Últimas

Domingo, 15 de Abril de 2007, 08h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

EXECUTIVO

Santos quer sacudir gestão e empossa mais 3

  Em 2 anos e 3 meses de gestão, prefeito só não trocou 2 dos 14 secretários

    Com 27 meses de gestão e a 21 para concluir o mandato, o prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB) empossa nesta segunda (16) três secretários. Já com as atenções voltadas à reeleição, o tucano aposta que dará uma sacudida no seu governo. Até agora tem se esforçado, mas cometido falhas administrativas mais por centralizar decisões e também dificuldades de quadros. Muitos secretários têm atuação pífia.

    O prefeito enfrenta problemas nos setores da saúde e saneamento. Dos 14 secretários que tomaram posse em janeiro de 2005, o prefeito já substituiu ou remanejou 12. Só estão no primeiro escalão como "intocáveis" João Vieira (Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Mário Olímpio (Cultura).

    A solenidade de posse acontece no auditório da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), às 9h. Euclides Santos assume a Infra-Estrutura; Andelson Gil do Amaral a secretaria de Governo e, Eden Capistrano, o Meio Ambiente. 

    Santos não conseguiu atrair por inteiro o PMDB, mas cooptou alguns aliados da legenda, da qual já pertenceu. Com Walter Rabello, o partido tende a ser um de seus principais adversários nas urnas de 2008. A legenda peemedebista terá agora na gestão tucana como secretário de Infra-Estrutura o ex-prefeito de Poconé por dois mandatos Euclides Santos. Ele já fazia parte da equipe, mas não no staff. Começou como adjunto de Infra-Estrutura e, depois, na superintendência do Hospital e Pronto-Socorro Municipal.

   O DEM (ex-PFL) também integra o primeiro escalão. Conduz a pasta de Assistência Social com a ex-deputada Celcita Pinheiro, que tenta superar o desgaste após ter o nome envolvimento da máfia dos sanguessugas. O nanico PSB se mantém no staff, agora com Capistrano, apesar de resistência da direção municipal, sob Vantuir Pereira, irmão do deputado federal Valtenir, pré-candidato a prefeito. Para fugir da questão partidária, o vereador Capistrano alega que foi indicado pelo Conselho de Ministros Evangélicos (Comec).

  O prefeito administra hoje um orçamento superior a R$ 500 milhões com apoio integral apenas do PTB, PDT, PP e PFL, além do seu PSDB. Enfrenta resistência de setores do PSB, PMDB, PPS e PR e, oposição ferrenha, do PT.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • pedro noronha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O estilo do prefeito já esta claro na cabeça de todos Cuiabanos(indeciso,sem palavra,confuso).O que esta faltando é mudar o Prefeito.

  • Pedro Ananias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho que deveria mudar urgentemente o secretário de Comunicação, Pedro Pinto,uma vez que a prefeitura gasta uma fortuna em propaganda e o resultado é inócuo. O Pedro deveria trabalhar mais e enrolar menos. O prefeito até que tá fazendo o seu dever, mas não aparece, como se vê nas recentes pesquisas.

PEC da Previdência na pauta nesta 5ª

dilmar dal bosco 400 curtinha   A polêmica e controversa PEC da Previdência, apresentada pelo governador Mauro, deve ser apreciada nesta quinta, em primeira votação, pelos deputados. O Executivo conseguiu os votos mínimos necessários para conseguir aprovação. Deputados da oposição...

Caminho bem consolidado à reeleição

leonardo 400 curtinha   Dos prefeitos que podem ir à reeleição de cidades pólos, o que encontra situação mais confortável é Leonardo Bortolini, o Léo (foto), de Primavera do Leste. Bem articulado e habilidoso politicamente e com uma relação extensa de obras e...

PSDB e balão de ensaio para prefeito

paulo borges 400 curtinha   Bastante enfraquecido e fragilizado, após perda do comando do Executivo estadual e de quadro de filiados, o PSDB anuncia que terá candidato a prefeito de Cuiabá. E até lista três "prefeitáveis", sendo eles os empresários Luiz Carlos Nigro e Dorileo Leal, além do...

Grupo de Fabinho ávido pelo poder

fabio tardin 400 vereador   Uma ala do DEM de Várzea Grande, que se sente excluída do Paço Couto Magalhães, está torcendo pela cassação da prefeita Lucimar e do vice Hazama. O placar do julgamento no TSE está em 2 a 1 pela manutenção do mandato. Esse bloco anti-Lucimar é...

Vereadores oficializam 2 férias por ano

emerson 400 alta floresta curtinha   Os vereadores de Alta Floresta, no Nortão, aproveitaram este período de pandemia, com as atividades presenciais suspensas, para garantir dois períodos de "férias" por ano. Em decisão desta segunda, a Câmara Municipal, presidida por Emerson Sais Machado (foto), alterou o...

Comissão da Câmara sob efeito-Covid

renivaldo 400 curtinha   Em meio às discussões sobre transparência e compras emergenciais de medicamento, insumos e equipamentos às unidades de saúde, na luta contra a pandemia da Covid-19, a Câmara de Cuiabá criou uma Comissão Especial, composta por três vereadores. Tem a...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.