Últimas

Sexta-Feira, 26 de Dezembro de 2008, 14h:05 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÂMARA DE CUIABÁ

Riva empurra Deucimar; Lueci perde favoritismo

 O primeiro-secretário da Assembléia, deputado José Riva, cacique do PP, resolveu mergulhar de vez nas articulações de bastidores para eleger presidente da Câmara Municipal de Cuiabá o seu novo afilhado político, vereador Deucimar Silva, que conquistou novo mandato após ser cassado por infidelidade partidária. Ex-DEM, Deucimar está agora no PP. Riva fechou um pacto com os três da bancada do PP (Éverton Pop, Levi de Andrade e Deucimar). Em seguida, conseguiu demover Clovis Hugueney, o Clovito (PTB), do projeto de concorrer à Mesa Diretora e o cooptou para o bloco liderado por Deucimar. Nesse acordão, Clovito entra como primeiro-secretário. O "baixinho" que, aliás, reassume pela quarta vez a presidência do Legislativo mato-grossense a partir de fevereiro, abriu diálogo com quase todos os 19 vereadores que tomam possem em 1º de janeiro. Sua estratégia é garantir a eleição de Deucimar com até 12 dos 19 votos.

  Devido à interferência de Riva, a vereadora Lueci Ramos (PSDB), que já "cantava vitória", agora não tem mais tanta segurança quanto a sua eleição à presidência da Mesa Diretora. Para piorar, o prefeito diplomado para o segundo mandato Wilson Santos também não pede mais voto para Lueci. Nos bastidores, mandou avisar que não vai mais ceder as pressões do ex-deputado e conselheiro do TCE, Humberto Bosaipo, padrinho político da candidata tucana. Santos acabou frustrado por não ter conseguido "emplacar" como candidato à presidência da Câmara o também tucano Edivá Alves, que desistiu diante da dificuldade de atrair aliados.

   Indefinição

   Lueci tem esperança de conquistar a maioria dos votos a partir das articulações do seu padrinho Bosaipo que, ao arrepio da lei, atua como se ainda estivesse na militância política. Já Deucimar colocou em campo o deputado Riva. Em meio a tantas conversações e acordões, hoje, a seis dias da eleição, não é mais possível arriscar que será o sucessor do presidente Lutero Ponce (PMDB), se Lueci ou se Deucimar. Publicamente, cada um se autovaloriza. A tucana garante estar fechada com um grupo de 10 parlamentares. Deucimar vai mais longe: afirma que se eleito com 12 dos 19 votos. A eleição acontece na próxima quinta, 1º de janeiro, logo após a solenidade de posse.

   As bancadas estão rachadas. Em tese, a base do prefeito Santos elegeu 11 parlamentares e deveria estar unida. Na prática, isso não se evidencia. Quanto à eleição da Mesa, que controla um duodécimo mensal de R$ 1,6 milhão, o grupo bate-cabeça. O petebista Clovito, por exemplo, se juntou à oposição. Lueci também fez o mesmo, tanto que atraiu Chico 2000, do PR, para composição da chapa como primeiro-secretário, tudo para cooptar o outro vereador republicano Francisco Vuolo.

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • jô | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    aCHO INTERESSANTE TEM GENTE QUE DIZ QUE LUECI É CONTINUIDADE DE CHICA NUNES E DE LUTERO. PORÉM NÃO VI NINGUÉM FAZENDO CAMPNHA PARA ESCLARECER A POPULÇÃO PARA NÃO VOTAR NELES. DIZEM QUE SÃO PÉSSIMOS PORÉM SÃO ELEITOS COM MAIS DE 5000 VOTOS. OU O POVO NÃO SABEM VOTAR OU SÃO COMPRADOS POIS NÃO É.

  • francenildo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    GRAÇAS À DEUS APARECEU O DEUCIMAR PRÁ PEITAR ESSE POVO QUE NÃO QUER LARGAR O DOCE, FOI CHICA NUNES, LUTERO PONCE,AGORA É A LUECI BOSAIPO, COMO SE A CÂMARA FOSSE UM FEUDO QUE LHES PERTENCE. GRAÇAS A DEUS TAMBÉM DEUCIMAR LEVOU CONSIGO OUTRA PESSOA SÉRIA PRÁ SER O 1º SECRETÁRIO, QUE É O VEREDOR CLÓVIS HUGUENEI, NÃO QUE OS OUTROS NÃO TENHAM CAPACIDADE, ALIÁS O CHICO 2000 TAMBÉM É GENTE BOA, MAS O QUE PEGA PRÁ NÓS SIMPLES MORTAIS E QUE SEMPRE VOTAMOS NA RENOVAÇÃO,FICA CHATO VER O MESMO GRUPO PERPETUANDO-SE NO PODER MUNICIPAL. A SOCIEDADE GANHARÁ COM CERTEZA, SE A VITÓRIA FOR DO VEREADOR DEUCIMAR E DO CLOVITO, SABEM PORQUE ? DE DONA FRANCISCA EMÍLIA PRÁ CÁ SÓ SE FALA DA CÂMARA MUNICIPAL SE FOR PRÁ MOSTRAR ESCÂNDALOS, O ÚLTIMO QUE SAIU AGORA É QUE O SR. LUTERO SÓ VOTA A LOA SE O PREFEITO WS LHE DER DOIS VOTOS, QUE QUE ESSE,XÔMANO E A CIDADE VAI FICAR PARADA POR CAUSA DESSE CIDADÃO...????
    CERTO TÁ O VEREADOR PAULO BORGES JÚNIOR QUE HERDOU DO SEU PAI PAULO BORGES, O CARÁTER DE HOMEM SÉRIO E HONESTO, E, COMO VEREADOR DE 1º MANDATO NÃO SE DEIXAR LEVAR, AINDA MAIS LEMBRANDO QUE EM 1995 O IRMÃO DA CHICA NUNES, EX-VEREADOR ROBERTO NUNES APUNHALOU SEU AMIGO DO BAIRRO POPULAR, AJUDANDO A ELEGER O CARLOS BRITO, PAULO BORGES NÃO ESQUECEU ESSA TRAIÇÃO,E, TEMOS CERTEZA QUE PBJ TAMBÉM NÃO...

  • Maria Eduarda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pelo que se vê a Câmara Municipal se tornou uma extensão da Assembléia Legislativa e do Tribunal de Contas, pois ta aí para todos veem que os dois maiores corruptos de Mato Grosso, mandando e comandando Bosaipo e Riva, pior é que os srs. Vereadores que não possuem personalidades ou é do mesmo nível se apadrinham aos mesmos.

  • Jose C. de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse ver. Deucimar não é o mesmo que apresentou um projeto querendo separar as mulheres dos homens dentro dos onibus, cada um para um lado, tem um outro projeto dele que proibia o atendimento à pessoas de outras cidades de Mato grosso no pronto socorro municipal de Cuiaba, quanto desserviço ao povo cuiabano em vereador,se o mesmo é capaz de apresentar projetos de tamanha irrelevançia será que tem capacidade para comandar uma camara, coitado do povo cuiabano, agora prestem atenção senhores vereadores em quem o senhores votaram, pq o povo esta de olho, não começem os seus mandatos cometendo erros grotescos.

  • Zeca do Coxipó | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Agora quero ver a luta dos dois maiores corruptos e espertos do estado do estado de Mato Grosso, brigando para eleger os seus afilhados como Presidente da Câmara, o que é o poder? os cara se mete em tudo é eleição de AMM, de Câmara e etc...nós cuiabanos exigimos respeito, tanto os Vereadores para com seus eleitores quanto destes dois que já deveriam ter desaparecido do mapa.Chega de corruptos fora

  • Andre Lemos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso mostra a forca e o poder de
    articulacao que o Deputado Riva tem,
    pode falar mal, mas ngm guenta com ele.

  • ailton de moraes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ME DIZEM O QUE ESTES DOIS 9RIVA E BOSAIPO0 TEM QUE TÁ SE METENDO COM A PRESIDENCIA DA CÃMARA DE CUIABÁ? CADA UM FIQUE NA SUA (RIVA CONTINUA ADMINISTRANDO A SUA EMPRESA ASSEMBLÉIA E O BOSAIPO NO TRIBUNAL DE CONTAS) E DEIXEM OSVEREADORES BRIGAREM ENTRE SÍ PARA A ESCOLHA DE SEU PRESIDENTE. NÃO ACHAM QUE É SE METER DEMAIS EM TUDO NESTE ESTADO?

  • GONÇALINA BEIRA RIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSA EELIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CAMARA DE VEREADORES DE CUIABÁ,TRANSFORMOU-SE NESSE FUDUNCIO POR CAUSA DE DUAS MULHERES QUE NÃO HONRAM SUAS SAIAS,CHICA NUNES E LUECI RAMOS ENVERGONHAM AS MULHERES CUIABANAS.

    E DE QUEBRA ENTRAM NO PROCESSO DOIS FORASTEIROS ACUSADOS DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA,PECULATO E DESIVIO DE DINHEIRO PUBLICO EM MAIS DE 60 PROCESSOS CIVEIS E CRIMINAIS.

    O QUE PENSAR DESDE JÁ DESSA MESA QUE SERÁ ELEITA,VAMOS ESCAPAR DO PAÚ E CAIR NO CACETE,NÃO ESCAPATORIA,ESPIÁ AÍ, DE UM LADO RIVA E DE OUTRO BOSAIPO.

    SÓ NÓS RESTA PEDIR A PROTEÇÃO AO BOM JESUS DE CUIABÁ QUE NOS PROTEJA CONTRA ESSA GANG.

  • André Pedro da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bem, não conheço a Lueci Ramos, mas em se trantando de seus adversário: Deucimar e clovito, acredito que a camara estará melhor nas mãos da vereadora, mulher, assistente social, 4º mandatos entre outros.
    Nas mãos do Deucimar e do Clovito, ai a coisa pega. Dois cidadãos de temperamentos mal controlados, ainda mais ao aliar-se ao Carequinha da assembléia.
    Só quem sai perdendo com isso cham-se Wilson Santos, que terá um desafeto, Deucimar, no poder e a população, que não terá certeza para onde a camara vai!
    Wilson Santos, ainda há tempo para consertar este erro!!

  • Aroldo Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Fiquei sabendo que o Pagot e o deputado Percival estão tentando cooptar o vereador Ivan para votar na Lueci. E mais: Lueci esta forçando o prefeito Wilson a deixar sob o comando de Ivan a SMTU. O voto desse vereador parece que vale mais que dos outros ou ele é mais esperto que os demais.

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.