Últimas

Segunda-Feira, 26 de Janeiro de 2009, 18h:49 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CUIABÁ

Santos "ganha" bolsas universitárias e cita metas

Prefeito Wilson Santos (PSDB)   O prefeito da Capital Wilson Santos (PSDB) vem levando "vantagem" por ter o empresário Chico Galindo (PTB) como aliado e membro do staff. Além de vice-prefeito, Galindo comanda a secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Santos  ganhou 400 bolsas universitárias, sendo a maioria "doadas" pelo irmão do petebista e reitor da Universidade de Cuiabá (Unic), Altamiro Galindo. A "novidade" é a primeira dos 12 itens da lista de programas apresentados pelo tucano na coletiva desta segunda (26), no Memorial das Águas.

    Os projetos a serem implantados neste ano foram definidos junto com o secretariado em reunião no final de semana em Chapada dos Guimarães. Segundo o prefeito, as bolsas, que serão destinadas a alunos carentes, vão custear o valor integral de qualquer curso, inclusive de medicina. "As faculdades não pagavam ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) mesmo. Agora o que deveria ser pago vai ser revertido em crédito educativo", explica. Além da Unic, as faculdades de Cuiabá e Afirmativo também se comprometeram em ceder bolsas para seus valores serem abatidos em tributos devidos ao Município.

   Estarão aptos a pleitear o benefício aqueles que recebem menos de três salários mínimos por mês. Também não podem ter histórico de reprovação e, após terminar o curso, devem se comprometer a prestar serviços comunitários por um ano.

   Na coletiva, Santos também destacou a continuidade das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que estavam emperradas. Vai se reunir nesta terça (27), às 15h, com o governador Blairo Maggi e com representantes das sete empreiteiras para definir o prazo de conclusão dos lotes. A reunião acontece no Palácio Paiaguás.

   "Vamos assinar um termo aditivo para a fixação de prazos de cada obra e serviço", disse. Antes mesmo do andamento da primeira etapa das obras do PAC, Santos adiantou que pretende pedir ao presidente Lula a liberação de recursos referentes à segunda etapa do programa. Caso esteja apta, Cuiabá pode receber mais R$ 150 milhões da União, que devem ser aplicados exclusivamente na área de esgotamento sanitário. "Todas as obras vão terminar adiantadas", enfatizou.

    Entre as metas da gestão tucana está ainda a implantação do Vale Água que, segundo o prefeito, tem o intuito de transformar lixo em água. Na prática, o cidadão vai trocar a garrafa peti e a latinha de alumínio em algum posto de atendimento do programa e vai receber um vale onde estará anotado o valor do material, que deve ser reciclado. O desconto da venda será efetuado na conta de água. A idéia é uma tentativa do prefeito em conter os ânimos da população quanto ao reajuste da tarifa de água. (Pollyana Araújo)

             Eis abaixo as 12 metas da gestão tucana:

  • Criação da Bolsa Universitária
  • Aumento de 30% das escolas de educação integral
  • Abertura de mais 1,3 mil vagas de ensino
  • Implantação do Vale Água
  • Ampliar para 100% o programa Escola com Saúde
  • Instituição do programa Mãe Cuiabana
  • Aplicação de teste seletivo para estágio remunerado
  • Implantação do programa Cidadão Legal
  • Conclusão da policlínica da Pedra 90
  • Andamento das obras do PAC
  • Conclusão da Avenida das Torres
  • Profissionalização de 200 técnicos de desenvolvimento infantil

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • CArlos Eduardo Mesquita | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Quanta hipocrisia do Prof Wilson Santos, fala umas coisas como se toda população fosse um bando de idiotas e o pior que acha que as pessoas acreditam. Vejam so suas palavras UNIC doando 400 bolsas, que são consequencia de ISSQN que as faculdades NÃO PAGAM MESMO (lembrete: cabe mesmo a quem cobrar?)e que GRAÇAS AO SEU VICE a UNIC doou essas bolsas para descontar do que iria pagar de ISSQN ( Uai não iam pagar mesmo). Prefeito olha a informação confusa que o senhor esta dando. Sera que acha que esta fazendo discurso para os analfabetos que vão sair da UNIC.PIOR UNIVERSIDADE DO BRASIL. aINDA AGORA SEM PAGAR ISS. DEpois fala dos incentivos do MAuro Mendes. PREFEITO EXPLICA ISSO DIREITO E O SR ROMILSON DÊ O DEVIDO DESTAQUE E COMENTE TAMBÉM ESSA CONFUSÃO DE INFORMAÇÕES.É BEM MATO GROSSO!!!!!!!!

  • luiz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    isso ta me cheirando a falcatrua!!! alguem vai pagar essas bolsas e nós ja sabemos quem é.... com tantas faculdades em cuiabá o prefeito escolheu logo a unic, tem rolo na parada. como acreditar num prefeito com esse que vive mentindo para o povo.

  • carmem lúcia do amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O governo wilson Santos chama de metas não passam de
    ações,as quais a população de Cuiabá já está caduca de saber que são corriqueiras desta ADMINISTRÇÃO.
    É constrangedor a equipe desse conceituado governo chamar de METAS, coisa banal,até obras.
    O Alvoroço foi tanto sobre essas medidas que a imprença
    comparou com o evento da posse de OBAMA.Anunciou-se até em coletiva.PALHAÇADA...
    Será possível que esta gestão não te medidas de impacto?Ou estratégicas?
    Prof. Guilherme Muller Cadê seu conhecimento de planejamento?

  • JOÃO AVELAR | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUE MEDIDAS???METAS????ou OBRAS ???ou AINDA AÇÔES??
    VOCES NÃO SABEM O QUE SÃO METAS??
    FUGIRAM DA ESCOLA???
    VERGONHOSO EIN!!!
    ISSO VOCES CHAMAM DE METAS DE GOVERNO??

  • ANTÔNIO DE CARVALHO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O QUE SE ESPERA DE UMA EQUIPE DESSA.
    QUE ESTÁ AQUÉM DA SABEDORIA DO CIDADÃO QUE MORA EM CUIABÁ.
    QUE TRATA META COMO CRONOGRAMA OU MESMO OPERAÇÃO ROTINEIRO.
    VAMOS ENCARAR ADMINISTRAÇÃO COMO GESTÃO DE BEM PÚBLICO.
    SEM COMENTÁRIOSSSS.....

  • Laura do Carmo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vossa Excêlencia o senhor prefeito, anda equivocado , nunca existiu e nem ira existir escola de tempo integral , o tem é um projeto copiado do governo federal, que de integral so tem mesmo contratação de coordenadores de 40 horas, a finalidade que é interagir as nossas criançãs com algumas atividades extra sala de integral não tem nada, vossa excelencia esta muito mal assessorado pelo atual então secretario carlos nascimento, que esta visando interesse proprio a candidatura de 2010 para deputado estadual, agora com relação a vagas para alunos do ensino fundamental é uma vergonha a sociedade, não existe nenhuma preocupação com a ducação das nossas crianças, pois sua equipe gestora não muda, nem a equipe da secretaria existe sim um jogo de cadeiras entres eles, não sabem se trabalham em serie , ou em ciclo.. confundem a cabeças das nossas crianças, o q sobra são as vaidades que existem dentro da secretaria.... não estão preocupados com a formação social, e sim com interesses próprios.... abra OLHO GALINHO..... VAI QUEIMAR SUA ADMINISTRAÇÃO.... OS DADOS SÃO TODOS INREAL.....

  • Angel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Adorei a iniciativa das bolsas universitárias, parabéns ao prefeito Wilson pelo projeto e ao Sr. Altamiro pelas doações, a educação é o melhor que o cidadão pode ter, conhecimento é riqueza e ninguém nos tira. Parabéns !!!

  • Angel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Adorei a iniciativa das bolsas universitárias, parabéns ao prefeito Wilson pelo projeto e ao Sr. Altamiro pelas doações, a educação é o melhor que o cidadão pode ter, conhecimento é riqueza e ninguém nos tira. Parabéns !!!

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Percebe-se que são metas que não tem nenhum desafio, sequer podemos dizer que o prefeito vai fazer o arroz com feijão. Vejamos, abertura de mais 1,3 mil vagas de ensino, está bem aquém do que Cuiabá precisa. Pesquisas oficiais e de credibilidade dão conta que Cuiabá tem mais de 30.000 crianças fora da escola.

    Falta planejamento. Falta metas desafiadoras. Falta visão de gestão para o futuro, no mínimo para os 10 anos. Essas 30.000 crianças que estão fora da escola daqui 3 anos já serão adolescentes sem pespectivas de futuro.

    Outra meta: Andamento das obras do PAC. Ora na campanha política o Prefeito assegurou que os recursos já estavam garantidos, se isso era verdade a meta devia ser CONCLUSÃO DAS OBRAS DO PAC até Jun/2009. Pessoas estão morrendo por falta de água, enquanto isso.... blá, blá, blá...

    Outra meta: criação da bolsa universitário. Aqui tem dois aspectos, o primeiro diz respeito ao papel da prefeitura, enquanto milhares de crianças estão fora da escola, o prefeito quer entrar numa área que não é de sua competência; segundo aspecto está na forma como a Prefeitura obtém essas bolsas; Essas doações ficam centenas de reais mais caras para o Contribuinte do que se a própria prefeitura pagasse.

    Não era de esperar metas que agregassem valor a cidade de Cuiabá. O prefeito copia idéias, não tem equipe competentes para executá-las e no final das contas o povão paga a conta: salário do prefeito mais dos seus secretários.

    É uma pena que o dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos de bem seja disperdiçado com reuniões, salários de secretários, salários de vereadores, salários de prefeito e passam anos e anos discute-se em época de campanha os mesmos problemas: FALTA DE ESCOLA PARA CRIANÇAS, FALTA DE PRIORIDADES NA SAÚDE PUBLICA, AUMENTO ABUSIVO DE PASSAGEM DE ÔNIBUS, AUMENTO ABUSIVO DO SALÁRIO DO PREFEITO E SEUS SECRETÁRIOS, AUMENTO, AUMENTO, AUMENTO... promessas, promessas, promessas... e a única coisa que efetivamente acontece é que O POVO PAGA IMPOSTOS CARÍSSIMOS e o dinheiro é literalmente disperdiçado.

  • NETTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CUIABA PRECISA DE POLITICO ARROJADO COM ESPIRITO DE LIDERANCA E NAO DE COMANDADO FAZENDO O ARROZ E FEIJAO PACIENCIA PREFEITINHO

Luizão e 10 promessas em cartório

luizao 400   O empresário Luizão (foto), candidato a prefeito de Rondonópolis pelo Republicanos, registrou em cartório 10 comprimissos de gestão, garantindo, em caso de eleito, executá-los logo no primeiro mês de mandato. O primeiro deles é de zerar a fila de consultas, exames e cirurgias. E...

Ex-secretários de França sem mácula

roberto franca 400 curtinha   A assessoria jurídica da coligação de Roberto França (foto), que concorre à Prefeitura de Cuiabá pelo Patriota, classifica de mentirosa e irresponsável a notícia de que ex-secretários de França, da época em que comandou a Capital, de 1997 a...

Líderes de Lucas e apoios ao Senado

otaviano pivetta curtinha 400   As principais lideranças políticas da "República" de Lucas do Rio Verde estão divididas nos apoios sobre candidaturas ao Senado. O vice-governador Otaviano Pivetta (foto), recém-desfiliado do PDT, faz campanha pela coronel Rúbia Fernanda (Patriota), propagada como a candidata...

Reeleição difícil em Barra do Bugres

raimundo nonato 400   Aos 81 anos, o piauiense de Campo Maior, Raimundo Nonato (foto), busca renovar o mandato de prefeito de Barra do Bugres pelo DEM. Embora considerado carismático e populista, pioneiro no município e ajudado pela força da máquina pública, Nonato, que já foi prefeito nos anos 82 e 90,...

4 com as maiores chances ao Senado

carlos favaro 400 curtinha   Todos os principais candidatos ao Senado, na suplementar de 15 de novembro, para eleger quem ocupará a cadeira da cassada Selma Arruda, estão trabalhando com tracking eleitoral, metodologia que consiste, basicamente, em realizar pesquisas de intenção de voto por telefone de forma...

Polarização entre Gustavo e os Maia

gustavo mello 400 curtinha   Em Alto Araguaia, três disputam a prefeitura, mas a briga eleitoral está mesmo polarizada entre o prefeito Gustavo Melo (foto), do PSB, e Martha Maia (PP), irmã do ex-prefeito por quatro vezes Maia Neto. Júnior da Farmácia (PSL) corre por fora, mas sem chance de êxito nas urnas....

MAIS LIDAS