Últimas

Quarta-Feira, 10 de Janeiro de 2007, 08h:18 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Satelitização vulgar

     O jornalista e assessor parlamentar Ubiratan Braga critica o que chama de 'imposição imperiosa dos canais de televisão a produtos bestiais para a família brasileira'. Confira o artigo a seguir.

     Antes de discorrer sobre minha opinião devo, por medida de consciência, informar que não sou arcaico, racista, censurista, preconceituoso, xenófobo, conservador, supersticioso ou algo semelhante. Mas um fato me chamou atenção para um costumeiro hábito entre os diferentes meios sociais: a imposição imperiosa dos canais de televisão a produtos que considero bestiais para a família brasileira. Nesta última segunda-feira (08/01), por exemplo, os apresentadores dos programas 'Super Pop' e 'Boa Noite Brasil', Luciana Gimenez e Gilberto Barros, respectivamente, travaram duelo por audiência no mesmo horário e com a mesma entrevistada para os canais Bandeirantes e Rede TV. A maior parte do programa foi dedicado a não mais normal e declarada homossexual Tammy Miranda - filha da conga la conga Gretchen. Falta de opção ou falta de personalidade?
      Abaixo a censura, sempre. Porém indago: a referida é uma garota exemplar, modelo para sua (s) filha (s)? Pode ela contribuir com a evolução social da infância e juventude? É motivo de transformação, de novo conceito?  Dá retorno publicitário? Vende mais? Por que?  
     Quem é o responsável por isso, os produtores e diretores dos programas ou algum investidor dirigindo tendências?  E a opção de cada telespectador, quem respeita? Estamos nós obrigados a aceitar tudo isto como se fosse cultural? Respeitar as diferenças é externar parte do intelecto, entretanto quem vai respeitar meu soberano direito de opção? 
     De que adianta justificar a reprise da programação com a homossexual Tammy pelo fato de os apresentadores estarem de férias? É justificável pelos picos de audiência? Ora, naquele estado há muita situação melhor, mais significante para a prestação de serviço ou para aguçar o conhecimento nacional.
     Estou, acredito, comungando da opinião de Ariano Suassuna, autor de 'Do alto da Compadecida', quando diz que os Estados Unidos criam seus fantoches heróis e os autodestroem a exemplo de Michael Jackson. Decididamente o mercado publicitário está contribuído para a bestialidade tupiniquim ou os teledifusores não sabem que memória se faz do presente.  
     O fato de as televisões terem programação via satélite está diretamente associando imposição de falsas culturas, colocando de lado a regionalidade e o break comercial é o senhor da razão. Senhores, o que é bom para São Paulo muitas vezes não serve para o Mato Grosso e vice e versa. O que muda no Rio de Janeiro muita das vezes não muda no Acre, ou no vizinho estado de Minas Gerais.  
     Querem mudar a cultura de um povo com falsos heróis, com fantoches, com laranjas, com sanguessugas e mensaleiros convertidos, como se isto fosse uma vocação nacional. Isto leva às séries de pragas que corroem a base social deste Brasil, formada, ainda, por milhões de incautos cidadãos.  

     Ubiratan Braga é jornalista em Cuiabá

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Lei em Cuiabá veta cortar luz e telefone

misael galvao 400 curtinha   Seguindo exemplo de outros municípios, a Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), rejeitou veto do prefeito Emanuel e promulgou uma lei, que proíbe empresas de gás e concessionárias de serviço público de energia elétrica, no caso a Energisa,...

Visita a todos setores e agradecimento

domingos neto tce 400 curtinha   Numa demonstração de humildade e respeito aos servidores, o presidente do TCE Domingos Neto visitou nesta 4ª todo os setores do Tribunal para agradecer pessoalmente o esforço, dedicação e a contribuição de cada colaborador para que sua gestão do...

Equipe, foco e elogios ao governador

mauro carvalho 400 curtinha   Mauro Carvalho (foto), o número 2 do Palácio Paiaguás, faz questão de destacar que o governador Mauro Mendes está fechando o 1º ano de mandato sem promover uma única mudança no quadro dos 16 secretários, incluindo os que comandam a CGE e PGE. Entende isso...

Até Galvan quer o Senado pelo agro

antonio galvan 400 curtinha   A eleição suplementar ao Senado para início de 2020 começa a despertar interesse de diferentes setores. Só dos chamados representantes do agronegócio são pelo menos quatro possíveis candidatos. Até Antonio Galvan (foto), presidente da Aprosoja Mato...

Sem elo com a servidora denunciante

abilio 400 curtinha   Sob investigação da Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá por causa de reincidentes casos de quebra de decoro, Abílio Brunini (foto), em nota, contesta o colega Juca do Guaraná, que divulgou imagens e afirmou que o vereador do PSC esteve no Hospital São Benedito e...

Goleada na cassação no TRE e no TSE

edson fachin 400 curtinha   No TRE-MT, em abril, a juíza aposentada e senadora Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, teve o mandato cassado por unanimidade. No julgamento do recurso da parlamentar no TSE, nesta terça, o placar também foi "elástico": 6 a 1. Somente o ministro Edson Fachin (foto) votou acatando o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.