Últimas

Domingo, 27 de Janeiro de 2008, 07h:13 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Santos só tem 2 siglas "amarradas" à reeleição

  A menos de nove meses do pleito, o prefeito Wilson Santos encontra dificuldades para composições partidárias, mesmo diante de um quadro que o aponta com chances reais de reeleição, com a "máquina nas mãos" e com o trunfo de atrair siglas por causa do vice da chapa que pode vir a concluir o mandato, já que sonha com uma candidatura a governador em 2010. Por enquanto, o tucano só tem "amarrado" o seu PSDB e o PPS, que passou a conduzir, de "porteira fechada", a pasta de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), com Elismar Bezerra e seu adjunto Hélio Silva.

   As principais legendas até abriram negociações com o prefeito, mas endureceram o jogo por causa das amarraões políticas visando as majoritárias de 2010, mesmo antes das eleições deste ano. Uma eleição para governador passa necessariamente pelo Palácio Alencastro. Partidos como PMDB e DEM contam com filiados na administração, mas se dizem livres e não dão garantia de apoio à recandidatura de Santos.

   Em 2004, o tucano venceu a barreira do primeiro turno somente com quatro partidos no palanque: PSDB, PSB, PDT e PHS. No segundo turno, aglutinou somente uma parte do PTB. Os demais eram adversários. Hoje, socialistas e pedetistas se consideram rompidos com o Palácio Alencastro, em que pese ter filiados ocupando cargos.

    "Prefeituráveis"

    A expectativa de liderar projeto próprio também distancia alguns partidos do tucanato. O PR garante que terá candidatura a prefeito, seja com Sérgio Ricardo, seja com Mauro Mendes. O PSB aposta em Valtenir Pereira. O PT já lançou três "prefeituráveis (Jairo Rocha, Vicente Vuolo e Alencar Farina) e ainda conta com o deputado federal Carlos Abicalil. O DEM se insere com os nomes de Iraci França e Anildo de Barros. Os pedetistas insistem na tese de lançar à disputa o empresário Altevir Magalhães, assim como o PTB com Célio Fernandes.

   Em junho, quando os partidos realizam suas convenções, o quadro deve se afunilar a, no máximo, quatro candidaturas. Até lá, as agremiações se valorizam e promovem um verdadeiro balão-de-ensaio.

Os partidos e a relação com o prefeito Wilson Santos:

PMDB - Tem Euclides Santos no comando da Infra-Estrutura. Mesmo assim, não admite fazer parte oficialmente do governo. Na Câmara, o vereador peemedebista Domingos Sávio começa a fazer oposição ferrenha.

DEM - Também conta com a ex-deputada federal Celcita Pinheiro na secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Mesmo assim, garante estar livre e fala em lançar candidatura própria com Iraci França ou com Anildo Lima Barros.

PSB - Rompeu oficialmente com o prefeito, motivando até os vereadores Éden Capistrano (hoje secretário de Meio Ambiente) e Dilemário Alencar a se desfiliarem. O deputado federal Valtenir Pereira é pré-candidato a prefeito e tenta costurar uma frente de esquerda com participação do PDT e de alguns partidos nanicos.

PP - Aposta na candidatura a prefeito do deputado Walter Rabello (ex-PMDB) e está distante da administração tucana.

PT - Admite projeto próprio e até aliança com o PR do governador Blairo Maggi, menos coligação com o PSDB. Em tese, seria o principal adversário do tucanato, a exemplo de 2004 com a candidatura de Alexandre Cesar, que disputou o segundo turno com o hoje prefeito.

PTB - Faz parte da base aliada, inclusive comanda duas pastas (Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Agência de Habitação). Apesar disso, uma ala do partido defende ruptura e a tese de candidatura própria com o empresário Célio Fernandes.

PDT - Também ameaça romper oficialmente com a gestão, apesar de alguns filiados, como Ricardo Siqueira, que comanda o Procon Municipal, integrarem oficialmente o governo. O partido tenta empurrar à disputa o empresário Altevir Magalhães.

PSDB - Não só trabalha a reeleição de Santos como o tem como única esperança de concorrer ao Palácio Paiaguás, em 2010. A maioria dos 14 secretários são da sigla tucana.

PR - Partido do governador Blairo Maggi trabalha a tese de candidatura própria com o deputado Sérgio Ricardo, mas admite composição com o PP e até com o PT.

PPS - Após concorrer, em 2004, contra o próprio Santos (o candidato era Sérgio Ricardo) e perder a maioria dos filiados com a saída do governador Maggi, o partido virou aliado do Palácio Alencastro. Comanda a SMTU.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • fabio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU QUERO DIZER Q O VICE DO WILSON SANTOS NAO VAI ASSUMIR APENAS 8 MESES MAS SIM O RESTO DO MANDADO Q ENSERA EM 2012 ISSO SE ELE GANHAR AS ELEICOES E TIVER SACO ROXO PARA PEITAR O PEDRA 90...

  • João Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PSDB, partido do prefeito, está rachado! Tem mta gente no ninho que vai dar uma banana para o prefeito!

  • Jõa Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Realmente, sr.Wilson Santos, võce é uma pessoa de sorte, pois, o quadro de candidatos até o momento é muito ruim, então o sr. leva vantangem até nisso...

  • celio oczinski | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    wilson melhor sozinho do q mau acompanhado, dexa ele s forma a panela ai depois vc cozinha eles. nois vamu se governador. espere e vera.

  • Servidor´Público | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilsom vc é um bom analista político e sabe, que dependendo dos candidatos adverários, o Wilson vai levar essa eleição no primeiro turno. Assim é melhor que os oportunistas fiquem com PR, PT e PP!

  • Juventude do Tijucal | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Chega de patrão, fantoche e grupos velhos, a juventude esta com WILSON e não abre, vocês veram, ate a vitoria.

  • rafael neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    wilson é o melhor prefeito que cuiabá já teve. enxugou a maquina pública, salários em dia várias obras em andamento, imagine se outro candidato que só sabe pedir na tv ganhar essas eleições o que vai ser de cuiabá. é mais preparado, os outros sá sabem falar mal e torcem para que naum de nada certo. vão cair do cavalo de novo. o povo pede bis.

  • arnaldo do amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • fernando | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Wilson santos é o melhor nome para cuiabá, é 45 neles!!!

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...

Promotor recebe medalha do Exército

Mauro Zaque curtinha   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...

Pilha em Jayme pra disputar o Governo

jayme campos 400   Mesmo sabendo que Jayme Campos (foto) não entra em disputa onde percebe dificuldades para vencê-la e militando no mesmo partido de Mauro Mendes, o DEM, algumas lideranças políticas têm instigado o senador a se lançar ao governo estadual. Para tentar convencer Jayme, lançam...

Scheila assume APDM e cita projetos

scheila pedroso 400   Esposa do prefeito sinopense Roberto Dorner, Scheila Pedroso (foto), primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, passa a tocar, pelos próximos dois anos, a Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de MT (APDM/MT). Ela promete juntar força com os...