Últimas

Quarta-Feira, 08 de Outubro de 2008, 13h:01 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

EMBATE JURÍDICO

Roosivelt deve ficar com vaga de candidato eleito

  O pastor Francisco Washington Barbosa (PRB), eleito vereador por Cuiabá com 2.002 votos pela coligação "Fé e Esperança", corre risco de ficar sem a vaga. Acontece que ele só conseguiu entrar na lista dos 19 parlamentares eleitos graças aos votos de legenda de sua coligação, composta por cinco partidos (PRB, PV, PRP, PSL e PMN), incluindo 5 votos atribuídos a Edito Ulberto de Santana (PV), que faleceu em agosto, durante a campanha eleitoral. Se esses 5 votos forem excluídos, a vaga não pertencerá mais a Barbosa e sim ao primeiro suplente da coligação do PSDB, Rossevelt Coelho, que teve 3.572 votos.

  O PSDB elegeu quatro parlamentares, sendo um na sobra (Lueci Ramos). Pelos cálculos premilinares, a sigla tucana não garantiu a quinta vaga por causa de três votos. A Resolução 22.713 do Tribunal Superior Eleitoral, em seu Artigo 69, diz que "o juiz eleitoral deverá cancelar automaticamente o registro de candidato que venha a renunciar ou falecer". Seria o caso de Edito de Santana, ex-presidente do Sindicato dos Taxistas. Ele foi vítima de infarto e faleceu durante a campanha. Concorria a vereador com o número 43.513. Mesmo falecido, Santana teve 5 votos.

  Nos bastidores, Roosivelt já acionou advogados para ingressar com pedido junto à Justiça Eleitoral, reivindicando a legitimidade da vaga. Nesse caso, ocuparia o lugar do pastor Washington Barbosa que, sem ajuda do coeficiente eleitoral, perderia espaço na composição da nova legislativo na Câmara Municipal.

(Às 19h)Não há risco de perder cadeira, diz Barbosa

  O vereador eleito Francisco Washington Barbosa garantiu, por meio de assessoria, que não há qualquer risco de vir a perder a cadeira conquistada nas urnas. Explica que sua eleição não dependeu de legenda. A coligação garantiu 16.418 votos e a soma da legenda chegou a 17.189 para um coeficiente eleitoral de 15.522 votos.

Postar um novo comentário

Comentários (35)

  • Paola Fernanda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Jhonatan | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mais uma vez, vemos como essa politica é suja, o pastor Washington foi eleito com legitimidade, no PSDB o vereador eden crispitano desistiu da campanha e mesmo assim teve 13 votos.... entao nao tem como esse rossivelt, querer assumir a vaga de quem já foi eleito.

  • Paola | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Roosivelt está dentro do seu direito, c/3572 votos, dignos de mto trabalho e determinação.Acho o candidato deveria ser eleito pelos numeros expressivos de votos e não conforme a sua coligação.

  • Thiago Cunha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SE isso acontecer, será uma baita sacanagem.....
    o pastor ai ja foi eleito.

  • Bethania | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson,

    Quero que envie o meu comentario para o meu email, pois não continha em meu texto palavras ofensivas ou denuncias sem prova, e em nenhum momento ofendi ninguém, que seja retificado tudo que vc colocou no veto da minha mensagem, pois sou uma pessoa idonea, e grande admiradora do RDNEWS

    Deixou o meu PROTESTO registrado.
    ATT.
    Bethania.

  • Daniel Andrade | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quer dizer então, que o RDNEWS não vai se pronunciar, passando a noticia verdadeira, de que o PSDB tambem teve um candidato que decistiu para apoiar o mesmo rossivelt e mesmo assim teve 13 votos, e que isso quer dizer q nao tem fundamento a noticia que o pastor washignton iria perder sua vaga???? Espero que esse RDNEWS seja imparcial.
    Obrigado.

  • Marcus do povo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A lei é clara em caso de desistência se deve ANULAR OS VOTOS o que aconteceu com o SR° EDEN CAPISTRANO, ele desistiu e diga-se de passagem foi para salvar a pele de seu parente hoje no comando do DETRA-MT, os DAS de plantão da prefeitura acham que são donos de Cuiaba, e que as coisas tem que ser e acontecer como eles querem. Esta CHEGANDO AO FIM A MAMATA.

  • Gelton Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    kkkkkkk, desespero total..mesmo sendo afilhado do prefeito nao conseguiu desempenhar o suficiente para se eleger, e brincadeira como existe candidatos pesados com essa tal de Coelho.. por favor meu amigo.. de qualquer forma vc vai mamar mais na prefeitura como ja tem feito.. entao deixa o Pr. trabalhar por seus eleitores da frentinha..que vergonha..companheiro.. seja articulador de outra forma.. e nao querer arrancar aquilo que ja esta posto.. seja politico que da proxima vc ganha.. pq sentado em gabinete e gastando o meu dinheiro na campanha nao te garante a vitoria.. e sim trabalho junto com o povo!!

  • Luiz Rondon de Almeida Correa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Roosivelt,

    A vaga é sua, é justo, tem amparo legal, lute por ela, voce ficou entre os 19 mais votados, tem moral e apoio dos seus mais de 3.500 eleitores para reivindicar diante de uma falha lamentavel da justiça eleitoral ou de quem quer que deixou de oficializar a comunicação do lamentavel passamento do concorrente.Esperamos justiça, a sua equipe merece!

  • Ali Junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lugar de pastor é na igreja rancando dinheiro dos fieis,como pode ser a ganancia ranca de lá e ainda quer rancar na câmara, o Edén abandono a campanha dele mas não protocolou nenhum documento desistindo de sua candidatura, então os votos dele são válidos, não existe trairagem existe legitimidade, Coelho obteve mais voto (muito mais voto) e deve buscar o seu direito se der certo Parabéns, vou dar graças a Deus!

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

Inaugurados 67 km de asfalto da 020

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes (foto) inaugurou nesta 5ª a pavimentação de 67,5 km da MT-020, entre Paranatinga e Canarana. Essa estrada faz parte do pacote de obras que foi retomado e já concluído nesta gestão. Foram investidos R$ 45 milhões do governo estadual. O...

Saggin critica "ditadura" e apoia Raye

paulo raye 400 curtinha   O empresário e advogado Sandro Saggin, que desistiu da candidatura a prefeito de Barra do Garças e agora apoia Paulo Raye (foto), do Pros, explica que em nenhum momento os diretórios estadual e nacional do Podemos, de cujo partido é filiado, encaminharam qualquer orientação aos...

Pode abandona Raye e pune Saggin

sandro saggin curtinha 400   Sandro Saggin (foto) amargou outra derrota em Barra do Garças. Inicialmente, seria candidato a prefeito pelo Podemos. Mas resolveu, por conta própria, levar o partido para uma coligação com partidos de esquerda que lançaram o ex-prefeito Paulo Raye, apoiado pelo PC do B, PT e Pros. A...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.