Últimas

Quarta-Feira, 05 de Setembro de 2007, 08h:16 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

NEGÓCIOS

Riva diz que estudo do MT+20 deve ir para o lixo

Deputado José Riva se irrita com citação de coronelismo e baixa representatividade política de sua região Diagnóstico do governo Maggi cita que na região do deputado impera o coronelismo e não tem representatividade política

   O deputado de quarto mandato José Riva (PP), primeiro-secretário da Assembléia, se irritou com uma observação feita no diagnóstico do Plano de Desenvolvimento MT + 20 e disse que o estudo "cheira sacanagem política" e que, por isso, deveria ser jogado no lixo porque foi mal elaborado. Classificou os que assinam o trabalho de irresponsáveis, retrógrados e atrasados. O diagnóstico do governo Blairo Maggi é dividido em 12 cadernos, cada um com enfoque a uma região geográfica do Estado e com citação de metas nas áreas de saúde, educação, segurança pública e macro-visão do que a população mato-grossense espera para os próximos anos.

    No caso da região do Vale do Arinos, onde concentra-se a principal base eleitoral de Riva, o MT + 20 destaca que a região possui baixa representatividade política e é marcada pelo coronelismo. A mesma referência é feita em relação a Sinop (Nortão). Foi o bastante para o deputado e ex-prefeito de Juara subir  à tribuna na sessão noturna desta segunda (3) para "detonar" o planejamento a longo prazo, sob responsabilidade do secretário de Planejamento, Yênes Magalhães.

    Riva disse se esse tipo de trabalho o prejudica, assim como outras regiões menosprezadas. Observou que está no quarto mandato e sente-se representante do Vale do Arinos, com menos de 30 mil habitantes. Questionou o porquê de outros municípios e/ou regiões não terem recebido o mesmo tratamento, já que não elegeram deputados, como Guarantã do Norte,  Vila Rica e Primavera do Leste.

   "Não aceito isso. Já reclamei para o governador (Blairo Maggi), para o secretário Yênes (Planejamento) e para o Cloves Vettorato (Planejamento Estratégico). Como não obtive resposta, me sinto no direito de falar aqui que isso cheira sacanagem política ou foi mal elaborado e pode ser jogado no lixo". José Riva afirma que a região conta, sim, com representatividade política e nega que impera a política do coronelismo. Para o parlamentar, o governo deve reparar a injustiça que está fazendo com as regiões do Vale do Arinos e com o Nortão, já que, no MT + 20, menospreza Sinop. Sugeriu que o presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo (PR), cobre providências do governador quanto ao diagnóstico que considera mal elaborado.

    Destaque

   Enquanto Riva ataca, o secretário Yênes destaca que o MT + 20 representa o sexto Estado brasileiro a elaborar um planejamento a longo prazo e o primeiro a possuir seu zoneamento sócio-ecológico. O plano foi elaborado em um ano e meio de trabalho de técnicos dos núcleos de planejamento de todos os órgãos governamentais do Estado que realizaram 16 audiências públicas em diferentes regiões.

   O MT + 20 é um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, sendo desenvolvido em três etapas. A primeira vai do período de 2008 a 2011; a segunda, de 2012 a 2015 e, a terceira e última, de 2015 a 2026. Hoje estão em andamento 55 programas previstos no Plano de Desenvolvimento.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só coronélismo não! corrpção,grilagem de terra,pistolagem também tem. Porém tem muita gente boa, que precisa reagír. O parlamentar não é só influente nesta região ele manda no TCE, NA justiça de MT e muito forte no TRE. NA AL o nobre faz oque ele quer, para o bem de MT vamos elege-lo Senador.

  • Pedro Brasil | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esperar o que de uma secretaria que tem o Sr. Yenes de Jesus Magalhães como secretário.
    Ele nunca foi no Vale do Arinos,não conhece nada de planejamento e sobrevive na sombra do poder.
    Acorda Blairo, seu sentimento de pena com este Sr. está lhe custando muito caro

  • Ana Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu não tenho nada contra o vale do Arinos, mas que é inexpressivo, isso é!
    E olha que é até melhor assim porque menos em MT é mais.
    Quanto menos gente, menos "desenvolvimento" melhor para as nossas florestas e para as gerações futuras. O crescimento que o povo de hoje sabe implantar é desastroso. Para crescer e enriquecer 2 ou 3 destroem um patrimonio de toda a humanidade e não têem nem consciência disso.
    Pra eles é normal!
    Agora o Deputado Riva é engraçado!
    Será que acredita ser merecedor dos votos que teve? A situação é tão grotesca que é só estudar os outros colocados para deputado estadual, a diferença de votos é gritante. Riva compra tudo. Voto, liderança, apoio, instituições... Tomara que no futuro ele não se arrependa porque o Poder é fugaz.

  • jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    BOM DIA

    Congratulo-me com o Deputado José Riva, lucido e atuante,não deixa companheiro na mão e avalizou o governo Maggi com mais de 100(cem) cidades nas últimas eleições.
    Merece ser ouvido o Deputado José Riva.

  • MARIO AVELINO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O BLOG do Romilson é interessante, mesmo sendo um sitio tendencioso politicamente e de proteção ao Prefeito Wilson Santos não deixa de abrir oportunidades para acéfalos como JACYARA e GILMAR Bruneto (gauchinho) fazerem comentários que jamais poderiam em algum lugar descente fazer. Todos sabem do respeito e da liderança que o Dep. Riva tem em todo o estado de Mato Grosso, todos também sabem que ele jamais se acovardaria para defender seu povo da mesma forma que faz para defender seus pares de parlamento. O Dep. Riva da mesma forma que outros parlamentares merecem respeito pelo fato de terem sido eleitos pelo povo. Ai vem uns tecnocratas que não tem compromisso com a sociedade criticar quem faz pelo estado. Jamais o governo poderia ter gasto dinheiro público para criticar aqueles que foram eleitos pelo voto popular. (vou mandar para todos que comentaro por saber que não será publicado)

  • Juarez Gonçalves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem deveria ir para o lixo não é o trabalho feito pelo povo, mas sim o trabalho de quem se esconde atras de impunidade ou imunidade parlamentar.
    Este comentario não é agressivo pois esta no mesmo tom do comentário feito pelo deputado em relação ao trabalho do povo. Quero ver se este blog realmente é independente.

  • carlos dinovare | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    " IR PARA O LIXO" como pode um deputado que se diz defender o povo usar esta frase em relação a um trabalho que o povo elaborou? que decpção, isso prova que ele não quer perder mesmo sua imunidade.

  • Juarez Gonçalves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse mario avelino é ridiculo. Puxa saco. Vai ver que ele é um vendedor de calcinhas. Informe-se primeiro antes de comentar os assuntos. Perdeu a chance de ficar quieto e passar por inteligente.

  • Darlene Bastos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que feio...seu mario avelino...no mínimo é um dos 12 universitários do curso de direito pagos pelo dep riva para defende-lo no futuro. é preciso segurar com unhas e dentes a 1a secretaria da AL para não deixar outros parlamentares descobrirem as falcatruas. sou universitária.

  • carlos ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Primeiro:
    Como diz aquele ditado, senhor deputado: "se você veio aqui pra criticar o que já está feito, porque não estava presente na hora de fazer (se é que o sr. sabe fazer algo de bom). Assinado: nós que fizemos (e bem feito) quando ninguém (outro governo) teve a capacidade de fazer.
    Segundo: ô senhor mario avelino... o que o povo daqui tem pelo deputado não é respeito. é medo de sua perseguição e outras cositas mais... Se liga...

Campanha une as primeiras-damas

virginia mendes 400 curtinha   As primeiras-damas Virginia Mendes (foto) e Michelle Bolsonaro, de MT e do país, respectivamente, têm mantido um relacionamento bem estreito no desenvolvimento de projetos e ações sociais. No final de abril, Michelle postou um elogio e divulgou, na sua conta do Instagram, a campanha de...

Se EP recuar, PV lança Stopa a prefeito

justino malheiros 400 curtinha   O ex-presidente da Câmara de Cuiabá e membro do diretório municipal do PV, vereador Justino Malheiros (foto), disse nesta segunda que o partido estará com o prefeito Emanuel Pinheiro até o último momento, apostando no projeto de reeleição do emedebista. Mas,...

Disputa a prefeito e apoio de Sachetti

 luizao_curtinha400   O empresário Luiz Homem de Carvalho, o Luizão (foto), ex-presidente da CDL de Rondonópolis, está mesmo determinado a encarar, pela primeira vez, o teste das urnas para prefeito. E inicia uma oposição dura à gestão Zé do Pátio, que buscará a...

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.