Últimas

Domingo, 02 de Dezembro de 2007, 09h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

MEIO AMBIENTE

Revista americana detona o governador Maggi

Adesivo com frase contra ação do Greenpeace e em defesa de Maggi

  Uma reportagem na Virgínia Quaterly Review (VQR), uma das melhores revistas dos Estados Unidos, "detona" o governador mato-grossense Blairo Maggi, tido como imperador da soja. O jornalista americano Pat Joseph traz uma ampla reportagem com o título "Soja na Amazônia". Ele "viaja" pela história e expansão da oleaginosa em território da Amazônia. Considera curiosos personagens como Maggi que, ao mesmo tempo defendem o cultivo, reconhece a necessidade de preservação da floresta.

    O repórter lembra das problemáticas na área ambiental em Mato Grosso e até da prisão do ex-secretário da extinta Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema, hoje Sema), Moacir Pires.

   Pat Joseph apresenta o governador, maior produtor individual de soja do mundo, como destruidor de floresta. Afirma que Maggi "personifica a depravação ecológica muito mais pelo que diz à imprensa internacional do que pelo seu aspecto suíno. Lembra que o governador já havia ganho o prêmio "Motosserra de Ouro", numa votação que envolveu 10.348 pessoas num certame promovido pelo Greenpeace.

   A reportagem está postada em inglês no sítio da VQR, fundada em 1925 na Universidade da Virginia para estimular bons debates e boa literatura. Trata-se de uma das mais conceituadas publicações do país.

    Clique aqui e aqui é confira. É uma pena que está tudo em inglês.

Postar um novo comentário

Comentários (18)

  • Waldo Jaquith | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lamento que só temos o artigo em Inglês em Virginia Quarterly Review. Temos muito poucos leitores no Brasil, e por isso não pode gastar o dinheiro para traduzir a nossa ~ 30 artigos em Português. (Embora fizemos traduzir um artigo em espanhol e Quechua.) Alegra - me que você gostou desse artigo. Talvez você também gostaria "Soy na Amazônia", um outro artigo sobre o Brasil?

    Sinto muito que eu não falam Português -- apenas francês e espanhol -- assim que eu tive de usar o Google Translate aqui. :)

  • joão vicente paranhos lins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O governador que fique bem atento, abra bem os olhos, pois vêm aí nova operação para detonar os atuais gestores da sema, tal os desmandos e as arbitrariedades cometidos. É uma afronta o que está acontecendo na sema, esse daldegan é um molecão, não têm perfil para dirigir nada e muito menos um órgão tão complexo como é a sema. Está esperando o que governador para tomar providências, pois não é possível que o senhor não esteja sabendo das safadezas que estão acontecendo na sema.

  • maria josé alves vasconcelos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou matogrossense, inclusive eleitor do senhor blairo maggi, mas, sinceramente estou muito decepcionado com o segundo mandato do governador. Olha o caso da Sema, tirou o marcos machado, que fez um grande trabalho, reestruturou a secretaria, mas, acabou nomeando para dar continuidade uma pessoa totalmente despreparada, para não dizer, infantil, cheio de milindres e "não me toques", que conseguiu desestimular até mesmo os próprios servidores da sema, muitos inclusive estão pedindo demissão ou afastamento temporário. Não será nenhuma surpresa que na reunião de Bali, na Indonésia, o governador blairo maggi seja vaiado pela sua omissão frente a incompetência dos atuais gestores da sema. Será então um vexame internacional.

  • sandra regina batista | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ISSO É O RESULTADO DOS DESMANDOS NA GESTÃO AMBIENTAL DESTE ESTADO. QUEM MANDA NA SEMA NA GESTÃO MAGGI É BOSAIPO E RIVA, TAÍ O RESULTADO.

  • josé carlos de passos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Depois dessa o que será que o governador blairo maggi vai dizer lá em bali, na reunião sobre mudanças climáticas? Será que ele vai assumir o erro por não ter competência para gerir a gestão ambiental no Estado, ou vai novamente passar a mão na cabeça do seu secretário e fingir que está fazendo todo o possível para reverter os indices alarmantes de desmatamento e queimadas? Ou será que vai se apurar a um relatório fajuto da cpi da assembléia, composto justamente dos deputados que mais estão ganhando com a atual gestão na sema? JUIZO GOVERNADOR, MUITO JUIZO, POIS O POVO NÃO É BOBO E VAI TE JULGAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, AGUARDE!!!

  • ELIFAS JOSE RIBEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pena que tem que ser a imprensa internacional porque a daqui faz "vistas grossa""ovido moucos".

  • Maneporrete | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Tio Sam sob o comando do Gal. Custer fez dos Sioux,Apaches,Navajos,Cherokes etc.,tiro ao alvo,extermínio brutal,crimes estes jamais levados ao tribunal de Haia. Dizímou quase todas as suas florestas,preservando alguns poucos parques que servem de fachada e cartão postal para otário apreciar.Suas colhetadeiras cortam de leste à oeste e neste trageto não encontram nada à não ser trigo soja e milho,os mesmos produtos que eles tanto condenam. Não satisfeitos,suas multinacionais poluem toda a biosfera,sendo eles os maiores emissores de poluentes do planêta.Tal qual a Igreja Católica mata na fogueira milhares,vende indulgências e alguns séculos depois pedem desculpas.

  • Julio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem avisa, amigo é.Agora, aguenta Governador!O senhor precisa mudar sua assessoria. Urgênte.

  • Dito Porrete | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Alegro-me em saber que tenho um parente por ai! É o Manéporrete que aludiu a questão ambiental em Mato Grosso, o procedimento do governador e colocou em dúvida a situação do meio ambiente. Eu diria, para completar que o governador Blairo que desfez da cuiabania e, isso está registrado no Diário de Cuiabá, que tinha aversão aos índios e, isso está registrado nos jornais e, pouco ou quase nada se dispunha a defender o meio ambiente. Ou só meio. Ou só ambiente. É verdade! O Blairo mudou e muito. Virou político de verdade. Um abraço ao Mané Porrete. Meu pai andava muito. Ele era viuvo!

  • lucas goes de figueiredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E o Estado de Mato Grosso vai continuar nas páginas da mídia internacional enquanto o governo insistir em nomear secretários de meio ambiente sem vínculo técnico com área e despreparados emocionalmente para o cargo, como é o caso do daldegan.

Mauro, desgastes e projeto à reeleição

mauro mendes curtinha   Não há como negar que o governo Mauro Mendes (foto) enfrenta forte desgaste por causa das medidas restritivas de combate à Covid e, principalmente, devido à exigência da sociedade de maior investimento e planejamento na Saúde. Por mais que o Executivo divulgue feitos e liste...

Thiago, respaldo da igreja e reeleição

thiago silva _curtinha_400   O deputado estadual Thiago Silva (foto) começa a labuta pela reeleição e não terá uma tarefa fácil pela frente. Thiago faz parte do grupo da Assembleia de Deus, que sempre prioriza o colega de Parlamento Sebastião Rezende, que vai tentar o sexto mandato. Curiosamente,...

2 suplentes já estreiam em Cuiabá

alex rodrigues 400   Com menos de quatro meses de mandato, dois dos 25 vereadores cuiabanos reeleitos no ano passado já pediram licença para abrir espaço a suplentes. Diego Guimarães (Cidadania) se afastou por 30 dias. Em sua cadeira está Maysa Leão, do mesmo partido. Marcrean Santos (PP) pediu afastamento...

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...