Últimas

Terça-Feira, 15 de Maio de 2007, 10h:44 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Resistir à religião

     De olho mais na doutrina católica do que na vida de seus fiéis, o papa Bento 16 tomou pouco conhecimento das sensibilidades locais em sua primeira visita ao Brasil.
     Ratzinger e seu segundo escalão bateram duro na relativa liberalidade moral do país -virtude que nos torna tolerantes com diferentes crenças e comportamentos. E pouco disse sobre a devassidão moral de grupos que impõem a corrupção quase completa aos poderes públicos nacionais -alguns de seus representantes, inclusive, estavam na primeira fila de convidados.
     O papa veio doutrinar o rebanho e pedir regalias para a igreja. Fez bem o presidente Lula, num de seus intervalos de extrema lucidez, ao se opor publicamente e com algum vigor à investida papal. Pouco se discute no místico Brasil sobre as relações entre igreja e Estado, religião e liberdades civis.
     Talvez porque se discuta pouco no Brasil temas que fujam dos jogos da rodada e dos telenovelixos globais.
     É uma discussão muito presente nos EUA -onde a força da fé tornou-se força política- e nas áreas de alguma predominância islâmica -onde o extremismo muçulmano quer retroagir o Estado moderno a um mero serviçal de Deus.
     Esse retorno da fé religiosa à esfera política, como mostram os exemplos acima, assusta e deve ser combatido.
     As religiões devem ser exercidas com total liberdade. Mas sempre respeitando o direito de delas discordarmos. No Brasil, de instituições ainda em consolidação, a luta pela liberdade em relação ao credo religioso alheio deve ser apoiada.
     Um de seus maiores combates é o aborto, e a coragem do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é admirável. Outro, menos evidente, está sendo travado no Supremo Tribunal Federal, sobre a constitucionalidade da Lei de Biossegurança de 2005, que autoriza a pesquisa com células-tronco extraídas de embriões produzidos "in vitro".
     O subprocurador-geral da República Cláudio Fonteles, autor da ação de inconstitucionalidade, disse da geneticista Mayana Zatz, uma das cientistas mais respeitadas do país e defensora da legislação no STF: "A doutora Mayana Zatz, que é o principal elemento de quem pensa diferentemente da gente, tem também uma ótica religiosa, na medida em que ela é judia e não nega o fato".
     Zatz foi precisa na resposta: "Estou triste, porque isso contraria a tradição de tolerância e de respeito à diversidade religiosa que caracterizam este país. Posso garantir que minha defesa da pesquisa com células-tronco embrionárias está longe de ser motivada por razões religiosas. É por meus pacientes, para minorar o sofrimento".
     É essa tolerância que precisa ser defendida, com máximo vigor.

 
Sérgio Malbergier é editor de Dinheiro .

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Cotado à cadeira de desembargador

francisco faiad 400 curtinha   É forte o movimento nos bastidores entre os juristas, dentro e fora da OAB/MT, pela indicação do nome de Francisco Faiad (foto) pela classe Quinto Constitucional à cadeira de desembargador. Bem articulado e com bom conceito no meio jurídico, Faiad foi presidente da OAB/MT por dois...

Pivetta promete permanecer no PDT

allan kardec 400 curtinha   O empresário Otaviano Pivetta, que se tornou o mais badalado nesta fase de pré-campanha ao Senado por causa da grande logística em torno do seu nome, se encontra numa saia-justa. Para líderes do Podemos com os quais passou a ter afinidade política, como os senadores Álvaro Dias e...

Ao Senado, 2 partidos e apoio para EP

elizeu nascimento 400 curtinha   Elizeu Nascimento (foto), terceiro-sargento PM licenciado, não é nada bobo. Ex-vereador pela Capital e no mandato de deputado estadual, Elizeu hoje controla o DC-MT e ainda levou aliados de confiança para o PSL-MT, partido que ainda está ligado ao presidente Bolsonaro e que só de...

Digital de Selma no apoio para Pivetta

olga lustosa curtinha 400   Mesmo com laços antigos de amizade com Otaviano Pivetta, Olga Lustosa, que está se desligando do cargo de assessora do gabinete da senadora cassada Selma Arruda em Brasília, causou aquele climão dentro do Podemos quando apareceu no encontro do PDT, neste sábado. O ato marcou o...

Fritado ao Senado, Galvan deixará PDT

antonio galvan 400 curtinha   Como já esperado, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan (foto), foi mesmo patrolado dentro do PDT estadual na tentativa de concorrer ao Senado na suplementar de abril. Com a decisão oficial do partido de lançar o vice-governador Otaviano Pivetta à disputa, Galvan agora pensa em sair da...

Contratos suspensos de 7 prefeituras

domingos neto 400 curtinha   O conselheiro do TCE-MT, Domingos Neto, determinou, até julgamento do mérito, a suspensão de pagamento por sete prefeituras à Oscip Tupã. Ele é relator de uma representação feita pelo Ministério Público de Contas contra as prefeituras de Vera,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.