Últimas

Terça-Feira, 01 de Janeiro de 2008, 20h:35 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Santos vai correr, folga 12 dias e faz promessas

Prefeito participa da Corrida de Reis e, antes de viajar para a BA, dará posse a Soares na Saúde

   O prefeito cuiabano Wilson Santos reservou 12 dias de descanso com a família no interior da Bahia, de 15 a 27 deste mês. Antes de curtir sombra, água de coco e praia, ele pretende suar a camisa. Vai participar da XXIV Corrida de Reis no domingo (6). Serão 10 km de percurso entre as principais ruas e avenidas de Várzea Grande e Cuiabá. O tradicional evento é promovido pela TV Centro América (afiliada da Rede Globo). Nada menos que 7,5 mil atletas se inscreveram, entre eles Wilson Santos, que já foi batizado de galinho de briga devido ao estilo polêmico que marcou sua passagem como deputado estadual e federal. Hoje, no Poder Executivo, o prefeito tucano virou um "político light".

   Será a quinta vez consecutiva que Santos participa da Corrida de Reis, que premiará o primeiro colocado nas categorias masculino e feminino com um veículo popular 0KM cada. No ano passado, ele conseguiu cumprir todo o itinerário. Na largada, foi vaiado por estudantes em meio à polêmica sobre aumento da tarifa do transporte coletivo.

   Além da prova que exige preparo e resistência física, o prefeito sairá de Cuiabá sabendo das emendas junto ao Orçamento Geral da União que terá para este ano e dará posse ainda ao polêmico e "linha dura" Luiz Soares na secretaria de Saúde, mesmo sob protesto de médicos, odontólogos e outras categorias de servidores. 

   Neste período de 12 dias em que estará fora de Cuiabá, a administração vai ficar sob Jacy Proença, que foi eleita vice em 2004 pelo PSB, migrou para o PMDB e agora está no PSDB. Ela é pré-candidata a vereadora nas urnas de 2008. Jacy comanda interinamente o Palácio Alencastro pela terceira vez. Como o afastamento do prefeito não ultrapassa a 15 dias, ele tem a prerrogativa de não nomear oficialmente Jacy no cargo de prefeita em exercício.

   Wilson Santos busca fôlego porque sabe que o 2008 será cheio de desafios para ele, tanto do ponto de vista administrativo quanto do político-eleitoral. Ele se tornou a única esperança de poder do tucanato em Mato Grosso. Vai buscar a reeleição em 5 de outubro e, se obtiver êxito, dará passo importante rumo ao governo do Estado em 2010.

   Promessas

    Perguntado sobre as ações para este ano, o prefeito se transformou num "garoto propaganda" de seu próprio governo para dizer que vai inaugurar "várias obras", a maioria delas no primero semestre.

   Algumas promessas do prefeito Wilson Santos para 2008:

01 - Inaugurar o novo decantador da estação de tratamento de esgoto do Dom Aquino, elevando de 23% para 30% o esgotamento tratado na Capital.

02 - Em junho, inaugurar a nova ETA do Tijucal, que tratará 30 mil litros de água por minuto.

03  - Em abril, inaugurar o restaurante popular, com refeição a R$ 1.

04 -  Entregar à população o complexo turístico e esportivo das lagoas do CPA 3.

05 - Inaugurar o balneário Ponte de Ferro.

06 - Entregar no próximo mês 264 casas do conjunto deputado Milton Figueiredo (saída para Chapada dos Guimarães). Das unidades, 164 serão reservadas às famílias remanescentes de área de preservação permanente.

07 - No final de junho, inaugurar a primeira etapa da avenida das Torres, com 12,5 km de extensão, interligando 13 bairros, do Pedra 90 à avenida Dante de Oliveira (antiga avenida dos Trabalhadores), o que atinge a cerca de 120 mil moradores.

08 - Reformar todas as calçadas da área central

09 - Reformar os terminais de ônibus dos CPA 1 e 3.

10 - Dar ordens, até o final deste mês, para construção de dois miniestádios, um no bairro João Bosco Pinheiro (Norte) e outro no Nova Esperança (Sul)

11 - Concluir ao menos 20 dos 40 km do rodoanel, da região do Sucuri ao trecho Cuiabá-Chapada dos Guimarães. A obra toda está orçada em R$ 42 milhões. 

12 - Prosseguir mutirões nos bairros aos sábados. Nos três anos de gestão foram feitos 135, média de 45 por ano.

13 - Reformar, ampliar e equipar as policlínicas do Planalto e Verdão.

14 - Ampliar de 35 para 58 o número de equipes do Programa Saúde da Família.

15 - Construir 2 ou 3 novas escolas só para educação infantil

16 - Elevar número de creches de 45 para 50.

17 - Asfaltar 15 bairros, alguns em parcerias com governo federal, por meio de emendas parlamentares, e com Estado. Entre as pavimentações programadas estão as dos bairros Jardim Mariana (Oeste), Nossa Senhora Aparecida (Sul) e Jardim Ubirajara, além de linhas de ônibus.

18 - Implantar 2 farmácias populares

19 - Informatizar e interligar todas as unidades de saúde.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • paulo cesar camargo ramos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Prefeito se esqueceu de informar que estará entregando no dia 08 de Abril a reforma e ampliação dos Mini-estádios do bairro Cidade Altat e Mãe Santa.

  • José Aníbal | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ele não sustenta em pé o que fala sentado, e vice versa...

    O Forest Gump de Mato Grosso, só sabe contar estórias...

  • Epifânio Silvestre Barbosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    APROVEITA PARA CORRER AGORA WILSON, PORQUE EM OUTUBRO QUEM VAI CORRER DE VOCÊ SERÁ O POVO CUIABANO. SEJA DIGNO PELO MENOS NO ÚLTIMO ANO E CUMPRA O PLANO DE GOVERNO QUE VOCÊ SE PROMETEU NAS ELEIÇÕES PASSADAS.

  • Aquiles Santana de Figueiredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com o senhor Epifânio, este é o momento da sociedade cuiabana cobrar do prefeito o cumprimento do seu plano de governo. Para quem deseja acessar tal plano é só acessar o site www.google.com.br, e digitar "plano de desenvolvimento para cuiabá". A sociedade foi até as urnas, votou neste cidadão wilson santos, e têm agora o direito de exigir que o plano seja executado. Se teve coragem de vender para a população um plano de governo, têm que ter a honra de cumpri-lo. Caso contrário, é um caso de estelionato politico que qualquer cidadão poderá aciona-lo na justiça. Está na hora de fazermos valer os nossos direitos de exigir da classe politica que cumpra aquilo que prometeu. Chega de mensageiros de ilusões, picaretas que usam a politica para chegar ao poder para fazer os seus interesses meramente pessoais.

Efeito-Covid adia vinda de Michelle

michelle bolsonaro A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, resolveram transferir para abril a agenda de 11 de março que teria como convidada a secretária nacional de Mulheres, do Ministério dos Direitos Humanos, Cristiane Britto e a primeira-dama do Brasil Michelle...

Governador entre a cruz e a espada

mauro mendes curtinha   Às vésperas da pandemia completar 1 ano em MT, o Estado vive o seu pior momento e o governador Mauro Mendes (foto) enfrenta uma verdadeira prova de fogo: liderar ações coordenadas em todo o território mato-grossense para evitar que o Estado viva cenas parecidas com as de Manaus e de Estados...

Câmara volta a realizar 2 sessões

juca 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob a presidência do vereador Juca do Guaraná Filho (foto), volta a realizar duas sessões semanais, nas terças e quintas. Por conta da pandemia, as sessões serão remotas. A resolução foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que vinham...

Coronel linha dura morre ao 91 anos

Coronel Abid 400   Morreu   em Campo Grande (MS), aos 91 anos,  o coronel da PM aposentado Adib Massad (foto), considerado  um dos principais nomes  da Segurança Pública de Mato Grosso na década de 1970. À época, ainda com a patente de  tenente, foi comandante regional...

Mauro e vitórias na briga de decretos

orlando perri 400 curtinha   A estratégia do governador Mauro Mendes de articular com os Poderes a edição do decreto de toque de recolher vem dando frutos. O governo publicou decreto impondo toque de recolher das 21h às 5h, com fechamento do comércio às 19h. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,...

Prefeito é intubado e pode ir para SP

Prefeito de Tapurah Carlos Alberto Capeletti   É grave o quadro de saúde do prefeito de Tapurah (432 km de Cuiabá), Carlos Alberto Capeletti (PSD). Após piora, ele precisou ser intubado nesta quinta (4). Foi internado na terça (2), após testar positivo para Covid-19, em uma UTI no Hospital 13 de Maio, em...