Últimas

Segunda-Feira, 21 de Abril de 2008, 09h:54 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

Artigo

Rondon não trouxe nada de novo, diz historiador

  O jovem historiador Lauro Portela recorda, em artigo sob o título "Que país é esse", sobre sua rebeldia recente motivado pelo punk-anarquista e pelas canções de Legião Urbana, convicto de que podia mudar o mundo. Depois, ele avalia a quanto andas a política indigenista e levanta algumas questões polêmicas, como colocar em xeque o projeto ideário do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

   "Rondon foi norteado (...) pelo ponto de vista de que os povos indígenas podem ser utilizados como uma maneira de o Estado brasileiro marcar presença na fronteira." Em outro trecho, Lauro Portela completa: "Como se vê, Rondon não trouxe nada de novo. Não foi idéia do militar mato-grossense instalar milhares de quilômetros de linhas telegráficas seguindo a linha de fronteira. Nem foi o marechal o grande herói da obra civilizadora, pois cumpria (e cumpriu muito bem) sua missão determinada por mentes diplomáticas brilhantes como a do Barão do Rio Branco".

  Intitulado "Que país é esse - as distâncias entre Rio Branco e o general Pereira", o artigo de Lauro Portela está postado na seção Artigos, logo acima, à esquerda. Confira.

Postar um novo comentário

Comentários (22)

  • jackson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Faz o favor não coleque esse artigo não, poupe seu tempo, esse garoto quer aparecer...

  • JOAO DA SILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VALEU LAURO ATE QUE ENFIM ALGUEM TE3VE A CORAGEM DE TRATAR SOBRE ESTE TEMA....PARABENS PELA INICIATIVA

  • CARLOS ROBERTOC | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É ISSO AI LAURO, TODOS NÓS TEMOS O SAGRADO DIREITO DE EXPOR NÓSSA VISÃO SOBRE QUALQUER ASSUNTO DE INTERESSE PUBLICO.!

  • Marcelo Ponce | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que absurdo isso, questionar os feitos de Rondon, devemos sempre exaltar a importancia desse icone em nosso estado, que decepção com o RD NEWS em dar voz a esse cidadão.

  • Sinaira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson,

    Acompanho diariamente o seu blog, e hoje realmente fiquei chocada com esse artigo referente ao glorioso Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, pq é muito normal um jovem escrever sandices, pois o mundo esta cada vez mais difícil e concorrido, mas daí o RDNews publicar um artigo desse nivel foi mesmo surpreendente!
    Pra quem nao sabe Candido Rondon foi o brasileiro que mais recebeu homenagens no mundo, foi indicado ao Premio Nobel da Paz, tem seu nome num Estado, foi desbravador do interior do país, criou o SPI (Serviço de Proteção ao Índio), bacharel em Ciências Físicas e Naturais, foi professor de Astronomia, Mecânica Racional e Matemática Superior, estabeleceu as ligações telegráficas de Corumbá e Cuiabá com o Paraguai e a Bolívia, foi diretor do Serviço de Proteção aos Índios, foi pacificador dos Botocudo, do Vale do Rio Doce (entre Minas Gerais e Espírito Santo) e pra deixarmos mais orgulhosos ele nasceu aqui MT...na pequena cidade de Mimoso, com origem indigena..conquistou muito e está na História de nosso país..... Meu Deus!!! como gostaria de citar tudo sobre Rondon. Portanto, por favor meu querido jovem historiador leigo no assunto, acesse o google e procure conhecer um pouquinho mais sobre Rondon antes disso.
    Vc com certeza nao é matogrossense e diria inclusive que é de outro mundo.


  • Zé Timbó | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Lauro Portela não é historiador é DÉBIL MENTAL, um forasteiro que não merece acolhida em Mato Grosso. Chega de pessoas como esta que só vêm aqui para se dar bem. Temos nossa história, Rondon é nosso herói, é herói mundial; Não é um zé povinho como este que ceifará o orgulho que temos de RONDON. LAURO VOCÊ EM MATO GROSSO É PERSONA NON GRATA, coloque seu rabinho entre as pernas e xispe daqui.

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Horrível, apesar de bem escrito pelo jovem mestrando, o artigo é horrível, é iconoclasta e anti-nacional ao chocar-se contra a instituição Exército Brasileiro através do marechal Rondon e general Augusto Heleno.

    Retire toda a ideologia positivista ou neo-liberal e, ainda assim, restarão dois militares apreciados pelo que são, ou seja, dois brasileiros produtos do seu tempo que vão além do perfil burocrático e se superam, se fazem e se transformam, enfim, são homens decentes e corajosos.

    Falar de Rondon talvez não seja difícil, há vários autores apaixonados por suas realizações, como a antropóloga Maria de Fátima ou o arquiteto Portocarreiro.

  • Cláudio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESPERE AI MAIS AFINAL QUEM É ESTE HISTORIADOR???
    NUNCA OUVI FALAR DESSE CIDADÃO!!!!

    QUESTIONAR O PASSADO DE GLÓRIA DO MAL. CANDIDO RONDON É GOZAR NA NOSSA CARA. PATRONO DAS TELECOMMUNICAÇÕES. SERÁ QUE RONDON RECEBEU ESSE TITULO A TOA.

    VAI ESTURADAR HISTÓRIA RAPAZ, E PARE DE CONTAR ESTÓRIA, MEIA PALAVRA PARA UM BOM ENTENDEDOR BASTA. FAZ FAVOR....

  • adildo jacinto de oliveira filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cuiabá têm hoje em cada esquina uma faculdade. Existe quem ache que isso é muito bom. Bom está sendo para os empresários que ganham muito dinheiro, não contribuem corretamente para com o Fisco e ainda produzem esses tipinhos que chegam em nosso Estado e querem modificar tudo de forma incorreta, inclusive, a História local e nacional, contando estorinhas para se auto-promoverem. Logo, logo, teremos mais um candidato a político que nunca fez nada de útil na vida. Deve ter sido aluno do papagaio.

  • Jovaine | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caros amigos,

    esse tal de Lauro deve ser da protelinha, cria do Juvenal Antena. Quero aqui sugerir ao notável estoriador quando do seu doutorado escrever sobre o Ferraço, Evilázio, ou então Foguinho, só que aí Lauro, já é outra novela.Mais, não tem problema é tudo ficção mesmo, igual ao seu texto.

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.