade, previsto na Lei nº 1.079/50 e no artigo 28 da Constituição Estadual.

   Taisir classificou de “politiqueiras e levianas” as acusações contra sua gestão. As contas da instituição, segundo ele, estão abertas para quaisquer análises e investigações. Ele ataca o deputado petista com respostas às críticas do parlamentar. “É um parlamentar ligado ideologicamente ao sindicato e que até hoje, em termos práticos, não viabilizou nenhuma ação concreta para o fortalecimento da universidade”, diz. "Estão querendo transformar a Universidade do Estado de Mato Grosso num tabuleiro de jogo político eleitoreiro. Mesmo que para isso usem de denúncias levianas e sem nenhum fundamento”.

Deputado Alexandre Cesar (PT)   O reitor admite que não respondeu em tempo hábil o requerimento solicitado pelo deputado petista devido a um equívoco de sua assessoria, mas garante que toda documentação foi enviada, tanto para o deputado quanto para o presidente da AL. "Nesse caso, o deputado não pode alegar que não recebeu".

   Taisir diz que está sofrendo perseguição por parte de Alexandre Cesar, por discordar sobre a implantação de um campus nos municípios da Baixada Cuibana, lugar que segundo o reitor é "reduto eleitoral do deputado". “Posicionamos-nos contra a implantação de campus nos municípios da Baixada Cuiabana como quer o deputado, por falta de orçamento. Não vamos ser irresponsáveis de implantar novos campi se não dispusermos de recursos para manutenção dos que já temos. E isso tem sido a razão da perseguição sistemática desse parlamentar”.

   Taisir assegura que “as denúncias sem nenhum fundamento” são “arquitetadas” por um grupo de Sinop, com apoio do deputado petista, já visando a eleição de reitor que acontece no segundo semestre do próximo ano e de deputado estadual. “É um jogo de interesses. Se por um lado, os professores de Sinop pleiteiam assumir a reitoria, por outro há o interesse do deputado Alexander César em conseguir votos na região e, para isso, usa inverdades com a direção da Unemat. Por isso fazem essas denúncias sem nenhum fundamento”.

   O reitor conclui mandando um recado a Alexandre Cesar, para que se preocupe mais com os processos que responde junto à Justiça Eleitoral, sobre suposto caixa 2 em sua campanha à Prefeitura de Cuiabá, em 2004. “É um político que tem telhado de vidro. Ele tem é por obrigação  esclarecer a população mato-grossense as dúvidas sobre sua conduta, levantadas pelo TRE”. (Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (35)

  • Jose Moreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vai caçar sua turma Deputado ao invés de ficar atrapalhando o crescimento da Unemat.

  • Vitor Medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estou acompanhando de perto toda essa questão sobre a Unemat. Como conheço o suficiente posso fazer algumas considerações: - As lideranças da Adunemat, são na sua maioria Petistas e como tal estão sempre buscando consolidar a credibilidade em situações sem muita fundamentação. Aqui em SINOP por exemplo, a oposição à atual administração é feita por questão de firmação politica visando se viabilizar nas eleições internas da Unemat. Elas estão proximas! Não há motivo que não seja esse. O Reitor é uma pessoa bem intencionada, conheço sua trajetoria, sua biografia. É um sujeito simples, sem muita pompa. Facil de APROXIMAR. As lideranças de SINOP nesse CASO colocam em risco o avanço do campus, MANIPULAM meia duzia de professores e academicos para viabilizar seus interesses pessoais. A Unemat não é em hipotese objetivo desse grupo.
    A Adunemat hoje é presidida por uma mulher inteligente mas, nesse caso está sujando sua HISTORIA. Em relação instalação de um Campus na baixada Cuiabana, é de interesse da Unemat e bandeira do Reitor em campanha. Ninguem esquece disso. No entanto a instalação implica numa série de coisas que passa por ter orçamento. E a Unemat está com sua cota de compromisso como todos os poderes diante da crise que se instalou no brasil. Gastar precisa saber como de que forma e com responsabilidade. O Deputado Petista deve ter miolo para pensar. A não ser que ele lute para garantir o orçamento buscado as assinaturas de seus pares para garantir O ORÇAMENTO EXTRA para a implimentação do Campus. Aí seu reduto vai estar contemplado. Outro fato é que tuda essa crise parece a gripe suina...há um foquismo para o apavoramento patrocinado por lideranças da ADUNEMAT que tem no seu meio professores desocupados que se metem nos movimentos para se viabilizarem. Sem contar que o tem Professor incendário que já botou fogo na ADUNEMAT coisa para resolver suas pendengas...conseguiu? Na boca pequena o comentario até hoje move as rodinhas de mesa de bar na universidade. Outro fato é que o Depútado tem um punhado de processos eleitorais e como disse o Reitor deve se ocupar com isso. Um parlamentar que nunca moveu a uma palha para ajudar a UNEMAT dar ouvidos e encaminhar qualquer expediente e proveitar da situação é dar tiro no pé. É perder voto. Aqui como em outros campus a gestão do Prof. Taisir fez a diferença. Mudou da água parada para o Vinho como dizia meu velho pai. Vinho do Bom! Por que? O Reitor é fruto da casa, familia humilde. Jamais estraria na vala comum. Os academicos, professores e servidores da Unemat sabem, do que estou falando. Não sou advogado do Reitor. Longe disso. Uma coisa é certa: Movimento liderado pela Adunemat não se deve confiar. Nasce morto. Embora mexa ali e acolá, com o tempo, e não precisa muito, vai dizer logo quem está com a razão. Em se tratando da UNEMAT, com essa turma da Adunemt eu não ando. Jamais! Prabnes pela entrevista do Reitor. Continue desmascarando essa turma de desocupados que são movidos pela inveja. Eles não tem folha de serviços prestados na comunidade academica que se possa dizer: ó eles estão com a razão. Uma coisa é certa; a UNEMAT já tem maturidade papa passar por essa turbulencias e continuar no rumo certo. Alíás, é uma corrente vento fraco. Serve para conhecer as pessoas. Nesse esses que estão aí eu conheço bem!

  • Paulo - Acadêmico Campus de Cáceres - Hi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olha eu sou acadêmico do curso de história de Cáceres, estou cansado desses disque me disque. Vamos trabalhar professores, funcionários e políticos. Chega ! já ta enjuando. Alexadre César, faz as suas prestações de contas primeiro com TRE, para de ficar atrelado com esse pessoal (Acir e Domingos Sávio) eles só sabem pescar e fazer reuniãozinha debaixo daquelas sombras dos seus respectivos departamentos, famosa caverna do dragão. Acir se vc quer ser reitor, tem que estudar agora, ser pelo menso Doutor, e vc domingos mude de aparencia, dica: tira o bigode, para mudar um pouco de aparencia, se ta muito queimado perante a comunidade acadêmica. Certo ! enquanto eu espero mais qualidade de ensino de voces, porque faz tempo que só enrolam na aula. Certo queridos !
    Enquanto Taisir faz sua parte, mostre que vc nao deve nada para esse povinho pescador.

  • Marcelo Acadêmico | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olha ! meu povo de Sinop, na verdade voces tem é inveja de nós Cacerenses, matogrossenses. Vocês deveriam voltar é para terra de vocês ! né gauchada ! Voltam para lá ! olha que bom (tomar chimarão e assar carne) quer coisa melhor ? É só isso que vcs sabem fazer. Fica na terra dos outros para fazer baderna. Pelo amor de deus.

  • Marcelo Castro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É isso ai profesor Taisir, com muita classe e sabedoria voce colocou o Deputado no seu lugar, e ainda mostrou para meia duzia de pau rodados de Sinop, que essa Unemat ainda tem muita para crescer e que eles não vão atrapalhar.

  • José Rodolfo F. de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou academico do curso de direito de Cáceres, e há dois anos estou envolvido nesta luta por uma Unemat democrática, uma luta pela queda do coronelismo, do feudo no qual a Unemat se transformou. Engraçado é alguns academicos totalmente fora de contexto quererem dar crédito para esta gestão suja e desgastada que é a admistração do sr. Taisir, este mesmo reitor que nunca abriu o dialogo com a comunidade academica, que somente trabalhou na mira do ferrão do Ministério Público, que protelou o tempo que pode para não ocorrer o II Congresso Universitário, e o consuni que aprovou o novo estatuto. Não sou a favor nem contra o sr. deputado, mas que ele ajudou em muita coisa na nossa Universidade, isto é inegavel, tanto que foi quem propos as leis 319,320 e 321.

  • Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se o Taisir realmente não devesse nada prestaria contas e informações sempre qie fosse solicitado...tenho certeza que a MAIORIA dos comentários contra o Alexandre Cesar, contra as cidades do norte e contra esse ou aquele partido são de pessoas mandadas pelo Taisir pra tirar o foco da luta!!! Ele esta destruindo a universidade, a crise que existe nela não é finaceira é de gestão, por conta de uma pessoa incompetente...
    É um só homem, o Taisir, brincando com a cara do povo...e é claro que ele tem protetores pra isso...mas pra quem continua o apoiando: Nunca se iluda!! Vão morrer (politicamente falando) abraçados, no que depender de mim, não se elegem mais pra nada!!! Quer mandar tenha uma universidade particular, pára de brincar com o dinheiro do povo pois ele é ganhado com muito sofrimento!!!

  • Julio - Biologia Cáceres | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Paulo Cesar Montenegro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Deputado Alexandre Cesar é sempre assim, fala bobagens e não tem prova de nada. parabéns ao Reitor Taisir ao dizer que o Alexandre Cesar tem telhado de vidro. ele que vá fazer sua prestação de contas no TRE e não ficar buscando chifre em cabeça de cavalo

  • Joice | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O taisir tem que admitir de uma vez por todas que não tem CAPACIDADE para estar a frente da UNEMAT...quanto ao Deputado Alexandre Cesar, tem feito muito mais pela UNEMAT do que o reitor que esta la dentro e tem coragem de dar a cara pra bater ao defender a instituição!!! Está de parabéns!!! Além disso já ouvi em inúmeras falas dele dizendo que para o bem da UNEMAT, abre mão de brigar por um campus em Cuiaba por enquanto....louvável deputado....com certeza terá meu voto se acaso se candidatar novamente!!!

Prefeito cuiabano vira saco de pancada

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto), que busca a reeleição e havia iniciado a campanha como grande favorito, inclusive com expectativa de ganhar no primeiro turno, se transformou em saco de pancada. Além de Abílio Júnior que o critica e ataca o tempo todo, o que acabou o...

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

Tentativa de ser 1ª prefeita de Barão

margareth munil 400 curtinha   A candidata à prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva (foto), é tão conhecida nas ações conjuntas com o marido nas áreas da saúde e assistência social que está levando para as urnas a combinação do seu...

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...