Últimas
Quarta-Feira, 25 de Junho de 2008, 14h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Resolução do PT dá autonomia a Portocarrero
Conteúdo da decisão contraria argumentos das direções estadual e municipal
Em mais um capítulo acerca da novela sobre o futuro do PT nas eleições deste ano em Cuiabá, o ex-deputado Gilney Viana garante que a decisão da Comissão Executiva Nacional do PT desfaz o acordo entre PR e PT e dá o poder de decisão ao pré-candidato a prefeito José Afonso Portocarreiro. Este deve atender às executivas estadual e municipal. “Eu defendo a candidatura própria do PT em Cuiabá e Portocarrero foi o candidato escolhido pelas prévias, validade pela Executiva Nacional. Portanto, nada mais justo do que oficializar sua candidatura”, afirma.
Viana garante que apoiaria qualquer outro nome dentro do partido, desde que tivesse saído vencedor das prévias. Militante histórico, o ex-parlamentar revela que a Executiva Estadual, sob Carlos Abicalil, vem fazendo pressão para que Portocarrero renuncie, já que a resolução da Nacional garante ao arquiteto o poder de decisão sobre aceitar ou não a proposta dos diretórios Estadual e Municipal.
Gilnei Viana conta também que antes do encontro estadual do PT, que deveria ter ocorrido no último dia 8, os dirigentes do partido tentaram um acordo com Portocarrero, que não aceitou renunciar sua candidatura e, por isso, o diretório municipal “sabotou” o evento que foi cancelado por falta quórum. Pela resolução baixada pela Executiva Nacional, o presidente do PT e coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral, deputado Ricardo Berzoini, ficará responsável por intermediar a conversação entre Portocarrero e os dirigentes das direções estadual e municipal.
Caso não haja acordo, cabe a Berzoini convocar, de novo, a Executiva Nacional para deliberar em caráter definitivo a tática eleitoral em Cuiabá. Com isso, o candidato Mauro Mendes (PR) continua na indecisão sobre sua vice, já que a ex-deputada Vera Araújo, indicada pelo PT, ainda não pôde ser confirmada na chapa. Se Portocarrero vencer o embate e sair candidato a prefeito pelo PT, o republicano Mendes terá de buscar outra opção para vice. (Alline Marques)
Eis, abaixo, o que traz a resolução da Nacional do PT
"Resolução sobre Cuiabá
Em relação à definição das candidaturas a prefeito e a vice da cidade de Cuiabá (MT), a Comissão Executiva Nacional do PT decide:
1. Estão anuladas as decisões da CEE do PT-MT referentes às candidaturas a prefeito e a vice de Cuiabá;
2. A CEN determina ao candidato do PT em Cuiabá, companheiro José Afonso Botura Portocarrero, que atenda à posição da maioria do PT em Mato Grosso e também em Cuiabá, expressa pelas decisões da CEE e da CEM;
3. A CEN mandata o presidente nacional do PT e coordenador do GTE, Ricardo Berzoini, a acompanhar o processo, devendo convocar a CEN para deliberar em caráter terminativo a tática eleitoral em Cuiabá.
Comissão Executiva Nacional do PT
Brasília, 20 de junho de 2008
Postar um novo comentário
Comentários (8)
-
Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
pENSO QUE SÓ ASSIM PODEREMOS SEUIR EM FRENTE, E JUNTOS GRITAR PARTIDO UNIDO JAMIS SERÁ VENCIDO, O PT É O PARTIDO QUE TEM O RESPEITO DO POVO, QUE TEM UM PRESIDENTE Q
-
HILDA SUZANA VEIGA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
PENSO QUE ASSIM O PT, RESPEITANDO A MILITÂNCIA PETISTA, TERÁ O RESPEITO DO POVO CUIABANO E PODEREMOS DIZER PARTIDO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO. SEM MEDO DE SER FELIZ. ACABARÃO AS FALAS QUE O PT TEM PREÇO EM MT E TODOS DO PARTIDO SERÃO VITORIOSOS POIS ESTARÃO JUNTOS... UMA CIDADE PARECE PEQUENA SE COMPARADA COM UM PAÍS, MAS É MINHA CIDADE, É A SUA CIDADE, QUE COMEÇA A SER FELIZ, OLHO NO OLHO QUEM FALA A VERDADE, PRESTE ATENÇÃO QUE ELE LHE DIZ, SE A VIDA ENSINA EU SOU APRENDIZ, CHEGOU A HORA DE SER FELIZ E A VITÓRIA É DO POVO CUIABANO, OU SERÁ QUE NÃO TER GRANA PESA DENTRO DO PT? A MILITÂNCIA SEMPRE TEVE ORGULHO DE EMPUNHAR SUA BANDEIRA E CERTAMENTE A EMPUNHARÁ AO LADO DE PORTOCARRERO, NAS VILAS, NA PERIFERIA, NOS MOVIMENTOS SOCIAIS...
SIGA FIRME NESTA POSIÇÃO, CARO GILNEY, CUIABÁ CONHECE TUA TÊMPERA ASSIM COMO CONHECE A DE LULA.
HILDA SUZANA VEIGA -
José Luis Gonçalves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Portocarrero é o candidato do PT à prefeitura de Cuiabá, e pronto. Ele venceu as prévias e vem vencendo também os vendilhões do PT, como Abicalil, Alexandre, Verinha e tudo o mais.
-
valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
gostaria de saber quem esta por tras desta mudança de atitude do Porto carreiro. porque ele mesmo folou no bairro pedra 90 que seria o vice do pr e de ultima hora mudou de atitude
-
valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A candidatura do senhor Portocarrero é legitima e significa dizer que o PT de Cuiabá não se curvou aos encanto$ do tal Mauro Mendes,como fez o PMDB,por exemplo.
-
Roberto Barbosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Gilney pra quem so aparece de vez enquanto já está aparessendo demais.
Na boa Gilney vai contar garafinhas, você esta apenas querendo ser o protagonista das discurções com o PR, eu te pergunto quem vai pra campanha com quem desconhece acordo politico e não cumpre nada acordado, e mais qual é dencidade eleitoral do Portocareiro.
Será que não basta as falas que você e o Portocareiro ouviu na CEM: O Sr é candidato do Sr!!
So me resta te mandar um Fado Porto de Maguas
Porto de Mágoas
Dulce Pontes, Leonardo Amuedo / Dulce Pontes
Esperar como quem sonha
um rio a correr,
um lírio aberto a ser na alvorada,
um caminho, uma estrada
para além-mundo.
Querer no silêncio do nada
o sentimento fundo.
Mas no sentimento fundo do som
o mesmo riso, o mesmo pranto,
meu ser em alvoroço
vai navegando as horas, uma a uma...
E as rotas que se perdem sem querer,
se o mar não o quiser,
há sempre o espanto e a espuma.
E as mãos como gazelas, como pombas,
dedilhando a guitarra
com a benção da água.
E o tempo a envolver-se em minhas sombras,
neste amor que me amarra
ao teu porto de mágoas,
ao meu porto de mágoas. -
Manoel de Alcantara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Fico mais feliz agora ao saber que a Enelinda vai poder cantar, dançar e tocar a sua sanfona tranquila e calma p. Porto Carrero. Agora só falta ele nos decepcionar aceitando ser vice do PR, ai já é demais esse papo tá ficando careta. Porto de Carrera neles.
-
Jéssica do Planalto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Valeu Gilney! Vale a pena insistir sim!
A democracia interna do PT foi desrespeitada com a não realização do encontro!
Se queriam uma aliança com outro partido, por que não propuseram em tempo hábil para a devida discussão no coletivo partidário? Agora, a inês é morta e não vale fazer manobra!
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga