Últimas

Sexta-Feira, 04 de Setembro de 2009, 11h:14 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RUMO A 2010

Santos assina carta-compromisso liberando Chica do PSDB


Wilson Santos, presidente do PSDB, quer dispensar Chica Nunes, o que enfraquece a chapa de deputado

  O presidente regional do PSDB, prefeito cuiabano Wilson Santos, resolveu seguir a lição do DEM. Está decidido a assinar, ainda nesta sexta (4), uma carta-compromisso, liberando a deputada estadual Chica Nunes da filiação, ou seja, dando a ela carta-branca para deixar a agremiação tucana, sem a preocupação de vir a ser acionada na Justiça pelo partido com vistas a cassá-la com base da regra  pró-fidelidade, instituída pelo TSE desde março de 2007. Resta saber se suplentes, como Carlos Avalone, terão o mesmo despreendimento, já que uma eventual cassação de Chica o contemplaria com a vaga na Assembleia.

   Primeiro, a cúpula do DEM, incentivada pelos irmãos Júlio e Jayme Campos, aceitou a proposta do deputado Wallace Guimarães de sair da legenda, sem correr o risco de enfrentar processo de cassação. Wallace avalia a ideia e a tendência é de se desfiliar e buscar outra sigla rumo a novo mandato. O deputado enfrenta divergências internas desde 2004, quando estava no velho PFL, que se transformou no Democratas. Os conflitos ganharam clima de guerra no pleito do ano passado, quando Wallace, após processo de "fritura", apoiou o projeto de reeleição do hoje prefeito Murilo Domingos (PR), em detrimento do colega de partido, ex-governador Júlio Campos.

  No PSDB, Chica enfrenta a mesma situação. Como acabou se envolvendo em escândalo enquanto presidente da Câmara Municipal, cuja gestão é acusada de promover rombo superior a R$ 6 milhões, alguns membros da cúpula entendem que a saída da parlamentar deixaria o partido menos desgastado. O problema é que, mesmo enfrentando processo na Justiça e críticas ferrenhas na imprensa diariamente, Chica conseguiu construir uma base sólida, principalmente na Baixada Cuiabana. Dessa forma, sua desfiliação acaba por enfraquecer eleitoralmente a chapa de pré-candidatos proporcionais. Hoje, o PSDB conta apenas com 20 virtuais candidatos a estadual. O nome mais forte, em tese, é do já deputado Guilherme Maluf.

   Mesmo com a decisão da Comissão de Ética de arquivar o processo contra a deputada por causa das denúncias de atos de improbidade administrativa, o prefeito Santos, enquanto dirigente da agremiação tucana, decidiu tirá-la do tucanato. No fundo, não quer respingo do desgaste de Chica à sua imagem enquanto pré-candidato a governador. O curioso é que o PSDB, que já foi o maior partido do Estado em número de ocupantes de cargos eletivos, começa a fazer campanha por novas filiações e, ao mesmo tempo, busca desfazer de quadros eleitoralmente importantes. Para se ter ideia, de dois deputados na Assembleia, com a provável saída de Chica, o partido passa a contar somente com o médico e empresário Maluf. (Romilson Dourado)

(17h) -
Militantes tucanos demonstram descontentamento com decisão de Santos 

   Militantes do PSDB estão revoltados com a possibilidade do presidente regional da legenda, Wilson Santos, “liberar” a deputada Chica Nunes a se filiar em outra agremiação e não cobrar na Justiça o cargo dela na Assembleia. “O mandato é do partido, pois a Chica não foi eleita sozinha. Se a lei fala que é proibido, quem somos nós para questionar”, avaliou Luiz Arthur Ribeiro, o Luluca, secretário-geral da Juventude Tucana e sobrinho do ex-governador Dante de Oliveira (1995/2002).

   O movimento fará uma reunião na próxima semana, após o feriado de 07 de setembro, para discutir as medidas que serão tomadas. “Se isso realmente for verdade, vamos conversar com o Wilson Santos e com a deputada, pois esta é uma decisão que precisa ser tomada pela executiva estadual e não apenas pelo presidente”. Ele reclamou que os militantes não foram comunicados da decisão. “Se realmente for verdade, vamos nos posicionar contra. A cadeira na Assembleia é do partido e temos que ter respeito com os suplentes”.

   Informações de bastidores apontam que a deputada está desesperada. Na última semana, o diretório estadual do PSDB agendou para outubro a escolha do presidente da Comissão de Ética. Com isso, deverão ser retomadas as diligências do processo de expulsão dela do partido. Se for obrigada a sair do PSDB depois de outubro, Chica não terá tempo de se filiar em outra legenda para concorrer à reeleição, sem incorrer em infidelidade partidária. Só pode disputar cargo eletivo quem estiver filiado há mais de um ano em alguma legenda. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (20)

  • carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Luciano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até que fim alguem ai no PSDB pensou, as leis são de ultima como sempre, os partidos nunca dão dinheiro, ou qualquer ajuda para candidato nenhum fazer campanha, alias só para os cabeções, então o mandato nunca deveria ser do partido, quer levar sem merecer, essa é demais.
    Tá igual o Avalanche, quer mandato sem merecer, vai se eleger, vai.....

  • Zequinha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Engraçado, tudo isso vem acontecendo a tempo, so agora o PSDB acordou para os fatos que estão desgastando o partido; Se o PAC não é um desgaste, então o que é ? Isso tudo é substimar o eleitorado cuiabano com mentiras e obras que não consegue realizar. Afinal o ETA tijucal, eta rodoanel, eta aveinida das torres não esta pronto, espero que o ETA Pronto Socorro no tenha as portas fechadas para reforma; ETA PSDB, Eta WS, ETA Chica.

  • Rodrigo Pinheiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns Wilson. Finalmente uma decisão acertada como presidente do PSDB. Chica que fique perto de seus pares. Uma sugestão, que ela vá para o PP, lá vai encontrar muitos colegas.

    Agora só falta Guilherme Maluf, faça a mesma coisa com ele, por favor Wilson.

    Não adianta cobrar ética no Congresso (como o PSDB faz) e não praticar nas bases.

    Maluf e Chica nunca foram tucanos. Nunca representaram os ideais e os interesses do partido na AL. Mesmo que o PSDB fique sem deputado, é melhor assim. Já não tínhamos de qualquer jeito.

    O PSDB estará melhor. Parabéns mais uma vez, Wilson.

    Adeus Chica!


  • johão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    WS por favor não libera a Chica, ela vai fazer falta em nossa campanha.
    É hora de somar e não subtrair ou dividir.
    Não cometa este erro, deixa a chica, deixa.

  • Enio de Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PSDB não vai ter legenda para deputado estadual porque este partido tem um grande nome chamado Pinóquio e uma vanderleia vamos embora Guilherme , vamos pro PFL partino no qual vc nunca deveria ter saido.

  • José Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • SAMIR | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PREFEITO DEMOROU PARA PERCEBER QUE ESTAR AO LADO DA CHICA NUNES SÓ TEM MALEFÍCIOS!

    CHICA NUNES, LUTERO, RALF, LINO ROSSI, FABRIS, MAKSUÊS É PRA ACABAR QUALQUER MORAL...

  • eduardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns Wilson Santos pela sábia decisão, se por um lado não se pode impedir que a chica nunes tome o rumo que desejar na politica, por outro lado, militância ética e social democrata do psdb agradece se esta senhora sai-se já, pois como dizia jean- françois Nos partidos custa-se mais a conviver com os que deles fazem parte do que a agir contra os que a eles se opõem. Neste momento que antecede o processo eleitoral para o governo do estado é preciso implementar duas ações estratégicas: a primeira, é a de elaborar um plano de desenvolvimento sustentável para o Estado, que faça distribuição de renda e gere mais empregos, com capacitação da força de trabalho, mas, com amparo de uma consistênte politica social estruturalista, e não apenas compensatória, como vêm fazendo tantos o governo federal quanto o estadual.
    e a segunda ação é a de formação de quadros politicos conscientes, éticos e com princípios de moralidade pública, ou seja, formar militantes que possam compreender a realidade com massa crítica, como também, contribuir no processo de governar tanto para elaborar como para avançar nas diversas politicas públicas de governo, buscando sempre a superação, a transformação da realidade vigente. vejo que a saída da chica nunes, e possivelmente de outros, pode ser o momento propicio para implantar essa concepção filosófica de revigoração partidária, ainda mais sabendo da grande perspectiva de poder para 2010 e devemos estar preparados para superar tais desafios com probidade e eficiência.

  • Alessandre Ferreira C. da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A vereadora de Poconé Cornelia Falcão, está também aguardando essa carta para sair do partido do PSDB e ir para o PP do Riva, pois o marido dela que não tem mais mandato já filiou no PP, num ato recentemente aqui em Poconé, com a presença de Riva. Libera logo esse povinho Wilson. Eles só não foram segundo eles mesmos, comedo de perder o mandato. Pele que tudo endica o PP no final vai acabar lhe apoiando para governador, caso contrátio nada muda, pois as pesquisas estão mostrando claramente, principalmente aqui em Poconé, o povo coloca o cadidato/nome acima dq qualquer coisa, partido está em segundo plano para o povo.

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.