Últimas

Domingo, 30 de Setembro de 2007, 22h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

VARIEDADES

Reportagem revela Che por detrás do mito

   A Veja desta semana traz uma reportagem especial de 10 páginas sobre Ernesto Guevara Lynch de la Serna, o Che, guerrilheiro esquerdista morto na Bolívia há 40 anos. A revista destaca que, apesar da ruína total do socialismo, a figura de Che permanece intocada no panteão dos mitos. "Para a juventude que quer mudar o mundo, o Che congelado na fotografia tirada por Alberto Korda em 1960, uma das imagens mais reproduzidas de todos os tempos, encarna os ideais de justiça e igualdade. Para os renitentes ideólogos do marxismo, o herói romântico Che é um instrumento facilitador da doutrinação que continuam a fazer em escolas e universidades".

   A reportagem traz comentários polêmicos e, no fundo, desvenda um mito criado pelo sucesso da máquina de propaganda marxista. "O mito é particularmente enganoso por se sustentar no avesso do que o homem foi, pensou e realizou durante sua existência. Incapaz de compreender a vida em uma sociedade aberta e sempre disposto a eliminar a tiros os adversários, mesmo os que vestiam a farda dele". Segundo Veja apurou, Che foi responsável direto pela morte de 49 jovens inexperientes recrutas que faziam o serviço militar obrigatório no Bolívia. Considera que guerrilheiro foi visionário, decerto, um homem feroz que enxergava na violência um fim em si e não apenas um meio para atingir seus objetivos. 

    Clique aqui e veja reprodução da matéria ou aqui (para assinante Veja)

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Juliano Baldassari Junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Boa Noite
    Como sempre perto da data da morte de Che Guevara as discussões a respeito dele fervilham.
    Não preciso mencionar o fato, ja abordado pelo Luciano, do comprometimento da revista Veja, com a elite pseudo-intelectual brasileira e burguesa.
    Vamos nos perguntar: Quem lê a VEJA?A que interesses ela serve?
    Bem a resposta ja é conhecida.
    A mídia, e essa elite brasileira e mundial, adoram rotular o Che de sanguinário, assassino.
    Mas porque nunca fazem reportagens sobre os presidentes da Ditadura Brasileira??
    Ou sobre as bombas de Hiroshima e Nagazaki?
    Ou sobre todas as ações imperialistas, todas comprovadas documentalmente, dos EUA na América Latina, podemos citar várias: Cuba, Guatemala, Costa Rica, Bolívia, Panamá, entre outras!
    Ou sobre a Coréia, um país que foi dividido por intermédio do Tio Sam!
    Ou sobre o Vietnã?
    Ou sobre o Congo??A morte de Lumumba apoiada pela CIA?
    Todas as ditaduras latino americanas financiadas por Washington??
    Bem isso só para começar, poderíamos encher páginas e mais paginas sobre os assassinatos cometidos pelos EUA e aliados?? E porque a VEJA não publica nada??
    Todos os acontecimentos revolucionários são resultado da lei de Newton: Toda a ação gera uma reação! Prático, sem mais argumentos.
    Os povos são explorados e eles respondem. As vezes na mesma moeda, ao exemplo de Che Guevara e Fidel Castro.
    Enfim, a VEJA e seus parceiros, ISTOÉ, Globo, SBT, Band, Jornal "O Globo", a Folha, todos, envergonham o país.
    Mas eles continuam sempre vendendo, pois o seu público, burgueses pseudo-intelectuais brasileiros, são as pessoas que tem poder aquisitivo para comprar revistas e jornais, pois o povo que não tem nem pão na mesa, vai comprar a VEJA na banca??Acho que não!!
    E Che Guevara, nas palavras de Jean Paul Sartre foi "O ser humano mais completo do século XX"
    Não precisamos falar mais nada.
    Obrigado pelo espaço
    Profº Juliano Baldassari Junior

  • vidal | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Che inegavelmente foi um idealista revolucionário que esteve sempre na linha de frente dos combates. Seria uma incoerência dizer q e acabou assassinado e ee

  • Carlos Roberto de Aguiar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nêste final de semana lí a materia da Veja, sôbre o Che Guevara, e o assunto não me trouxe nenhuma informação que já naõ era de meu conhecimento, agora espero que aqueles que carecem de cultura historica, parem de enaltecer um elemento nocivo que foi, como heroi, vestindo camisetas e outros adereços com a famigerada foto do sanguinario, bem como com o pensamento chula atribuido a êle, mais apropriado para um dramalhão de terceira categoria; Deixem somente pessoas sem principios como Maradona que é seu compatriota e Mike tyson com suas tatuagens de mau gosto, e a nossa modelo Gisele a gente perdoa pois além de estar trabalhando, não devia conhecer historia; mas esperamos que não torne no mesmo êrro agora que conhece a verdadeira historia do anti-heroi. Portanto está comprovado que Che Guevara foi um mito, não pelas sua qualidades morais, ou por qualquer façanha, mas sim por fôrça da propaganda castrista apoiada pelos esquerdistas de plantão època, que cultuavam regimes como os da Russia , China e de Cuba, mas nunca se transferiram de mala e cuia para êstes paises. Tomara que venham outras reportagens verdades, esmiuçando mais ainda a vida do vilão Guevara, bem como de guerrilheiros brasileiros, que posam de herois, mas já participaram de varias ações que pereceram inocentes, e até hoje não foram recompensados nem com uma missa siquer.

  • Rafael Damian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    "Portanto está comprovado que Che Guevara foi um mito, não pelas sua qualidades morais, ou por qualquer façanha, mas sim por fôrça da propaganda castrista apoiada pelos esquerdistas de plantão època, que cultuavam regimes como os da Russia , China e de Cuba,"

    Oras, para formar sua opinião bastou uma reportagem da Veja?

    Conhecimentos adquiridos anteriormente por inermédio de pesquisas também?

    Fica uma dicotomia, ou o cidadão é marxista porque só leu doutrina da esquerda acerca do Tchê, ou o considera um comedor de criancinhas, porque leu mídia da direita...e agora, em quem acreditar?

    Acho que esses mitos como são caracterizados realmente não são da forma que dizem ser, agora, desmerecer toda a luta que teve, é um absurdo e uma falta de imparcialidade esdrúxula. Essa opinião omitida pelo nobre colega é por demais parcial e mostra um lado da moeda.

    Defeitos até os mitos tem, não vamos acreditar que uma revolução dos moldes como foi aquele de Cuba poderia ser realizada de forma diferente da que foi.

    Por favor.

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.