Últimas

Terça-Feira, 01 de Setembro de 2009, 19h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CONFRONTO

Riva denuncia Nery e Enock como fantasmas do Senado

José Riva, presidente da AL   Num rompante e de forma totalmente inesperada, o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), aproveitou a sessão noturna desta terça, 1º de setembro, e acusou o que chama de existência de dois funcionários fantasmas no gabinete da senadora Serys Marly (PT), ao se reportagem à matéria veiculada no RDNews em 29 de julho - confira aquia. Segundo ele, o advogado Vilson Nery, do Movimento Cívico de Combate à Corrupção (MCCE) e da ONG Moral, e o jornalista Enock Cavalcanti recebem pelo Senado, mas vivem em Cuiabá.

   Ambos foram chamados pelo presidente da AL de falsos moralistas. Segundo ele, Nery e Enock defendem a moralidade na imprensa mas, por outro lado, receberem dinheiro público sem prestar serviço ao Senado. “Tem um advogado, Vilson Pedro Nery, que escreve artigos moralistas nos jornais e está comendo dinheiro público. Enock Cavalcante, Vilson Nery, tudo funcionário fantasma. O gozado é que alguns setores da imprensa dão espaço para eles, mas deveriam colocar embaixo: funcionário fantasma do gabinete da senadora Serys”, disparou Riva, pré-candidato a senador e disposto a comporar briga com os dois petistas. José Riva demonstrou revolta com as sucessivas críticas de Enock e Vilson ao Poder Legislativo. “Estamos cheios de falsos moralistas que atacam as instituições como se eles fossem os homens mais sérios do mundo. A sociedade precisa saber que está pagando para o senhor Vilson Nery não fazer nada, que está pagando o senhor Enock para ficar num site, enquanto ele deveria estar lá em Brasília”, reclamou o presidente da Assembleia, numa referência ao blog de Enock, chamado "Página do E".

   Desde 2003, Enock ocupa o cargo de servidor comissionado da senadora Serys e recebe salário próximo de R$ 5 mil por mês. Por meio do seu blog, ele faz duras críticas à gestão Riva na Assembleia. Já Vilson Nery foi nomeado como assistente parlamentar a partir de maio de 2007. Os dois transformaram Riva em espécie de "saco de pancada". Costumam lembrar que o deputado do PP respondem a mais de 100 processos na Justiça por atos de improbidade administrativa e, a cada passo do Ministério Público em direção a Riva, Nery e Enock se juntam para disparar a metralhadora verbal contra o parlamentar.

(2/set - às 9h) - Enock diz assessorar Serys "em contato direto" e chama Riva de corrupto

Jornalista Enock Cavalcanti  O jornalista Enock Cavalcanti voltou a atacar o deputado Riva em seu blog, o Página do E. Disse que o presidente da Assembleia "evita falar da grana que teria feito desaparecer, fabricando empresas fantasmas e recolhendo ele mesmo e seus comparsas o dinheiro que a Assembleia pagava a estas empresas". Diz mais: "(...) a quantia desviada calcula-se que seja superior a R$ 120 milhões. Como defesa, Riva usa a velha tática de tentar desqualificar quem trabalha pela revelação de suas pretensas patifarias aos olhos da população", dispara o jornalista.

   Enock confirma que, de fato, integra o quadro de assessores da senadora Serys Marli (PT), assim como o advogado Vilson Nery. Tenta justificar o fato de trabalhar em Cuiabá. "(...) todos os senadores da República têm o direito de manterem um grupo de assessores em seus Estados. Desta forma, a senadora Serys mantém um gabinete parlamentar funcionando em Cuiabá, onde atuam um grupo de assessores, eu e o Vilson Nery entre eles. No meu caso, minha atuação, como pode ser facilmente comprovada, se dá em contato direto com a senadora Serys em Brasília, coletando e fornecendo dados para os pronunciamentos que ela faz no Senado Federal", argumenta Enock. Ele explica que atuou por quatro anos em Brasilia, "com responsabilidades mais amplas" e hoje trabalha em Cuiabá.

(12h) - Em réplica, deputado desafia jornalista a provar desvio de verbas e libera sigilos

   Em nota ao RDNews, o deputado José Riva reafirma que considera Enock Cavalcanti funcionário fantasma do Senado e diz até que a senadora Serys Marli é conivente com o caso, "pois já tem funcionários suficientes em Brasília para lhe oferecer subsídios aos seus pronunciamentos no Senado". O presidente da Assembleia jura que não desviou dinheiro do erário, desafia Enock a provar as acusações e lança espécie de desafio, ao anunciar que coloca à disposição do jornalista os seus sigilos fiscal, telefônico, declaração de Imposto de Renda, enfim, o histórico patrimonial".

     Eis, abaixo, a íntegra da nota de Riva em réplica ao jornalista Enock
    "Caro Romilson,
    Quero aqui fazer um desafio ao jornalista Enock Cavalvanti. Quero que ele prove que desviei, ou autorizei, qualquer tipo de desvio de recursos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Desde já, coloco à disposição dele, como fiz à Justiça, os meus sigilos fiscal, telefônico, imposto de renda e o meu histórico patrimonial. Sinceramente, não tenho tempo para bate-boca e discussões menores, como quer o jornalista Enock. Entendo que ele vive de fazer polêmicas, de tentar destruir reputações para conseguir alguns acessos para o seu blog. Mas preciso continuar a trabalhar em prol de Mato Grosso, viabilizando novas políticas públicas que continuem a beneficiar milhares de famílias.
      No mais, continuo afirmando que Enock Cavalcanti é, sim, “funcionário fantasma” da Serys, pois já recebeu milhares de reais, ao longo de quase 8 anos, sem prestar serviços ao Senado Federal ou à sociedade mato-grossense. Creio, também, que a senadora Serys é conivente com o caso, pois já tem funcionários suficientes em Brasília, para lhe oferecer subsídios aos seus pronunciamentos no Senado Federal. Aliás, servidores de carreira, muito mais qualificados que o jornalista.
      O desafio está lançado. Estou à disposição do senhor Enock."
      Atenciosamente
      Deputado José Riva (PP)
      Presidente da Assembleia Legislativa


(Às 17h50) - Jornalista diz aceitar desafio de Riva e quer acompanhamento da imprensa

    Em tréplica, o polêmico jornalista Enock Cavalcanti anunciou que aceita o desafio lançado pelo presidente da AL, José Riva. Ele pede que o deputado escolha o horário, já na próxima semana, para o encontro com vistas a entregar os documentos pessoais. "Só faço uma exigência: que esses documentos sejam entregues na presença da imprensa", ponderou Enock, que voltou a atacar o parlamentar, para quem cometeu atos de improbidade administrativa. Por outro lado, Riva acusa Enock de atuar como "falso moralista", já que trata-se de um funcionário fantasma do Senado. É lotado no gabinete da senadora Serys Marli (PT).

  Eis a íntegra da nota-tréplica assinada pelo jornalista Enock Cavalcanti
  "Prezado Romilson,
  Desafio evidentemente aceito.  Que o deputado Riva que escolha o horário, na próxima semana,  para este nosso encontro, em que ele me entregará os papéis e documentos que anuncia. Como jornalista e blogueiro, terei novos dados para o trabalho que pretendo continuar desenvolvendo, de cobertura das investigações tão sofridas sobre as fraudes que Riva e os rivaboys tem imposto à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nestes últimos anos, neste que pode ser caracterizado como um dos maiores assaltos aos cofres públicos da história de nosso Estado.
   Evidentemente que o rompante de “coragem” de Riva não engana ninguém. Sua desfaçatez, todavia não haverá de nos calar. Continuaremos acompanhando o trabalho da Policia Estadual, da Policia Fazendária, da Policia Federal e do Ministério Público no sentido documentar toda esta roubalheira. O trabalho desenvolvido por estes organismos de investigação é o trabalho principal, fundamental, que deve contar com o apoio não só meu mas de toda a sociedade. Mas, como jornalista, não posso me furtar diante desta oportunidade de colocar em evidências as tramas deste que é o deputado mais processado de Mato Grosso. Se ele quer me entregar alguns dados sobre suas movimentações financeiras, estarei lá.
   Então, ele que marque o horário na semana que vem, divulgue através do RD News, e eu lá estarei. Claro que não aceitarei participar de nenhum encontro a portas fechadas, mas de um encontro que seja acompanhado, minuto a minuto pela imprensa que se interessar pelo evento."
   Enock Cavalcanti
   Jornalista, titular do blog
www.paginadoe.com.br

 

 -------------------------------------------------------
Clique no play e confira a bronca do presidente da Assembleia

Postar um novo comentário

Comentários (81)

  • jornalista enock alencar | Terça-Feira, 01 de Novembro de 2011, 17h27
    1
    0

    apenas para deixar claro que não se trata do conceituado e respeitado jornalista e radialista enock feitosa de alencar,que há mais de 30 anos presta serviços ´a imprensa brasileira,com resultados digno de um grande homem do jornalismo brasileiro....

  • HÁ EQUIVOCOS QUANTO AO JORNALISTA ENOCK | Segunda-Feira, 29 de Novembro de 2010, 19h04
    0
    0

    HÁ EQUIVOCOS QUANTO AO JORNALISTA ENOCK , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Joemil Santana Prado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    muito me impressiona esta associaçao d jornalista vir com este discurso,querer encobrir o que deveram noticiar.Nao percebi em momento algum alegou nao ter os processos,pura e simplesmente nao aceita que estes dois bate pau que tem a pratica d corrupçao ficar dando uma de moralista;e este outro que diz q o senado pode ter assessor do seu estado,pode sim 02,mas este conceituado site publicou uma lista dos funcionarios da Serys,e tem bem mais que dois aqui d Cba,e vcs nao podemm acusar o Riva d usar o zoneamento,o relator é do PT ! Deixem d hipocrisia,vamos lutar pela MORALIDADE NA TOTALIDADE,NAO PARCIAL como vcs estao se fazendo entender.Deixo aqui meus protestos tanto ao Riva mas principalmente a esta entidade,defender seus pares sim,mas acoberta-los desta pratica é IMPERDOAVEL

  • Orlandir CAvalcante | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bem as criticas vem de uma pessoa com todas as qualidades morais......RIVA, quem não conhece?!

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CLÁSSICA HISTORIA DO SUJO FALANDO DO MAL LAVADO! RIVA TAMBÉM NÃO TEM FANTASMA? ME ENGANA QUE EU GOSTO! ATÉ TU RIVA?

  • Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que bate boca ridículo!

  • Seilia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns Dep. Riva, esses dois são verdadeiro sanguesuga. eles jogam pedra e esquece que tem telhado de vidro.

  • Marcelo Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa prática tem se tornado comum como taxa de zêlo ou prá ser chicote de adversário. Quero lembrar ao Dep RIVA que muitos deputados usam essa prática em troca de apoio político, ex: Em Nortelandia o dep Wagner Ramos e José Domingosempregaram vários em seus gabinetes para apoiarem o candidato Neurilan, inclusive esposa de ex-vice, D. Lourdes Dada, que continuou dona de casa bem assalariada, com direito a festa na assinatura da contratação e filiação; depois das eleições, tchau.
    Dep Riva gostaria de ver um trabalho desses, na nossa Assembléia Legislativa mostrando com transparência o que aconteceu, nos 2 últimos anos, nos 24 gabinetes. Taí nossa sugestão.

  • joanir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O deputado Riva está coberto de razão. Os dois, sendo fatasmas, já é um absurdo. Agora, e principalmente o jornalista Enok é um hipócrita, dissimulado. Porque a hipocrisia é um dos braços da falsidade, assim como a dissimulação. Não entendo como -- e como dissse o Riva -- que jornais de grande porte dão espaço para esse jornalista escrever tanta bobagem e atque as instituições como se fosse uma reserva moral. Parabéns ao RD que revelou esse cenáqrio fatasmagórico. E aplausos do presidente da Assembléia por não deixar se intimidar por um atira a apedra esconde a mão.
    Vamos ver se o Enok no seu bol usa o espaço para desancar a ele próprio.

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    BINHO NÃO TE CONHEÇO, E TE DIGO UMA COISA, VOCE TEM TODA LIBERDADE DO MUNDO EM SER PUXA SACO DO RIVA, POREM AGREDIR MINHA INTELIGÊNCIA, AI JÁ É DEMAIS. TALVES VOCE NÃO QUEIRA SABER, POREM O RIVA SÓ TEM 11O PROCESSOS NAS COSTAS. ELE NUNCA VAI DEIXAR DE SER DEPUTADO ESTADUAL, POIS TEM TODOS OS DEPUTADOS NAS MÃOS! SE UM DIA ELE FOR SENADOR, DEPUTADO FEDERAL OU GOVERNADOR, ELE PERDE A IMUNIDADE. TRADUZINDO ISSO, É CANA, XADRES, CADEIA, SOL NASCER QUADRADO! ELE NÃO PODE FILHO! ACORDA. HOJE SIM ELE MANDA E DESMANDA NA ASSEMBLÉIA, NO MOAGGI. ELE VAI AGITAR MUITO, POREM NA HORA H, SERA NOVAMENTE CANDIDATO A DEP. ESTADUAL E VAI SER ELEITO, POIS MATO GROSSO É CHEIO DE GENTE DO DEU TIPO. POR QUE RECEBE UNS TROCADOS, ACHA E IMAGINA QUE O CABOCLO É UM semi-deus! QUE PENA, QUE DÓ!!!

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.