Últimas

Quarta-Feira, 10 de Janeiro de 2007, 08h:18 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Satelitização vulgar

     O jornalista e assessor parlamentar Ubiratan Braga critica o que chama de 'imposição imperiosa dos canais de televisão a produtos bestiais para a família brasileira'. Confira o artigo a seguir.

     Antes de discorrer sobre minha opinião devo, por medida de consciência, informar que não sou arcaico, racista, censurista, preconceituoso, xenófobo, conservador, supersticioso ou algo semelhante. Mas um fato me chamou atenção para um costumeiro hábito entre os diferentes meios sociais: a imposição imperiosa dos canais de televisão a produtos que considero bestiais para a família brasileira. Nesta última segunda-feira (08/01), por exemplo, os apresentadores dos programas 'Super Pop' e 'Boa Noite Brasil', Luciana Gimenez e Gilberto Barros, respectivamente, travaram duelo por audiência no mesmo horário e com a mesma entrevistada para os canais Bandeirantes e Rede TV. A maior parte do programa foi dedicado a não mais normal e declarada homossexual Tammy Miranda - filha da conga la conga Gretchen. Falta de opção ou falta de personalidade?
      Abaixo a censura, sempre. Porém indago: a referida é uma garota exemplar, modelo para sua (s) filha (s)? Pode ela contribuir com a evolução social da infância e juventude? É motivo de transformação, de novo conceito?  Dá retorno publicitário? Vende mais? Por que?  
     Quem é o responsável por isso, os produtores e diretores dos programas ou algum investidor dirigindo tendências?  E a opção de cada telespectador, quem respeita? Estamos nós obrigados a aceitar tudo isto como se fosse cultural? Respeitar as diferenças é externar parte do intelecto, entretanto quem vai respeitar meu soberano direito de opção? 
     De que adianta justificar a reprise da programação com a homossexual Tammy pelo fato de os apresentadores estarem de férias? É justificável pelos picos de audiência? Ora, naquele estado há muita situação melhor, mais significante para a prestação de serviço ou para aguçar o conhecimento nacional.
     Estou, acredito, comungando da opinião de Ariano Suassuna, autor de 'Do alto da Compadecida', quando diz que os Estados Unidos criam seus fantoches heróis e os autodestroem a exemplo de Michael Jackson. Decididamente o mercado publicitário está contribuído para a bestialidade tupiniquim ou os teledifusores não sabem que memória se faz do presente.  
     O fato de as televisões terem programação via satélite está diretamente associando imposição de falsas culturas, colocando de lado a regionalidade e o break comercial é o senhor da razão. Senhores, o que é bom para São Paulo muitas vezes não serve para o Mato Grosso e vice e versa. O que muda no Rio de Janeiro muita das vezes não muda no Acre, ou no vizinho estado de Minas Gerais.  
     Querem mudar a cultura de um povo com falsos heróis, com fantoches, com laranjas, com sanguessugas e mensaleiros convertidos, como se isto fosse uma vocação nacional. Isto leva às séries de pragas que corroem a base social deste Brasil, formada, ainda, por milhões de incautos cidadãos.  

     Ubiratan Braga é jornalista em Cuiabá

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Políticos e prisões nos últimos 2 anos

gaspar lazzari 400 curtinha   Vários políticos, que exerceram mandatos eletivos, como de vereador, prefeito, deputado e de governador, foram em cana nos últimos dois anos em MT. Eis alguns deles com passagem pelo cárcere: ex-governador Silval Barbosa, ex-deputados José Riva, Mauro Savi e Gilmar Fabris e o hoje...

Contratos da MTI vão ser suspensos

kleber geraldino mti curtinha 400   O governador Mauro Mendes vai determinar que o presidente Kleber Geraldino Ramos dos Santos (foto) suspenda todos os contratos da Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI - ex-Centro de Processamento de Dados do Estado), após ser informado de irregularidades em pelo menos dois...

Diretor define contratos emergenciais

alexandre beloto 400 curtinha diretor hospital   O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Alexandre Beloto Magalhães (foto), tem feito compras emergenciais de materiais hospitalares para surprir demandas, especialmente do São Benedito e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que detém uma...

Bancada garante R$ 10 mi para IFMT

neri 400 curtinha   O deputado Neri Geller (foto), coordenador da bancada federal mato-grossense, anunciou destinação de R$ 10 milhões em emendas para o Instituto Federal de Mato Grosso no orçamento de 2020. Dirigentes do IFMT promoveram duas reuniões para debater projetos para melhorar a estrutura física...

Juca e aval do prefeito a projeto social

juca do guaran� curtinha 400   Juca do Guaraná Filho (foto), do Avante, conseguiu sensibilizar o prefeito Emanuel Pinheiro a apresentar uma mensagem à Câmara isentando do pagamento de IPTU os portadores de câncer e HIV. O  projeto foi apresentado originalmente na Câmara Municipal da...

Supremo enterra pedido contra Maluf

maluf_400   A 1ª Turma do STF enterrou de vez um pedido do advogado Waldir Caldas (Novo), ex-candidato ao Senado, que tentava revogar os atos que conduziram o ex-deputado Guilherme Maluf (foto) a uma cadeira no Tribunal de Contas. Caldas queria, ele próprio, ter a chance de ser indicado ao cargo, que era de prerrogativa da Assembleia. O...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.