Últimas

Sábado, 06 de Setembro de 2008, 08h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

RUMO ÀS URNAS

Santos chega a 44%; Rabello, 22; Mendes, 18%

 A 30 dia das eleições, o prefeito Wilson Santos amplia a vantagem e já aparece com 44,7% das intenções de voto, um crescimento de 3 pontos percentuais na última semana. É o que revela o instituto Mark, nesta quinta rodada feita após as convenções partidárias de julho. Desta vez, a amostragem em 107 bairros foi realizada na quarta e quinta-feira, dias 3 e 4. O tucano subiu de 41,3% para 44,7%. Considerando os votos válidos a partir do percentual de hoje, conforme detectou a Mark, o tucano estaria próximo de ganhar no primeiro turno, mesmo não tendo 50% das intenções de voto.

  O segundo colocado na corrida ao Palácio Alencastro é o ex-deputado e apresentador de TV Walter Rabello, do PP. Seu nome é o preferido, conforme a pesquisa estimulada, por 22,8% dos cuiabanos, uma diferença de 21,9 pontos percentuais sobre o prefeito. O progessista perdeu 2 pontos em uma semana. Antes estava com 24,1% e, agora, com 22,8%.

  O candidato do PR do governador Blairo Maggi, empresário Mauro Mendes, esbarrou na terceira colocação. Ele ganhou 3 pontos nesse interím, saindo de 15,6% para 18,9%. Já o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) continua despencando. Caiu de 4% para 2,7%. O desempenho nas intenções de voto do candidato do Psol, Procurador Mauro, é similar. Ele segura a lanterna, agora com menos de 1%.

  Nesta pesquisa estimulada - quando o entrevistado escolhe o candidato de preferência com auxílio de uma listagem com o nome dos concorrentes -, o universo de indecisos é de 7,3%. Já 2,7% preferem votar em branco ou anular o voto a escolher um dos cinco candidatos à Prefeitura da Capital.

   O instituto Mark ouviu 1.062 eleitores. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob Protocolo 10436/2008.

  Estratificação

  Dos eleitores cuiabanos entrevistados, 52,2% são do sexo feminino e, 47,8%, do masculino. Todos residem na zona urbana. Quanto à idade, 25,3% estão na faixa de 25 a 34 anos, 21,8% (35 a 44), 20,6% (45 a 59), 18,1% (18 a 24), 11,1% (acima de 60 anos), enquanto 3,1% possuem entre 16 e 17 anos de idade. Sobre a escolaridade, 31,4% revelaram ter o ensino médio completo e/ou superior incompleto; 25,7% (1º grau completo e/ou ensino médio incompleto); 22,2% (primário e/ou 1º grau incompleto); 14,6% (analfabetos e/ou primário incompleto); e 6,1% (superior completo).

  A Mark detectou que 52,1% dos que emitiram opinião ganham de 1 a 5 salários mínimos; 25,7% recebem apenas um salário; 15,7% (5 a 10); e 2,4% (mais de 20 salários). O trabalho de campo abrangeu 107 bairros. Eis a relação abaixo.

Postar um novo comentário

Comentários (30)

  • Dirceu Alvarenga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como torço pele reeleição de Wilson Santos, apesar de ter curiosidade de ver como Mauro Mendes administraria Cuiabá, os resultados dessa pesquisa estão ótimos.

    Só tem um problema:

    Pra mim este instituto não tem nenhuma credibilidade.

  • Digão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se essas pesquisas refletirem a realidade temos algo difícil de ser entendido em Cuiabá. Uma população que sobrevive a um mandato pífio, de promessas não cumpridas ainda querem mais outro mandato ?!?!

    Só para lembrar: esse atual prefeito tentou na surdina aumentar a tarifa de água, IPTU, passagem de ônibus, tentou acabar com o passe livre, disse que iria implantar CEM PSF e não implantou 10 (o estranho é que sua propaganda política diz que aumentou 117%. Esse tipo de propaganda é enganosa, típica desse sujeito).

    Como disse a Terezinha Maggi, o Wilson Santos ficou na sombra do Governo Federal. Tudo que aconteceu em Cuiabá: reforma da beira-rio, início da construção da AV das Torres, asfaltos em bairros, etc., foram obras realizadas pelo Governo do Estado e pelo Governo Lula. O Prefeito de forma anti-ética apenas tomou para si a inauguração das obras.

    Nós cidadão consciente temos que aprender a votar, principalmente naqueles que querem ser reeleitos. Peguem o programa de governo, as promessas da campanha passada do atual prefeito. A decepção é grande. Por isso que depende de marqueteiros profissionais para arrumar sua imagem, pois se tivesse feito uma gestão transparente, que demonstrasse desenvolvimento para a cidade, estaria reeleito. Agora é preciso continuar com as mentiras para tentar alcançar tal façanha.

  • Nascimento | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é quem vem caindo pelas tabelas é walter rabelo, mauro mendes só crescendo nas pesquisas. porém, agora resta sabe quem o walter e seu grupo vai apoiar no segundo turno, se é que tem.

  • TEREZINHA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    agora me respondam com siceridade vcs acreditam nessas pesquizas?isso só pode ser uma piada dizer que esse promete e não cumpre, está com essa frente toda hahaha só rindo. com pesquiza ou sem pesquiza, eu votoWALTER RABELLO, sabem porque? porque eu não preciso de ficar puxando saco de politico, pra conseguir empreguinho e mamar nas tetas da prefeitura. meu voto é expontânio por pura admiração

  • joana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nao acredito ainda como a populaçao que reeleger um candidato que apenas promete e mente para o povo, alem de tudo é o candidato nessa eleição que mais foi punido por irregularidades na campanha cade a populaçõa que encherga isso???
    vamos votar conciente!

  • Carlos Augusto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só uma pergunta para o Digão...será que o presidente e o governador...estão tirando dinheiro do bolso deles pra ajudar Cuiabá??? ou é obrigação deles repassarem os recursos que Cuiabá tem direito...com os impostos que pagamos???perguntar não ofende...viu!!!

    Abraço meu filho...e ñ se chatei que acaba no 1º turno...

  • Jonas Rezende | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso é uma vergonha, nao tem cabimento todo mundo fala mal do Wilson e ele ai em primeiro lugar, essas pesquisas sao tudo comprada, e quem é esse Mauro Mendes, nao deve ter nem 10% dos votos, isso foi tudo comprado, e como q pode o dono desse site ter coragem de colocaressa pesquisa ai no site.

  • Anonimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    tenho que rir do Procurador Mauro, só o Pop tem 3 vezes mais voto que ele

  • AFONSO DE OLIVEIRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESPERO, WALTER RABELO QUE VOCÊ ESCOLHE O MELHOR CANDIDATO PARA APOIAR NO SEGUNDO TURNO. CHEGOU A HORA DE MOSTRAR SER INTELIGENTE, E APOIAR O MELHOR PARA CUIABÁ.

  • Digão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Perguntou respondo:
    É óbvio que o dinheiro sai dos impostos que a população paga, agora é que é questionável sobre a prisma da ética é um sujeito ficar quatro anos no poder, tendo tanto recurso, tanto federal quanto do estado e fazer tão pouco por uma cidade. Daqui alguns anos arrependeremos amargarmente em deixar que nossas emoções superem a razão na hora do voto.

    Queremos uma Cuiabá melhor. O atual teve sua chance e demonstrou que não tem as mínimas condições para gerir uma cidade. Se querem mais quatro anos, fazer o quê ? Paguem o preço depois.

Pode abandona Raye e pune Saggin

sandro saggin curtinha 400   Sandro Saggin (foto) amargou outra derrota em Barra do Garças. Inicialmente, seria candidato a prefeito pelo Podemos. Mas resolveu, por conta própria, levar o partido para uma coligação com partidos de esquerda que lançaram o ex-prefeito Paulo Raye, apoiado pelo PC do B, PT e Pros. A...

Ex-vereador recua para apoiar primo

divino 400 barra do bugres   Ex-vereador, ex-presidente da Câmara e empresário bem sucedido, Chico Guarnieri (PTB) não será candidato a prefeito de Barra do Bugres nas eleições deste ano. Guarnieri, que disputou a prefeitura em 2016, até ensaiou, mas recuou ao ver que o primo, pedetista Doutor Divino...

3 ex-prefeitos viram cabos eleitorais

percival muniz 400 curtinha   Dois candidatos de oposição em Rondonópolis têm ex-prefeitos como principais cabos eleitorais. O empresário Luiz Fernando, o Luizão (Republicanos), conta com apoio de Adilton Sachetti, que já comandou o município e perdeu na tentativa de reeleição, e...

3 candidatos competitivos em Sinop

roberto dorner 400   Apesar da "inflação" de candidatos a prefeito de Sinop, com cinco no páreo, a disputa tende a se acirrar mesmo entre o empresário Roberto Dorner (foto), do Republicanos e apoiado pela prefeita Rosana Martinelli (PL), o ex-prefeito e deputado Juarez Costa, que atraiu 10 partidos para o palanque, e o...

Ex-prefeito no páreo em Alta Floresta

robson silva 400 curtinha   Alta Floresta, uma das cidades pólos do Nortão, tem sete candidatos a prefeito. Um deles é Robson Silva (foto), empresário, ex-prefeito entre 93 e 96 e que concorre pelo MDB, mesmo partido do prefeito Asiel Bezerra, que está encerrando o segundo mandato e se tornou um dos principais...

Vice sinopense quer retornar à Câmara

gilson de oliveira 400 curtinha   O vice-prefeito de Sinop e apresentador de TV, Gilson de Oliveira (foto), resolveu concorrer a vereador, cadeira já ocupada por ele por dois mandatos, o primeiro pelo PSDB, entre 2005 e 2008, e, depois, pelo PSD (2009/2012). Foi candidato a deputado estadual duas vezes (2006 e 2010) e, como suplente da...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.