Últimas

Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2007, 07h:13 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

Artigo

Rogéria tinha razão

     "O que é menos pedagógico para as nossas crianças: um Renan solto e livre em carne e osso ou uma Rogéria seminua numa fotografia?"

     O leitor há de se lembrar. No mês passado, a Câmara dos Deputados proibiu uma exposição de fotografias em um dos seus salões porque uma das imagens retratava o travesti Rogéria com pêlos pubianos à mostra. A Câmara entendeu que a imagem era inadequada às crianças que, em passeios escolares, costumam visitar o Congresso Nacional. Ao saber da proibição, Rogéria reagiu fazendo uma referência a seus censores parlamentares: "Choquei porque sou honesta".
     Agora, um mês depois, constata-se que o travesti tinha razão. A prova é a absolvição de Renan Calheiros, por 48 votos a 29, de uma acusação com início, meio, fim, indícios, documentos e testemunhos. Enfim, com uma abundância de evidências que constrange até advogado de defesa. A honestidade é a única coisa capaz de chocar 48 senadores.
     O caso Renan e Rogéria soa como nome de dupla sertaneja – não seria impagável assistir à dupla atuando sobre um palco? –, mas é mais que isso. Mesmo sem ser explícito ou ofensivo, o retrato de um travesti seminu não é algo muito apropriado para ser exibido na sede de um Parlamento. Mas é curiosa a moralidade de nossos congressistas. Para eles, Rogéria é um escândalo que não pode ser visto. E Renan, o que é? Para eles, a ambigüidade sexual deseduca – a moral ambígua não. A ameaça aos bons costumes ofende – a ofensa à lei não. Fotos à mostra chocam – roubos à sorrelfa, não.
     É injusto que a infância brasileira, ao ser confrontada com a produção mais recente do Congresso Nacional, tenha de escolher entre fotos de travesti seminu e absolvição de senador mandrake. Mas, como a realidade é incontornável, cabe indagar o que é menos pedagógico para as nossas crianças: um Renan solto e livre em carne e osso ou uma Rogéria em trajes sumários numa fotografia?
     A frase completa de Rogéria, quando lhe censuraram a foto, é a seguinte: "Os brasileiros gostam de mim porque nunca fiquei dentro do armário, nunca neguei que fosse homem, nunca fiz plástica ou escondi a idade. Sou autêntica. Esse pessoal ficou chocado porque sou honesta". Esse pessoal, bem entendido, são os deputados e senadores. Autenticidade e honestidade estão entre valores apreciados por milhões de brasileiros, e, com certeza matemática, pode-se afirmar que nesses milhões não se incluem os 48 de Renan.
     O silêncio que se seguiu à vergonhosa absolvição de Renan – não houve um protesto, uma manifestação, uma passeata, um buzinaço, nada – pode soar aos 48 como um sinal de concórdia ou indiferença, mas tudo leva a crer que se trata mesmo é de exaustão. Ninguém, e o mutismo das ruas é a evidência, espera nada que preste do Senado Federal.
     Os 48, fiéis apenas aos laços mafiosos que conectam interesses de ocasião com moralidade de fancaria, acabaram por dar inestimável e involuntária contribuição ao país e às nossas crianças: deixaram patente que há algo de pornográfico no Congresso Nacional. E não é a foto de Rogéria.

 

André Petry é articulista de Veja

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.