Últimas

Quarta-Feira, 01 de Abril de 2009, 17h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

PAC

Santos afirma ter convencido CGU; Vilceu contesta

   Wilson Santos deixou a reunião com técnicos da Controladoria-Geral da União, da Caixa Econômica e do Ministério das Cidades com o discurso de que todos os questionamentos sobre irregularidades na execução das obras do PAC em Cuiabá foram esclarecidos. Já o secretário de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marchetti, assegura que a história não é bem assim. Garante que foram detectadas 14 irregularidades e que, enquanto a prefeitura não saná-las, todos os pagamentos ficam suspensos. O impasse continua.

  Aos jornalistas, o prefeito da Capital destacou que a CGU ficou de fechar um relatório com algumas sugestões. Assegura que "tudo foi esclarecido". Sobre indícios de sobrepreço, o procurador-geral do Município, José Antonio Rosa, disse que técnicos da própria CGU admitiram que é possível negociar um preço menor na aquisição de tubos de ferro fundido, ou seja, readequar custos para uma maior economia. José Rosa assegura que o preço praticado em Cuiabá está menor do que a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi).

   Santos e seu grupo de assessores acreditam que os pagamentos para continuidade das obras vão ser retomados. Para a Capital mato-grossense, estão previstos R$ 238 milhões em projetos de saneamento em geral. Como a CGU detectou irregularidades, entre elas indícios de superfaturamento, um pagamento acabou sendo extornado sob intervenção da CEF há cerca de 15 dias.

(17h30) - Secretário garante que recursos à Capital continuam bloqueados

Secretário de Infraestrutura Vilceu Marchetti    O secretário estadual de Infraestrutura, Vilceu Marchetti, afirmou que a Controladoria Geral da União (CGU) apontou 14 irregularidades nas obras do PAC em Cuiabá. Dessa forma, os recursos destinados à Capital continuam bloqueados. Segundo Marchetti, o Boletim de Despesas Indiretas (BDI) encontrou diversos itens incorretos, entre os quais vícios em licitação e sobrepreço em todas as obras. "O desbloqueio do dinheiro foi um dos pedidos do prefeito Wilson Santos durante a reunião, mas o pedido foi prontamente negado", garante Vilceu Marchetti, que participou da audiência nesta quarta à tarde, em Brasília. Conforme as regras do PAC, as cidades onde houver irregularidades detectadas ficam impedidas de receber recursos.

   O secretário afirma ainda que as declarações do prefeito tucano segundo as quais todas as irregularidades foram sanadas são inverídicas. "O prefeito Wilson Santos  disse na reunião do dia 20 que estava entregando todos os documentos que comprovavam a resolução das irregularidades apontadas. Até hoje, porém, eles (prefeito e a equipe de assessores) não conseguiram entregá-los".

(Às 17h50) - "PAC continua com prefeitura e Cuiabá recebe da CGU o maior presente"

Prefeito de Cuiabá Wilson Santos  "É o maior presente que Cuiabá poderia receber no seu aniversário (comemorado em 8 de abril)". Foi  o que disse, por telefone, o prefeito Wilson Santos, ao contestar as declarações do secretário estadual de Infraestrutura Vilceu Marchetti e garantir que a CGU autorizou a continuidade das obras e sob a responsabilidade da prefeitura. De acordo com Santos, a maior parte das irregularidades apontadas foram esclarecidas e a CGU fez 11 recomendações, que vão ser tratadas a partir de agora no Ministério das Cidades.

  Wilson Santos não perdeu tempo. Deixou a reunião com técnicos da CGU e da CEF e já foi procurar o ministro das Cidades, Márcio Fortes, que tem como braço-direito o mato-grossense Rodrigo Figueiredo, secretário-executivo da pasta. "Amanhã mesmo a CGU já vai pedir para o Ministério das Cidades apresentar as recomendações. E eu estou aqui no Ministério para dar um abraço no ministro e dizer para ele que vamos ter uma equipe de plantão em Brasília para a gente prestar todos os esclarecimentos", disse o prefeito da Capital.
 
  Wilson Santos voltou a dizer que as obras não serão interrompidas e que fez compromisso com os empresários para concluí-las três meses antes do prazo-limite, que é setembro de 2010. "Agora vai. A CGU deu o aval e vamos cumprir as recomendações", afirma Wilson Santos. Dos R$ 238 milhões previstos para obras de saneamento, nem 10% dos liberados até agora para Cuiabá.

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Ivan Deluqui | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse secretario de infraestrutura do estado esta se mostrando que e o INIMIGO Nº 1 de Cuiabá, não move um dedo para ajudar, mas move a cabeça o corpo a mente para prejudicar aqueles que com o coração e mente aberta acolheu ele e muitos que construiram fortunas em nossa terra, e uma DOR tão grande que nos Cuiabanos sentimos ao dar espaço à estas pessoas, na nossa ingênuidade acolhemos ele e familia dele em nosso berço e o que ele nos da de resposta, isso, não deixando de qualquer maneira um importante investimento como esse vir para nossa cidade, plantando picuinhas na imprensa e forçando os recursos a não vim a Cuiabá.
    Nobre secretario VILCEU MARQUET não seja ingrato com quem lhe deu espaço na politica e empressarial, se você tiver um pouco de respeito com a Cuiabania pare de perturbar-nos e o minimo que pedimos para VOSSA EXCÊLENCIA.

  • Igor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Wilson pinoquio acha que o CGU acredita nas sua mentiras e falcatruas, só nos acreditamos e deu nisso um abandono total. mas havera mais eleiçoes por aí.

  • cristiano Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pura politicagem!!! Quando o lula diz que esses brancos de olhos azuis só atrapalham, tem razao.

  • Marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cada cidade tem o prefeito que merece... Sinceramente... esse Wilson Santos não vale um piqui ruido. E ainda quer ser governador do estado. Ora bolas... vai catar conquinha no rio Cuiabá. Pinóquio.

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É terrivel o genio vingativo e belicoso deste secretário da SINFRA, todos estão em busca de trazer para Cuiabá o término das obras do PAC 1 e 2 , o que possibilitará uma nova possibilidade de Cuiabá poder ter uma infra estrutura perfeita, com toda a rede de esgoto sendo implantada, dentro dos aspectos legais dos editais normativos da feitura de obras.
    E SUA EXCELENCIA O SECRETÁRIO, sempre querendo morder e maltratar o pessoal da prefeitura de Cuiabá, parece que não esquecendo do palanque da ultima eleição.
    Esta violencia no secretário deve ser coisa normal, porem não é de bom tom no trato das coisas publicas.
    Gostaria de pedir que o secretário se mirase na elegancia, capacidade, simpatia e bom senso da Dr.ELIANA RONDON, Presidente da Sanecap, que é a pessoa que tem que aturar o mau humor constante do senhor secretário, e o faz de uma forma que encanta a todos que observam os seus refinados modos.
    Ainda bem que Eliana não é Antero,rs,rs...

  • MANE PORRETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSE W.SANTOS ENGANA TODO MUNDO, O PAC ESTA EMPACADO TEM Q FALAR VERDADE SE ESTA SUPERFATURADO TODO MUNDO SABE. E BOM QUE OS VEREADORES DE CUIABA PEÇAM COM URGENCIA UMA C P I ; E UMA BOA MIDIA ; VAMOS VER SE ALGUEM TEM PEITO; E MAIS BONITO MQ BRIGAREM ENTRE SI. NAO E MEU POVAO. FUI

  • Catarino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É bom seu Vilceu Marchetti, cuidar do seu coração, se nao ele pode lhe levar novamente para a UTI, eu vou fazer a minha parte vou botar o teu nome na boca do sapo.

  • chicaõ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    como esse vilceu mintira torce e trabalha contra cuiaba. alias esse sujeito so sabe fazer isso , e viver mentindo. nos temos que unir os dicursos e forças em prol de cuiaba secretariozinho de mentira. acorda.

  • Gaudério Bombacha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Primeiro,Sr Cristiano: O Lula fala de gringo: o Sr fala de pau rodado que é Wilson Santos (cidadão de Dracena/SP).São dois preconceitos sim, mas diferentes, entendes?
    Segundo,Dona Jaciara: o gaúcho Marchetti ,é como qualquer cidadão de berço; não gosta de que mintam na sua frente ou pior, pelas costas.Pois se ele esteve em Brasília acompanhando a embromação de Wilson e seu séquito de assessoresque ficaram por lá pra continuar na enrrolação.
    Aqui,Wilson diz outra estória à mídia ame$trada do jornalismo declaratório.
    Por outro lado concordo com vossa opinião sobrew Eliane Rondon: mui simpática e competente, mas não pode fazer milagre ( por exemplo, salvar gestores incompetentes)

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É lamentavél e impressionante a persiguição praticada pelo governo de Matogrosso contra a sua capital.Esta é a maior contribuinte da arrecadação total do Estado,é nela que se concentra a maioria aboluta dos atendimentos médicos de todos os tipos,é dela que saem as maiores receitas para órgãos como detran,por exemplo,sem nenhuma contra partida.Infelizmente,políticos reprovados pelos cuiabanos com a mídia na mão protejem secretários como esse Vilceu Marchtti,como podemos observar no programa do Roberto Rodízio França,por exemplo.A verdade tarda mas não falha,vá em frente prefeito Wilson Santos,São Benedito está com você.

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.