Últimas

Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2008, 08h:02 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

CUIABÁ

Saúde e Pronto-Socorro são alvos de candidatos

  A saúde pública de Cuiabá, hoje sob Luiz Soares, que chegou a ficar preso na quarta (24) por sete horas devido ao descumprimento de ordem judicial sobre precedimentos para garantir cirurgia pelo SUS a um paciente, virou prioridade dos candidatos à sucessão municipal. Com exceção do prefeito Wilson Santos (PSDB), que tenta a reeleição e destaca feitos no setor, os demais vêem caos na saúde. Luiz Soares está também na mira porque enfrenta divergências com servidores, classe médica e servidores.

   A pasta tem um orçamento anual de R$ 208 milhões, dos quais uma boa parte é destinada à folha de pagamento. Mensalmente são consumidos cerca de R$ 5 milhões com a folha. Walter Rabello, candidato a prefeito pelo PP, chega a dizer que, se eleito, vai montar um gabinete dentro do Hospital e Pronto-Socorro da Capital. Na TV, ele mostra pacientes agonizando, como se a unidade hospitalar não tivesse a mínima estrutura de funcionabilidade, e avisa que construirá um novo pronto-socorro.

   Mauro Mendes, do PR, afirma que vai construir um novo hospital universitário, com recursos do governo federal e do Fundo Municipal de Saúde. Promete também implantar 100 equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) e transformar policlínicas em Unidades de Pronto-Atendimento 24 horas, com recursos do QualiSUS.

   O Procurador Mauro (Psol) afirma que vai aumentar o percentual de recursos aplicados no setor, hoje de 16,5%. Quer elevá-los para 25% da receita do município. Outra idéia do candidato é criar cargos de médicos com dedicação exclusiva ao Município e pretende controlar plantões médicos.

  O tucano Santos promete, num eventual segundo mandato, valorizar mais os profissionais da saúde, com melhoria salarial e formação técnica. Promete implantar 40 novas equipes do PSF para atender a 10% da clientela do SUS e construir 5 novas clínicas odontológicas.

  O candidato do PSB, deputado Valtenir Pereira, pretende ampliar as equipes do PSF, passando de 32% de cobertura para 90% e quer construir mais 4 policlínicas, uma em cada regional, equipando todas com aparelhos de raio-X e avisa que instalará 20 leitos de UTI e sonha em construir um hospital materno infantil.

Postar um novo comentário

Comentários (30)

  • Zé Antônio de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vai CABEÇÃO está é a luta de sua vida! Ninguém vai lembrar de você como DEPUTADO, ou como RELATOR constituinte. Vão lembrar de você como o HOMEM QUE MORALIZOU O SUS em Cuiabá. Chega desta máfia dos HOSPITAIS PARTICULARES, fazendo o que quer das verbas do SUS.

  • Zé Antônio de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só para resumir: ... Este Senhor Juiz que decretou a prisão do Luizinho Cabeção, tem que decretar as prisões de todos estes prefeitos do interior que enchem os Hospitais Públicos e Benecicentes de Cuiabá, com pacientes de suas responsabilidades. No Hospital do Câncer, por exemplo, os motoristas das ambulâncias despeijam os pacientes nas sarjetas em frente o Hospital, não há encaminhamento nenhum.

    São estes prefeitos que gastam o dinheiro do SUS à toa e nenhum operador da justiça faz nada contra eles.

    Tá na hora do MINISTÉRIO PÚBLICO tirar a bunda da cadeira e investigar de onde, de quais municípios, vem os pacientes que lotam todo o sistena público de saúde de Cuiabá.

  • FUNCIONARIA PUBLICA MUNICIPAL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Clestiane | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O que vejo é que realmente a saúde merece muito de nossa atenção, pena que muitos só se atentem nesta época.
    Nisto eu tenho que reconhecer que o Candidato Valtenir Pereira se sobressai pois desde que atuava como defensor público sempre se preocupou com a saúde, dentre outras coisas este ano ele destinou das verbas federais 7 milhões de reais para a saúde do Estado e esta também canalizando recursos federais para os municípios do interior para desafogar Cuiabá.

  • FUNCIONARIA PUBLICA MUNICIPAL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • FUNCIONARIA PUBLICA MUNICIPAL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PREFEITO DEVERIA SE PREOCUPAR REALMENTE COM OS FUNCIONARIOS DA SAUDE, PQ NEM INSALUBRIDADE TODOS RECEBEM MAIS, E O PREMIO INCENTIVO REPASSADO PELO SR GOVERNADOR AOS SERVIDORES DA SAUDE É REPARTIDO PELO PODER MUNICIPAL ENTRE OS FUNCIONARIOS SENDO QUE OS DAS RECEBEM A MAIOR PARCELA, E OS SERVIDORES QUE TRABALHAM NAS PONTAS ENFRENTANDO A DOR, DOENCAS E REVOLTAS DA POPULACAO RECEBEM AS MENORES PARCELAS, E AI O PREFEITO TA PENSANDO EM MAIS QUATRO ANOS PRA TENTAR RESOLVER ISSO OU NEM PENSA NISSO?

  • Eder | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    PSDB repudia prisão ilegal e arbitrária do secretário Luiz Soares

    O diretório municipal do PSDB divulgou nota oficial em que repudia a prisão arbitrária, ilegal e “política” do secretário de Saúde, Luiz Soares. Na nota, que transcrevemos a seguir na íntegra, o presidente Ussiel Tavares justifica a conduta do secretário, que não descumpriu a decisão judicial e foi preso por determinação de um juiz que não tinha competência para fazê-lo.

    NOTA DE REPÚDIO

    A Executiva Municipal do PSDB vem a público manifestar seu veemente repúdio à prisão de um de seus fundadores, o Secretário Municipal de Saúde Luiz Antonio Vitório Soares.

    O secretário não descumpriu nenhuma decisão judicial. Luiz Soares informou ao magistrado sobre a impossibilidade de atender a determinação, já que a secretaria não tem poder de polícia para obrigar os hospitais conveniados a atender casos de alta complexidade.

    Em sua manifestação, foi demonstrada ainda a necessidade de que tal determinação fosse estendida ao hospital que o magistrado indicasse para realizar a cirurgia.

    A ordem de prisão foi condenada em decisão do desembargador Paulo da Cunha, que concedeu o habeas corpus atendendo ao pedido da defesa. O juiz Roberto Seror não tinha competência para decretar a prisão, pois é titular de uma Vara da Fazenda Pública, enquanto o juízo competente seria o Criminal.

    A prisão foi portanto ilegal, arbitrária e com sérios indícios de motivação política. Coincidentemente, Luiz Soares foi preso no exato momento em que a polícia se fazia acompanhar da assessoria do candidato Mauro Mendes. Maior coincidência ainda foi o fato do candidato do PR ter comemorado a prisão do secretário durante entrevista ao Programa Cadeia Neles.

    A Executiva Municipal do PSDB repudia a volta das prisões políticas em plena campanha eleitoral e apresenta sua solidariedade ao honrado Secretário Municipal de Saúde, Luiz Soares.

  • Neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • ligia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    não vejo ahora de chegar dia 05 e acabar essa baixaria que fazem de que td que acontece é culpa do prefeito, monte de gente metendo o pau, explorando situações como a do Secretário de Saúde uma reserva moral do nosso Estado, até quando isso vai continuar?Candidatos com propostas mirabolantes quew a gente sabe que não se cumprirão, candidatos querendo passar uma imagem de empresario do bem, paz e amor,candidato vitima , gente a lei da semeadura é clara...plantou ?colheu, sinceramente o povo não merece ver essas baixarias, a culpa da saude publica , educação saneamento estar nesse ponto é somente nossa dos eleitores, que votamos colocamos essa corja nos representando e oque eles fazem?trbalham a favor deles mesmo.vamos ter consciencia e sabedoria na hora de eleger nossos representantes, pq hj se junta camare de vereadores,assembléia,camara federal,senado,governo estadual,municipal .....não merece nem comentários pq é impublicável o que iria escrever aqui e com certeza meu comentario seria barrado, não precisamos de politicos profissionais, precisamos de pessoas (homens e mulheres)de bem que tenha comprometimento com o povo, nunca votei em Lula , mais hj tiro o chapéu para ele em certos quesitos, em outros ele deixa a desejar, mato grosso está a deriva de um bando de aventureiros que quer apenas e tao somente chegar ao poder para trabalhar em beneficio próprio, ou enriquecer ilicitamente, esses governantes sao estelionatarios da nossa moral,Cuiabá precisa de gente que a governe mais que antes de tudo AME A CIDADE, gande maioria de pessoas que vieram pra ca de fora e querem se aventurar na politica só nos colocou em situações desagradaveis como desmatamento, briga pelo poder , o que isso nos acrescenta?absolutamente nada...tiraram a fabrica da cristal da nossa cidade, levaram para roo, tiraram a sadia daqui e depois vem culpar quem ta no municipio pela faltaa de crescimento, outros apresentam as propostass do se...se eu for eleito, faço isso , faço aquilo, gente pra ajudar nao precisa estar na politica , nao precisa te ro poder...voto no 45 por ser o menos pior..não podemos deixar nossa cidade na mao desses aventureiros, que usa a cidade como trampolim e depois nos da uma banana bem dada...nao to aqui neste espaço defendo ocandidato a ou b...sóquero que o povo tenha sabedoria e consciencia dia 5.10, caso contrario serão 4 anos lamentando um erro que apenas e tao somente nós somos resposáveis...Que Deus os abençoe

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PRENDERAM O LUIZ SOARES, MAS E A CHICA SEIS MILHÕES NUNES ???

Prefeito cuiabano vira saco de pancada

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto), que busca a reeleição e havia iniciado a campanha como grande favorito, inclusive com expectativa de ganhar no primeiro turno, se transformou em saco de pancada. Além de Abílio Júnior que o critica e ataca o tempo todo, o que acabou o...

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

Tentativa de ser 1ª prefeita de Barão

margareth munil 400 curtinha   A candidata à prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva (foto), é tão conhecida nas ações conjuntas com o marido nas áreas da saúde e assistência social que está levando para as urnas a combinação do seu...

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...