Últimas

Sábado, 24 de Maio de 2008, 11h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

MEIO AMBIENTE

Satélite japonês vê mais desmatamento em Mato Grosso do que sistema do Inpe

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama detectou, com a ajuda de um satélite que não é prejudicado pela presença de nuvens, mais pontos de desmatamento na Amazônia do que os verificados pelo sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

  As imagens analisadas são dos meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano. No primeiro, foi observado um acréscimo de pelo menos 165,6 km2 de desmatamento -em 57 áreas diferentes. No segundo, foram 47,67 km2 a mais de desmate, em 26 áreas. A maior parte dos pontos está em Mato Grosso e, alguns, no Pará.

  O novo dado traz um acréscimo de 13,48% em área degradada na Amazônia nesse dois meses. O Deter apontava desmate de 943 km2 em dezembro e de 639 km2 em janeiro. As imagens utilizadas pelo Ibama são do satélite Alos (Satélite de Observação Avançada da Terra), da Jaxa (agência espacial do Japão). Em agosto de 2007, o Ibama havia feito um acordo com os japoneses para receber por quatro anos, sem custo, imagens da Amazônia.

  A vantagem deste satélite é que ele possui um sensor a mais, de radar, que funciona como o sistema de sonar de um morcego. "Ele emite uma energia e pega o retorno dessa energia, como o flash de uma máquina fotográfica. Ele não faz isso na faixa do visível, mas das ondas de rádio que atravessam as nuvens", explica Humberto Mesquita, chefe do Centro de Sensoriamento Remoto.

  De acordo com Mesquita, o objetivo é complementar os dados já existentes. "Nós não vamos olhar o que o Deter já mostrou", disse. Até agora, o CSR analisou duas faixas de varredura. "Vamos, em breve, lançar mais quatro faixas. E, futuramente, cobriremos toda a Amazônia", diz Mesquita. 

  A área de desmate, entretanto, pode ser maior do que a estimada agora. Segundo Mesquita, as informações se referem a polígonos (focos de desmate) já checados em sobrevôos, mas ainda há polígonos a serem verificados. "Em dezembro, por exemplo, encontramos 243 polígonos de desmatamento no total, mas ainda não conseguimos checar todos", afirma.

  Os polígonos encontrados passam a integrar um documento indicativo para fiscalização. Um deles, obtido pela Folha, mostra uma área degradada em Marcelândia (MT). Gilberto Câmara, diretor do Inpe, não comentou os novos dados. Mas afirmou que o uso de mais um satélite para observar a Amazônia é "promissor".

  Salatiel Araújo, secretário-adjunto de qualidade ambiental do governo de Mato Grosso, disse que os resultados devem ser analisados "com cautela", em função de se tratar de uma nova tecnologia. "É uma metodologia nova, que ainda não estava plenamente dominada pelos técnicos do Ibama quando a conheci, em janeiro deste ano.

  Se foi de fato dominada, é um grande avanço, pois iremos ver a Amazônia inteira", disse.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.