Últimas
Domingo, 21 de Outubro de 2007, 16h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Santos cita Dante e dispara contra gestão Maggi
O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, fez críticas ao governo do Estado sem citar em momento algum o nome do governador Blairo Maggi. Foram 40 minutos de discurso na convenção do PSDB, que o elegeu presidente estadual. Dedicou 12 minutos de sua fala às alfinetadas à gestão do rei da soja, que sucedeu o governador Dante de Oliveira (1995/2002).
Segundo Santos, o governo Dante deixou muitos projetos encaminhados e, assim, entende que ficou fácil para o sucessor dar continuidade. Observa, porém, que muitos projetos foram reprimidos. Citou a ferrovia como exemplo. “Dante trouxe a ferrovia para Mato Grosso, mas neste governo, os trilhos da ferrovia não aumentaram um centímetro. Se aumentou, foi pela dilatação, já que a região é muito quente”, ironizou o prefeito. O tucano incluiu o gasoduto em sua lista de pechas do Estado. Afirma que não houve a ampliação da distribuição de gás prometida no início do governo. “Foram mais de R$ 12 bilhões que o ex-presidente da República e o ex-governador Dante articularam para o Estado. Agora falta gás toda semana”, reclamou.
Entre uma bajulação e outra para o partido, o prefeito intercalava um ataque ao governo. Segundo ele, o PSDB tinha um projeto para salvar o Pantanal e que foi sufocado após o governo Dante. “Por isso digo: o que menos interessa hoje é apontar nomes de candidatos, mas sim discutir projetos que façam com que Mato Grosso tenha desenvolvimento sustentável”.
O novo presidente da legenda tucana disse que vai procurar os deputados para endossar as cobranças ao governo estadual. Lembrou que Mato Grosso do Sul já superou MT em número de arrecadação de ICMS. “Em 1990, Mato Grosso conseguiu sobrepor a economia do MS. Agora tem uma surpresa: a arrecadação do nosso vizinho superou a nossa. Não podemos aceitar”, afirmou. “Há muitas denúncias de gravidades que temos que discutir, por exemplo, a política de incentivos fiscais. Vamos debater esse assunto com os deputados que querem a investigação sobre as políticas fiscais adotadas em nosso Estado”.
Santos também demonstrou ressentimento quanto ao atual governo. Chegou ao ponto de dizer que Maggi fez campanha contra sua eleição em 2004. “O governador pedia votos contra a nossa candidatura no rádio de 15 em 15 minutos”.
Direção
Wilson Santos já chegou na convenção como o presidente do partido. Quem esperava que ele fosse criticar o ex-senador Antero Paes de Barros viu um político preocupado em demonstrar aos seus companheiros de militância que é chegada a hora do PSDB retomar o espaço que perdeu. Como dirigente partidário, discursou para pelo menos 1,2 mil pessoas, reforçando sempre a tese de que o grande projeto do PSDB é eleger o maior número de prefeitos no Estado. Não mencionou, porém, que o quadro está minguado. São apenas cinco tucanos num universo de 141 prefeitos. Só o PR de Maggi aglutina 74.
Santos falou em caráter, em fidelidade partidária e fez um breve histórico das conquistas do tucanato e de seus "acertos" à frente da Prefeitura de Cuiabá, mesmo afirmando que não se vê ainda como candidato à reeleição. Também adiantou alguns projetos como presidente da Executiva regional. Prometeu fazer um trabalho para uniformizar a postura da bancada da Assembléia, quer construir a sede própria do partido, preparar novos candidatos e realizar uma campanha para recuperar as antigas filiações. Apesar de não assumir sua pré-candidatura, o tucano se mostra disposto a brigar estrategicamente pela reeleição. Seus seguidores confirmam isso ao defender o nome de Santos para o segundo mandato e até mesmo para o governo do Estado. (Simone Alves)
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Caráter, fidelidade... Uma característica temos que reconhecer no Wilson Santos... óleo de péroba é pouco. Em três anos e poucos meses de Prefeitura, tudo que ele conseguiu construir foi a destruição desses valores. Não foi fiel a seus compromissos com o povo cuiabano, mente descaradamente, com a câmara municipal faz brincadeira com o direito dos estudantes cuiabanos... Isso entre outras coisas, não é sinônimos de quem tem caráter.
Lamentavelmente a política no Brasil está dia-a-dia envergonhando aqueles que de fato tem caráter. E essa política podre está acabando com o sentido correto das coisas. Temos que ter um dicionário próprio para esses políticos, pois caráter, ética, fidelidade, no conceito deles é bem diferente da prática da grande maioria da população brasileira. Agora, no meio político esses termos somente fazem parte do discurso. Na prática, o antônimo das mesmas é que impera. -
Antônio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Corretissima a fala do Prefeito Wilson Santos, este governo Maggi só sabe desativar posto policial e fiscal em rodovias por onde passa sua sorja abandonou o Pantanal, não fez nanda para o gaz aumentar, não se preocupou com a ferrovia, a violencia é gritante, abandonou o Baixo Araguaia.
Acredito piamente que Wilson Santos fará por MT o que esta fazendo por Cuiabá!
Para os "agora" críticos do PSDB, aguardem 2008 que terão as respostas nas urnas, o número de Vereadores vai duplicar e de Prefeitos vai ser ao "quadrado", pois o PSDB sobre Wilson Santos será outro! Quem viver verá!! -
Antonio Carlos Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse é o jeito demagogo do senhor Wilson Santos e cia. ... Fala mal da administraçao Blairo Maggi e do Lula... depois, na frente dos dois tece elogios a eles... fala mal de antero... mas na frente...???. Qual é a verdadeira faceta de WS demagogo? Ele devia trabalhar como ator de teatro, ficaria exelente no papel de: Judas, o mentiroso, Odorico paraguassu,... enfim, poderia interpretar até o proprio Wilson.... SERÁ!!!!!!
-
luan | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É dificil acreditar em nossos políticos, só fazem críticas qdo está proximo das eleições, mas ainda assim, precisa ter algúem para mostrar o que rola de podre nesse governo. Wilson disse "que vai procurar os deputados para endossar as cobranças ao governo estadual", fala sério, não acredito nisso, a maioria estão nas mãos do governador, quem sabe na proxima eleição para governo???
-
Pedro Pinto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse Galinho não muda, não tem jeito.
-
ANTONIO EUGENEIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nao votei no Wilson Santos para prefeito em 2004. Pelo que vem fazendo na nossa Cuiaba, pode contar com o meu voto em 2008, Por que, existe muistas obras, resgate da nossa cultura, sem roubo na administracao, ou seja um politico Honesto no mundo da politica nao tem, ele, W.S. nao vejo noticias de roupo. Parabens.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga