Últimas
Sexta-Feira, 17 de Julho de 2009, 18h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Sarney manda anular os 663 atos secretos no Senado
A crise instalada no Senado deixou o presidente da Casa José Sarney sobre "pressão" por, pelo menos, um mês. A série de denúncias ligadas ao seu nome gerou ampla repercussão nacional, o que o levou a cancelar todos os 663 atos secretos do Senado. Mesmo assim, até a última segunda (13) apenas dois atos tinham sido extintos. A ordem dada por Sarney anula as decisões administrativas e os cargos criados secretamente nos últimos 14 anos.
Os atos assinados desde 1995 incluem exonerações, nomeações, criação de cargos e despesas que não foram devidamente publicadas. Porém, mesmo com a decisão de Sarney, no Senado ninguém sabe detalhar se haverá ressarcimento aos cofres públicos e quais serão os métodos utilizados. Uma comissão foi criada, para dentro de um mês, estudar cada ato secreto.
Os atos secretos estão longe de ser a única preocupação de Sarney. Representantes da entidade “José Sarney” se manifestaram contra a declaração dada pelo presidente do Senado e informaram que, ao contrário do que disse em plenário, Sarney tem responsabilidade administrativa pela fundação, o que justificaria a acusação de quebra de decoro por parte do parlamentar.
Conforme a reportagem da TV Globo, além de anular os 663 atos secretos, Sarney deu 30 dias de prazo, sem direito à prorrogação, para que a diretoria da Casa relate as providências adotadas, incluindo o ressarcimento aos cofres públicos do dinheiro gasto indevidamente.(Raiane Soares)
--------------------------------------------------------------
Clique no play e confira a reportagem da TV Globo
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga