Últimas

Terça-Feira, 09 de Junho de 2009, 08h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

DIAMANTINO

Santos lidera corrida ao Paiaguás; Pivetta aparece em 2º

   Se as eleições para a escolha do sucessor do governador Blairo Maggi (PR) fossem hoje em Diamantino, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) venceria todos os seus virtuais adversários, conforme aponta pesquisa estimulada do instituto Mark feita no último sábado (6). Num primeiro cenário com os nomes de Santos, do deputado estadual e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), do senador Jayme Campos (DEM), do vice-governador Silval Barbosa (PMDB) e do presidente da Federação das Indústrias de Estado e candidato derrotado à Prefeitura de Cuiabá, Mauro Mendes (PR), o tucano teria 34,4% das intenções de voto.

   Na terra do prefeito cassado Erival Capistrano (PDT), afilhado político de Pivetta, o deputado pedetista surge surpreendentemente em segundo lugar, com 24,7% das intenções de voto. Jayme fica na terceira colocação, com 10,9%, enquanto Silval aparece em quarto lugar, com 3,6%. Mauro Mendes amarga a última colocação, com 2,8%. O índice de indecisos chega a 21,5%, enquanto 2% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.

   Num segundo cenário, em que o candidato do PR seria o deputado Sérgio Ricardo ao invés de Mauro Mendes, o percentual continua praticamente o mesmo. O tucano lidera com 36,4%, ao passo que Pivetta chega a 26,3%. Jayme obtém 11,3%, Silval registra 3,6%. Sergio Ricardo levaria o PR novamente à última posição com apenas 0,4% das intenções de voto. Os indecisos somam 19,4%. Outros 2,4% admitiram votar em branco ou nulo.

   Num embate eleitoral sem candidato do PR do governador Blairo Maggi, Wilson Santos mantém a liderança com 36,4%, seguido de Pivetta com 26,3%. O senador Jayme Campos aparece novamente na terceira colocação, com 11,3%. O peemedebista Silval está em quarto, com 3,6% das intenções de voto. O percentual de indecisos é de 19,8%.

   Já numa disputa entre Santos, Pivetta e o presidente da Assembleia, José Riva (PP) - ver cenário D -,, Santos ficaria com 38,5% em Diamantino, enquanto o pedetista alcança a 20,6% e, Riva, 5,7%. Outros 32% garantem que ainda não decidiram sobre o voto nas eleições de 2010 e, 3,2%, adiantam que vão votar em branco ou nulo com o cenário de possíveis candidatos que se desenha hoje.

    Numa briga eleitoral (sem Silval Barbosa), entre o prefeito cuiabano, o senador Jayme Campos e o pré-candidato do PR, Mauro Mendes, Santos vence "de lavada", com 44,1% dos votos (ver quadro E). Jayme aparece em segundo lugar com 10,5%, enquanto Mendes detém apenas 4%. Nesta simulação, o índice de indecisos fica em 38,1% e os que pretendem votar em branco ou nulo somam 3,2%.

   Numa simulação de disputa (sem Jayme Campos), entre Santos, Silval e o prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, o Maurição (PR), o tucano tem 52,2% das intenções de voto (cenário F). O vice-governador é lembrado por apenas 4,9% do eleitorado de Diamantino, enquanto o prefeito republicano fica na lanterna, com 0,4%. O índice de indecisos chega a 38,9%.

   Num quadro com os virtuais candidatos ao Paiaguás mais cotados até o momento, formado pelos pré-candidatos do PSDB, DEM e PMDB, o tucano Wilson Santos também lidera com 47,4% (cenário G). Em seguida, aparece Jayme com 10,1% e, Silval, com 6,9% das intenções de voto. Neste caso, o percentual de indecisos cai para 32,8%.

   Se as eleições para governador tiveram como candidatos Santos, Riva e o juiz federal Julier Sebastião da Silva (sem partido), o tucano teria vitória esmagadora (ver quadro H). Ele chegaria a nada menos que 49,8% das intenções de voto, contra 6,5% de Riva. Julier foi lembrado por apenas 0,4% do eleitorado de Diamantino. O trabalho de campo envolveu 15 bairros no último dia 6. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa é estimulada, situação em que os entrevistadores apresentam uma relação com nomes de possíveis candidatos. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • Samir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Maneporrete | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tai,gostei. Em Diamantino,não existe mais a pedra preciosa em abundancia,e já que o povo dai vive de ilusão,a procura do que não guardou;PINÓQUIO PRA PREFEITO.DAI!!!

  • sergio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VAI EM FRENTE WILSON SANTOS!!!

    DE TANTOS PREFEITOS CASSADOS NO ESTADO DE MT, VC NAUM AORESENTA MANCHA NAS SUAS GESTOES

    HOMEM PUBLICO TEM SER ASSIM COMO VOCE É........ HONRADO, ÍNTEGRO E HONESTO ESSAS QUALIDADES QUASE NAUM SE VÊ NOS POLITICOS ATUAIS!!
    PRINCIPALMENTE DE MATO GROSSO.


    BOA SORTE
    E O OUTRO LADO É DESESPERO!!!!!!!11

  • Esesi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    WILSON SANTOS ......SEM DÚVIDA SERÁ O NOSSO FUTURO GOVERNADOR.....É SÓ AGUARDAR CHÔ MANO.... VAI LEVAR OU QUER QUE EMBRULHA

  • LUIZ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Voto aqui em V. Gde, espero que Wilson seja candidato a Governador, pois, acredito que vai fazer um grande governo, para ficar melho MT Wilson denovo meu povo. E os desesperado....kkkkkk

  • Alberto Sabre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • PLINIO MARQUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PSDB neles! para eles só restam atacar!wilson ao governo e tendo com vice o DEM vai restar o que para eles? podem ir desmamando das tentas do governo butinudo, porque a partir de janeiro de 2011 podei ir desocopando as gavetas.

  • ronaldo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Wilson Pinóquio sai que nem cavalo paraguaio e esta preparando já o comite da maldade para se candidatar a Governo do Estado, coitado de nós servidor público estadual.

  • Jose Leite de Barros-Ex-Prefeito , duas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Wilson Santos,somos sabedores da perseguição de setores da politica matogrossense,com denúncias vazias,em relação a sua administração,por deteminados veículos de comunicação,pagos com dinheiro do contribuinte,tentando pressioná-lo,à não sair candidato a Governador,mas o povo é sábio.Vá em frente,seja guerreiro,determinado,decente e honesto como sempre foi,vá em frente,MT precisa de politico como você.um grande abraço e até a grande Vitória.

  • TIMONEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSE WILSON SANTOS E MALA MESMO SE VOCE NAO CONSEQUE ADMINISTRA CUIABA QUE ESTA UM CAOS IMAGINA MT PELO AMOR DE DEUS TIRA ESTE CANCER DA AI, LEMBRA DA SUA PROMESSA QUE IRIA COMPLETAR TODO O SEU SEGUNDO MANDATO! VOTEI EM VC HA SE ARREPEMDIMENTO MATASSE. DA-LHE WILSON.AH EM RELACAO AO PAC AGORA PAC SO BATENDO O MARTELO PAC.PAC.PAC.

Prefeito cuiabano vira saco de pancada

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto), que busca a reeleição e havia iniciado a campanha como grande favorito, inclusive com expectativa de ganhar no primeiro turno, se transformou em saco de pancada. Além de Abílio Júnior que o critica e ataca o tempo todo, o que acabou o...

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

Tentativa de ser 1ª prefeita de Barão

margareth munil 400 curtinha   A candidata à prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva (foto), é tão conhecida nas ações conjuntas com o marido nas áreas da saúde e assistência social que está levando para as urnas a combinação do seu...

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...