Últimas
Segunda-Feira, 21 de Abril de 2008, 09h:54 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Rondon não trouxe nada de novo, diz historiador
O jovem historiador Lauro Portela recorda, em artigo sob o título "Que país é esse", sobre sua rebeldia recente motivado pelo punk-anarquista e pelas canções de Legião Urbana, convicto de que podia mudar o mundo. Depois, ele avalia a quanto andas a política indigenista e levanta algumas questões polêmicas, como colocar em xeque o projeto ideário do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
"Rondon foi norteado (...) pelo ponto de vista de que os povos indígenas podem ser utilizados como uma maneira de o Estado brasileiro marcar presença na fronteira." Em outro trecho, Lauro Portela completa: "Como se vê, Rondon não trouxe nada de novo. Não foi idéia do militar mato-grossense instalar milhares de quilômetros de linhas telegráficas seguindo a linha de fronteira. Nem foi o marechal o grande herói da obra civilizadora, pois cumpria (e cumpriu muito bem) sua missão determinada por mentes diplomáticas brilhantes como a do Barão do Rio Branco".
Intitulado "Que país é esse - as distâncias entre Rio Branco e o general Pereira", o artigo de Lauro Portela está postado na seção Artigos, logo acima, à esquerda. Confira.
Postar um novo comentário
Comentários (22)
-
jackson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Faz o favor não coleque esse artigo não, poupe seu tempo, esse garoto quer aparecer...
-
JOAO DA SILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
VALEU LAURO ATE QUE ENFIM ALGUEM TE3VE A CORAGEM DE TRATAR SOBRE ESTE TEMA....PARABENS PELA INICIATIVA
-
CARLOS ROBERTOC | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É ISSO AI LAURO, TODOS NÓS TEMOS O SAGRADO DIREITO DE EXPOR NÓSSA VISÃO SOBRE QUALQUER ASSUNTO DE INTERESSE PUBLICO.!
-
Marcelo Ponce | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Que absurdo isso, questionar os feitos de Rondon, devemos sempre exaltar a importancia desse icone em nosso estado, que decepção com o RD NEWS em dar voz a esse cidadão.
-
Sinaira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Caro Romilson,
Acompanho diariamente o seu blog, e hoje realmente fiquei chocada com esse artigo referente ao glorioso Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, pq é muito normal um jovem escrever sandices, pois o mundo esta cada vez mais difícil e concorrido, mas daí o RDNews publicar um artigo desse nivel foi mesmo surpreendente!
Pra quem nao sabe Candido Rondon foi o brasileiro que mais recebeu homenagens no mundo, foi indicado ao Premio Nobel da Paz, tem seu nome num Estado, foi desbravador do interior do país, criou o SPI (Serviço de Proteção ao Índio), bacharel em Ciências Físicas e Naturais, foi professor de Astronomia, Mecânica Racional e Matemática Superior, estabeleceu as ligações telegráficas de Corumbá e Cuiabá com o Paraguai e a Bolívia, foi diretor do Serviço de Proteção aos Índios, foi pacificador dos Botocudo, do Vale do Rio Doce (entre Minas Gerais e Espírito Santo) e pra deixarmos mais orgulhosos ele nasceu aqui MT...na pequena cidade de Mimoso, com origem indigena..conquistou muito e está na História de nosso país..... Meu Deus!!! como gostaria de citar tudo sobre Rondon. Portanto, por favor meu querido jovem historiador leigo no assunto, acesse o google e procure conhecer um pouquinho mais sobre Rondon antes disso.
Vc com certeza nao é matogrossense e diria inclusive que é de outro mundo.
-
Zé Timbó | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse Lauro Portela não é historiador é DÉBIL MENTAL, um forasteiro que não merece acolhida em Mato Grosso. Chega de pessoas como esta que só vêm aqui para se dar bem. Temos nossa história, Rondon é nosso herói, é herói mundial; Não é um zé povinho como este que ceifará o orgulho que temos de RONDON. LAURO VOCÊ EM MATO GROSSO É PERSONA NON GRATA, coloque seu rabinho entre as pernas e xispe daqui.
-
Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Horrível, apesar de bem escrito pelo jovem mestrando, o artigo é horrível, é iconoclasta e anti-nacional ao chocar-se contra a instituição Exército Brasileiro através do marechal Rondon e general Augusto Heleno.
Retire toda a ideologia positivista ou neo-liberal e, ainda assim, restarão dois militares apreciados pelo que são, ou seja, dois brasileiros produtos do seu tempo que vão além do perfil burocrático e se superam, se fazem e se transformam, enfim, são homens decentes e corajosos.
Falar de Rondon talvez não seja difícil, há vários autores apaixonados por suas realizações, como a antropóloga Maria de Fátima ou o arquiteto Portocarreiro. -
Cláudio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ESPERE AI MAIS AFINAL QUEM É ESTE HISTORIADOR???
NUNCA OUVI FALAR DESSE CIDADÃO!!!!
QUESTIONAR O PASSADO DE GLÓRIA DO MAL. CANDIDO RONDON É GOZAR NA NOSSA CARA. PATRONO DAS TELECOMMUNICAÇÕES. SERÁ QUE RONDON RECEBEU ESSE TITULO A TOA.
VAI ESTURADAR HISTÓRIA RAPAZ, E PARE DE CONTAR ESTÓRIA, MEIA PALAVRA PARA UM BOM ENTENDEDOR BASTA. FAZ FAVOR.... -
adildo jacinto de oliveira filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Cuiabá têm hoje em cada esquina uma faculdade. Existe quem ache que isso é muito bom. Bom está sendo para os empresários que ganham muito dinheiro, não contribuem corretamente para com o Fisco e ainda produzem esses tipinhos que chegam em nosso Estado e querem modificar tudo de forma incorreta, inclusive, a História local e nacional, contando estorinhas para se auto-promoverem. Logo, logo, teremos mais um candidato a político que nunca fez nada de útil na vida. Deve ter sido aluno do papagaio.
-
Jovaine | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Caros amigos,
esse tal de Lauro deve ser da protelinha, cria do Juvenal Antena. Quero aqui sugerir ao notável estoriador quando do seu doutorado escrever sobre o Ferraço, Evilázio, ou então Foguinho, só que aí Lauro, já é outra novela.Mais, não tem problema é tudo ficção mesmo, igual ao seu texto.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga