Últimas

Quinta-Feira, 02 de Abril de 2009, 09h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CONFRONTO

Rosa chama Vilceu de moleque; Santos convoca entrevista

   A relação política entre o prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB) e o governador Blairo Maggi (PR) volta a azedar. Depois de um bate-boca no aeroporto de Brasília entre o procurador-geral do Município, José Antonio Rosa, e o secretário estadual de Infraestrutura Vilceu Marchetti, o prefeito resolveu partir para o confronto. Ele convocou uma entrevista coletiva para às 15h, no subsolo do Palácio Alencastro.

   Santos vai disparar críticas ao governo Maggi. Dirá que a administração estadual, por meio de assessores e principalmente do secretário Vilceu, "está jogando contra Cuiabá". Ele se refere às obras na área de saneamento tocadas com recursos do PAC. Segundo o prefeito, a realidade sobre o que ocorreu nesta quarta, em Brasília, na reunião com técnicos da CGU, da CEF e do Ministério das Cidades, fora distorcida por Vilceu Marchetti, que garantiu que existem 14 irregularidades e que os recursos para execução das obras continuam bloqueados até que a prefeitura resolva o impasse.

   Em meio a versões diferentes, José Rosa se encontrou com Vilceu no aeroporto de Brasília nesta quarta à noite, poucas horas depois da reunião tensa na CGU. Ambos trocaram farpas. José Rosa chegou a chamar o secretário de Infraestrutura de "moleque". Os dois quase foram as vias de fato. Nesta quinta, em entrevista à rádio Cultura, Wilson Santos não mencionou o nome de Vilceu, mas se referiu a um representante do governo do Estado "que está fazendo de tudo para prejudicar Cuiabá com informações distorcidas sobre o andamento das obras do PAC". Ele vai dizer que Vilceu Marchetti saiu frustrado da reunião porque esperava que a CGU fosse tirar da Prefeitura da Capital a atribuição de continuar com as obras e transferí-las para o governo do Estado, o que não aconteceu.

   De todo modo, o prefeito admite que há falhas. Agora, o ajuste nas irregularidades apontadas pela CGU vão ser feitos pela prefeitura, sob fiscalização do próprio Ministério das Cidades. Será feito também espécie de um TAC com as empreiteiras para repactuação de preços.

(Às 12h20) - Procurador-geral confirma divergências com secretário e cobra postura

José Rosa, procurador-geral de Cuiabá  O procurador-geral da Prefeitura de Cuiabá, José Antonio Rosa, confirmou que, de fato, bateu-boca com o secretário Vilceu Marchetti, mas garante que não o chamou de moleque. A discussão se deu no aeroporto de Brasília, quando ambos já estavam na fila para embarcar no avião com destino a Cuiabá. Assim que avistou o secretário de Maggi, José Rosa, na bronca por causa das declarações de Vilceu sobre irregularidades nas obras do PAC na Capital, disparou:
    - Você precisa falar o que, de fato, aconteceu na reunião da CGU, e não ficar falando inverdades!
    Vilceu retrucou, de imediato:
    - Falo o que eu quiser!

    A partir daí, começou um bate-boca, sob olhar de vários passageiros. No mesmo vôo estavam o prefeito Wilson Santos e os secretários municipais de Cuiabá Josué de Souza (Infraestrutura) e João Emanuel, presidente da Agência de Habitação. "Quando eu vi ele (Vilceu), não aguentei e fui questioná-lo sobre o que ele tinha declarado para os sites, mas somos homens públicos e equilibrados", diz José Rosa.

   O procurador-geral disse ter cobrado postura do secretário porque a discussão sobre as problemáticas em torno das obras do PAC deve ser técnica e descambar para a politização. "O Vilceu entrou e saiu calado da reunião. Aliás, a única vez que falou foi para dizer que o dinheiro estava no caixa do Estado. Nem haveria necessidade de declar aquilo. Foi incoveniente. Ele fala de 14 irregularidades médias, graves e gravíssimas e não tem nada disso. Existem, sim, 14 constatações que precisam de adequações e 90% foram resolvidas", garante Rosa. Afirma que, no fundo, são 8 recomendações e, destas, seis são referentes a um assunto: Boletim de Despesas Indiretas (BDI)". 

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • renato polire | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É esees são os secretários e represnetantes de MT.......a Prefeitura esta se vendo obrigada a corrigir os prços para não perder o PAC e ficar desmoralizadas de vez.............isso já esta cheirando superfaturamento......Parece que o secretário de estado e o governo esta certo.........

  • André Luiz Curimbatá | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    É isso mesmo prefeito , a população cuiabana lhe dá o maior apoio, chega de levar no lombo . Agora é funda e pimenta malagueta pra eles . Vamos revelar os nomes desse governo da botina, quem realmente queria azedar PAC pra Cuiabá.
    Nós de Rondonópolis estamos tocendo por Cuiabá e os cuiabanos

  • lucas fedagi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O zé rosa não é santo....o outro tambem não.acho que ambos deveriams ser obesrvados pelo povo e órgãos competentes.........

  • julio cesar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    voces nao conhecem esse vilceu, nos aqui de primavera conhecemos essa peça. isso nao vale o sal da janta. o blairo tem q abrir o olho com eese individuo que so atrapalha o estado e o governo dele.

  • vitor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    vilceu é moleque mesmo. voce esta doido para cuiabá perder o pac seu traira. se isso acontecer voce aguarda seu vilceu pinokio

  • Mara Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Percebe-se que a campanha de 2.010 já está na mídia, ou seja, já começou. Observei durante os debates e embates, que inicialmente a discussão era o PAC, daí resolveram dar uma trégua no PAC e tentaram evidenciar a Saúde Pública de Cuiabá, porém como não deram conta, e a população já está conscientizando de que o Estado necessita fazer a parte dele na Alta Complexidade, construir o Hospital de Referencia, então o Governo agora, resolveu atacar novamente o PAC.
    O Interessante é que onde o PAC está sendo conduzido por prefeitos do PR ou PT, não divulgam os problemas. Por exemplo, em Várzea Grande o problema é sério, e nada o governo contesta (pq será ?). Lá em VG pode até comprar cano furado que tá tudo certo.
    Então percebe-se que as críticas tem cunho eleitoral. Com isso o Governo está olhando para o próprio umbigo, prejudicando a população de Cuiabá.
    Bom, 2010 está bem próximo. Até lá veremos............

  • aroldo leite | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    vc, de Roodonopolis com certeza não conhece o pref. WS loroteiro. este cidadão mente ate dormindo cuidado com ele se vc ama Roond.evite ws. Deus é Fiel prefeito ws. Eu verei pela fé que tenho em Deus a justiça do alto ser feita ou não há Deus de verdade que julga os homens. vc tem filhos e vera a recompença dos mentirosos.

  • benjamin hapicca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É sempre assim, o povo do psdb é só propaganda e markting.
    É lógico q o prefeito tem q demonstrar confiança e tranquilidade, em que pese saber que o problema é sério e que a coisa tá feia.
    Pra esse joguinho dar certo, não podem deixar o Vilceu falar a verdade. Aliás, vão ter q achar um culpado, que com certeza não será o prefeito, já que seu markting é de um homem preparado, apesar de que a prática mostra completamente o inverso.

  • Antonio Carlos Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A verdade é uma só: O prefeito Wilson Pinoquio ja caiu no descredito do povo... tem mentido demais e abandonou a cidade a deus dará ... so pensa em ser governador.
    Um dia fala mal do Blairo Maggi, outro dia fala bem.
    Na minha opinião o prefeito Ws que tem deixar de molecagem.

    Pois não É.

  • GUSTAVO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    HOJE É DIA DE WILSON MENTIRA EU SEI AONDE FOI O DINHEIRO DO PAC ALIAZ TODOS NÓS SABEMOS.... COMO WS GANHOU NEM......PARA PREFEITO DE NOVO, AGORA FICA AI QUERENDO EXPLICAR AONDE COLOCO O DINHEIRO NA CAMPANHA CUIABÁ PARECIA CANTEIRO DE OBRAS E AGORA QUE GANHOU JA FICA PENSANDO EM 2010 ... VAMOS TRABALHAR MINHA AGENTE E PARA DE ENGANAR O POVO WS MENTIRA....

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.