Últimas

Segunda-Feira, 04 de Fevereiro de 2008, 07h:50 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Riva se prepara para voltar à presidência da AL

   Já está tudo combinado entre ao menos 18 dos 24 deputados, inclusive com sete meses de antecedência: José Riva (PP) volta à presidência da Assembléia pela quinta vez (quatro por meio de eleição) e, Sérgio Ricardo (PR), hoje presidente, passa a ser o primeiro-secretário, atual cargo de Riva. Tratam-se das duas funções mais importantes da Mesa Diretora. A eleição acontece em setembro deste ano. A posse, porém, se dará em fevereiro de 2009. Apesar disso, o acordão já está fechado.

    Hoje, dos atuais 24 parlamentares, somente um rejeita à chapa Riva-Sérgio. Trata-se de Otaviano Pivetta (PDT). Nos bastidores, o grupo majoritário contabiliza 18 votos e acha possível chegar a 21, a exemplo da última eleição para o biênio 2007/2008. Sérgio se elegeu presidente da Assembléia, inclusive com chapa única. Ele só não teve apoio de Pivetta, do petista Ságuas Moraes e de Percival Muniz (PPS).

   No final do ano passado, Riva assumiu provisoriamente a presidência da AL porque Sérgio virou governador por quatro dias. Antes, porém, já tinha conduzido por quatro mandatos o legislativo mato-grossense, que terá um orçamento para este ano de R$ 116,2 milhões.

   No biênio 95/96, Riva foi primeiro-secretário, com Gilmar Fabris de presidente. No mandato seguinte (97/98) assumiu a presidência, tendo Romoaldo Júnior na primeira-secretaria. Depois (1999/2000) voltou à presidência, desta vez revezando com Humberto Bosaipo. No biênio seguinte (2001/2002), o deputado progressista reassume a primeira-secretaria, com Bosaipo de presidente.

    No período de 2003 a 2004, Riva retorna ao comando da AL, desta vez com Silval Barbosa (PMDB) primeiro-secretário. Ambos invertem os cargos no biênio 2005/2006. Agora, depois de virar ordenador de despesas de novo no período de 2007/2008, Riva se prepara para reassumir o posto de presidente, com Sérgio Ricardo de primeiro-secretário.

    Assim, desde que chegou ao legislativo, o ex-prefeito de Juara nunca mais deixou a Mesa Diretora, sempre revezando entre a presidência e a primeira-secretaria. Mesmo enfrentando processos na Justiça, Riva se mantém firme no poder. É um exímio articulador político.

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • ANA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ISSO ME DA VONTADE DE VOMITAR, QUE COISA MAIS DITATORIAL É ESSA, COM NOSSO DINHEIRO ELES COMPRAM O QUE E QUEM QUIZER.

    CIDADÃO VAMOS ENCHERGAR UM FUTURO BEM PROXIMO 2010.

  • tiao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    será que ainda não chegou a hora do munisterio publico acabar com isso?

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lamentável. Essa AL é outro encosto. Só projetos medíocres, propostos por Deputados medíocres. Ainda bem que o Blairo veta todos. Aliás, deveriam aprovar uma lei para avaliar a performance dos Deputados. De cada 10 projetos, 10 são vetados. Renovo a pergunta: Prá que serve a AL de MT ? Não vou responder senão o Romilson não publica.

  • Adriano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E assim caminha a humanidade......ops.....nosso Mato Grosso.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • cidadão desesperançado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Valdir voce esta correto na sua opnião eu tbem fiz um comentario sobre o eterno primeiro-secretario-presidente-primeiro-secretario não foi publicado $era porque....

    Eu só fiz uma pergunta!Será que o Riva tem o rabo de todos os deputados presos em suas maõs.......oeu acho que o Rdnews é tão comprometido com este deputado que não tiveram coragem de publicar que o meu comentario tinha sido vetado
    $$$$$erá porque que não publicou
    Romilson publica pelo amor que voce tem pela profissão de jornalista

  • Ze Ronaldo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quando alguem pergunta. Eu digo É BEM MATO GROSSO. Quando será que vamos mudar isso tudo.

  • Olvide Saquetti Franceschetto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só vejo uma saída, para que alguma coisa aconteça: Não votar válido, porque depois que se apegam ao poder, ningúem os tiram de lá.

  • Agnaldo da Silva Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A única constatação que a população matogrossense chega é que ou os demais Deputados Estaduais são incompetentes para exercer a Presidência ou a 1ª Secretária da AL/MT ou são coniventes com a farra com o dinheiro público implantada na AL pelo Deputado Riva. Com a palavra dos demais Deputados.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NA LINHA DE RACIOCINIO QUE VOCES USARAM PARA VETAR O MEU COMENTARIO ACIMA,AS DENUNCIAS DOS CINQUENTAS PROCESSOS E OS OITO CRIMINAIS,DEVERIA SER INCINERADOS,POIS PELO QUE DISSE O DESEMBARGADOR LICINIO O BOSAIPO E CONSEQUENTEMENTE O RIVA SÃO INOCENTES.

    TODO MATO GROSSO ,CONHECE OS METODOS NADA HETERODOXOS DOS SRS.RIVA E BOSAIPO PARA ATINGIREM OS SEUS OBJETIVOS,OU SERÁ QUE O RDNEWS NUNCA OUVIU FALAR DELES.!!!

    ENQUANTO A POPULAÇÃO DE MATO GROSSO,DIGO SEUS ELEITORES NÃO TOMAREM VERGONHA , E NÃO VOTAREM MAIS NESSE TIPO DE CANDIDATOS,VAMOS CONTINUAR SENDO PROTAGONISTAS DESSA OPERA BUFA.

    E VIVA! RIVA PRESIDENTE E SERGIO RICARDO SECRETARIO!!!

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.