Últimas

Quarta-Feira, 05 de Setembro de 2007, 08h:16 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

NEGÓCIOS

Riva diz que estudo do MT+20 deve ir para o lixo

Deputado José Riva se irrita com citação de coronelismo e baixa representatividade política de sua região Diagnóstico do governo Maggi cita que na região do deputado impera o coronelismo e não tem representatividade política

   O deputado de quarto mandato José Riva (PP), primeiro-secretário da Assembléia, se irritou com uma observação feita no diagnóstico do Plano de Desenvolvimento MT + 20 e disse que o estudo "cheira sacanagem política" e que, por isso, deveria ser jogado no lixo porque foi mal elaborado. Classificou os que assinam o trabalho de irresponsáveis, retrógrados e atrasados. O diagnóstico do governo Blairo Maggi é dividido em 12 cadernos, cada um com enfoque a uma região geográfica do Estado e com citação de metas nas áreas de saúde, educação, segurança pública e macro-visão do que a população mato-grossense espera para os próximos anos.

    No caso da região do Vale do Arinos, onde concentra-se a principal base eleitoral de Riva, o MT + 20 destaca que a região possui baixa representatividade política e é marcada pelo coronelismo. A mesma referência é feita em relação a Sinop (Nortão). Foi o bastante para o deputado e ex-prefeito de Juara subir  à tribuna na sessão noturna desta segunda (3) para "detonar" o planejamento a longo prazo, sob responsabilidade do secretário de Planejamento, Yênes Magalhães.

    Riva disse se esse tipo de trabalho o prejudica, assim como outras regiões menosprezadas. Observou que está no quarto mandato e sente-se representante do Vale do Arinos, com menos de 30 mil habitantes. Questionou o porquê de outros municípios e/ou regiões não terem recebido o mesmo tratamento, já que não elegeram deputados, como Guarantã do Norte,  Vila Rica e Primavera do Leste.

   "Não aceito isso. Já reclamei para o governador (Blairo Maggi), para o secretário Yênes (Planejamento) e para o Cloves Vettorato (Planejamento Estratégico). Como não obtive resposta, me sinto no direito de falar aqui que isso cheira sacanagem política ou foi mal elaborado e pode ser jogado no lixo". José Riva afirma que a região conta, sim, com representatividade política e nega que impera a política do coronelismo. Para o parlamentar, o governo deve reparar a injustiça que está fazendo com as regiões do Vale do Arinos e com o Nortão, já que, no MT + 20, menospreza Sinop. Sugeriu que o presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo (PR), cobre providências do governador quanto ao diagnóstico que considera mal elaborado.

    Destaque

   Enquanto Riva ataca, o secretário Yênes destaca que o MT + 20 representa o sexto Estado brasileiro a elaborar um planejamento a longo prazo e o primeiro a possuir seu zoneamento sócio-ecológico. O plano foi elaborado em um ano e meio de trabalho de técnicos dos núcleos de planejamento de todos os órgãos governamentais do Estado que realizaram 16 audiências públicas em diferentes regiões.

   O MT + 20 é um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, sendo desenvolvido em três etapas. A primeira vai do período de 2008 a 2011; a segunda, de 2012 a 2015 e, a terceira e última, de 2015 a 2026. Hoje estão em andamento 55 programas previstos no Plano de Desenvolvimento.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só coronélismo não! corrpção,grilagem de terra,pistolagem também tem. Porém tem muita gente boa, que precisa reagír. O parlamentar não é só influente nesta região ele manda no TCE, NA justiça de MT e muito forte no TRE. NA AL o nobre faz oque ele quer, para o bem de MT vamos elege-lo Senador.

  • Pedro Brasil | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esperar o que de uma secretaria que tem o Sr. Yenes de Jesus Magalhães como secretário.
    Ele nunca foi no Vale do Arinos,não conhece nada de planejamento e sobrevive na sombra do poder.
    Acorda Blairo, seu sentimento de pena com este Sr. está lhe custando muito caro

  • Ana Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu não tenho nada contra o vale do Arinos, mas que é inexpressivo, isso é!
    E olha que é até melhor assim porque menos em MT é mais.
    Quanto menos gente, menos "desenvolvimento" melhor para as nossas florestas e para as gerações futuras. O crescimento que o povo de hoje sabe implantar é desastroso. Para crescer e enriquecer 2 ou 3 destroem um patrimonio de toda a humanidade e não têem nem consciência disso.
    Pra eles é normal!
    Agora o Deputado Riva é engraçado!
    Será que acredita ser merecedor dos votos que teve? A situação é tão grotesca que é só estudar os outros colocados para deputado estadual, a diferença de votos é gritante. Riva compra tudo. Voto, liderança, apoio, instituições... Tomara que no futuro ele não se arrependa porque o Poder é fugaz.

  • jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    BOM DIA

    Congratulo-me com o Deputado José Riva, lucido e atuante,não deixa companheiro na mão e avalizou o governo Maggi com mais de 100(cem) cidades nas últimas eleições.
    Merece ser ouvido o Deputado José Riva.

  • MARIO AVELINO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O BLOG do Romilson é interessante, mesmo sendo um sitio tendencioso politicamente e de proteção ao Prefeito Wilson Santos não deixa de abrir oportunidades para acéfalos como JACYARA e GILMAR Bruneto (gauchinho) fazerem comentários que jamais poderiam em algum lugar descente fazer. Todos sabem do respeito e da liderança que o Dep. Riva tem em todo o estado de Mato Grosso, todos também sabem que ele jamais se acovardaria para defender seu povo da mesma forma que faz para defender seus pares de parlamento. O Dep. Riva da mesma forma que outros parlamentares merecem respeito pelo fato de terem sido eleitos pelo povo. Ai vem uns tecnocratas que não tem compromisso com a sociedade criticar quem faz pelo estado. Jamais o governo poderia ter gasto dinheiro público para criticar aqueles que foram eleitos pelo voto popular. (vou mandar para todos que comentaro por saber que não será publicado)

  • Juarez Gonçalves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem deveria ir para o lixo não é o trabalho feito pelo povo, mas sim o trabalho de quem se esconde atras de impunidade ou imunidade parlamentar.
    Este comentario não é agressivo pois esta no mesmo tom do comentário feito pelo deputado em relação ao trabalho do povo. Quero ver se este blog realmente é independente.

  • carlos dinovare | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    " IR PARA O LIXO" como pode um deputado que se diz defender o povo usar esta frase em relação a um trabalho que o povo elaborou? que decpção, isso prova que ele não quer perder mesmo sua imunidade.

  • Juarez Gonçalves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse mario avelino é ridiculo. Puxa saco. Vai ver que ele é um vendedor de calcinhas. Informe-se primeiro antes de comentar os assuntos. Perdeu a chance de ficar quieto e passar por inteligente.

  • Darlene Bastos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que feio...seu mario avelino...no mínimo é um dos 12 universitários do curso de direito pagos pelo dep riva para defende-lo no futuro. é preciso segurar com unhas e dentes a 1a secretaria da AL para não deixar outros parlamentares descobrirem as falcatruas. sou universitária.

  • carlos ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Primeiro:
    Como diz aquele ditado, senhor deputado: "se você veio aqui pra criticar o que já está feito, porque não estava presente na hora de fazer (se é que o sr. sabe fazer algo de bom). Assinado: nós que fizemos (e bem feito) quando ninguém (outro governo) teve a capacidade de fazer.
    Segundo: ô senhor mario avelino... o que o povo daqui tem pelo deputado não é respeito. é medo de sua perseguição e outras cositas mais... Se liga...

Ricardo atuando pela reeleição de EP

ricardo adriane 400 curtinha   O ex-vereador Ricardo Adriane (foto), um dos dirigentes do Republicanos da Capital e do quadro de assessores do presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, está fazendo campanha pela reeleição do prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro. Numa reunião ampliada, Ricardo deixou claro que...

Única petista eleita define apoio a EP

edna sampaio 400 curtinha   Única vereadora eleita pelo PT na Capital, a professora Edna Sampaio (foto) resolveu declarar apoio à reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). E mandou mensagens aos servidores públicos, que passarão a ter a petista como espécie de porta-voz na Câmara Municipal....

Batista agora aparece pra pedir voto

joao batista 400 curtinha   Único deputado do Pros com assento na Assembleia e presidente estadual do partido, João Batista (foto) resolveu aparecer nestas eleições em Cuiabá, mas no segundo turno. No primeiro, foi escondido pela candidata do Pros, Gisela Simona, que ficou em terceiro lugar. Nos bastidores,...

Derrotado a vereador se junta a Abílio

elias santos 400   O irmão do deputado estadual Wilson Santos, Elias Santos (foto), que concorreu a vereador por Cuiabá e só conseguiu 1.143 votos, agora faz campanha para Abílio neste segundo turno, no confronto entre o candidato do Podemos e o prefeito Emanuel. Elias estava no PSDB e correu para o DEM do governador...

Surra de votos no prefeito e no irmão

meraldo sa 400 curtinha   Na pequena Acorizal, com menos de seis mil habitantes, o ex-prefeito de dois mandatos, ex-presidente da AMM e ex-deputado estadual Meraldo Figueiredo Sá (foto) garantiu mesmo, nas urnas, o seu retorno ao cargo. Concorrendo pelo PSD e agora sem ajuda do antigo padrinho político José Riva, Meraldo...

Ato de Gisela por Abílio na prefeitura

gisela simona 400 curtinha   Gisela Simona (foto), que agora virou Abílio desde criancinha, mesmo depois de sofrer ataques e críticas deste no 1º turno, convocou correligionários para um "ato contra corrupção", neste domingo, na praça Alencastro, em frente à Prefeitura da Capital. A plateia de...

MAIS LIDAS