Últimas
Domingo, 13 de Janeiro de 2008, 12h:28 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Scala critica Soares na Saúde e cobra auditoria
Vereadora petista diz que prefeito dá um tiro no pé com a escolha, acha que o novo secretário será um desastre para o setor e lembra do compromisso não cumprido em 2001 de divulgar resultado da investigação interna
"A nomeação de Luiz Soares como secretário de Saúde é desastrosa. Vai ser um tiro no pé do prefeito Wilson Santos por fazer uma escolha tão infeliz". Foi o que disse neste domingo a vereadora por Cuiabá, Enelinda Scala (PT), um dia antes de Soares tomar posse no comando de uma das secretarias mais complexas e "problemáticas" da administração tucana.
Para Enelinda, o atual secretário Guilherme Maluf deveria continuar porque sua saída representa a sexta mudança na direção da pasta em três anos de mandato do prefeito. Revela que o único que fez uma boa gestão na saúde foi Júlio Muller, no governo Dante de Oliveira, tanto como secretário municipal como estadual.
Segundo a parlamentar petista, a nomeação de Soares será desastrosa porque os trabalhadores da área rejeitam o nome do novo secretário. "Isso é metade da estrada dificultada e o prefeito Wilson só tem este ano de mandato". De acordo Enelinda, a atual gestão não conseguiu administrar a saúde, marcada por várias trocas. "Acho que o prefeito deveria manter o Maluf até o final porque mudanças assim tornam o processo difícil, ainda mais numa área tão problemática como a saúde". Observa que a crise no setor é evidente nas policlínicas e nos postos de saúde. "Só tenho visto sofrimento do povo na saúde".
Auditoria
Enelinda Scala lembra que em 2001, quando Luiz Soares assumiu pela primeira vez a secretaria de Saúde no último mandato de Roberto França (2001/2004), lutou pela criação de uma CPI para apurar denúncias de corrupção no setor. Chegou a coletar cerca de 8 mil assinaturas. Na Câmara, porém, não obteve apoio para iniciar as investigações.
A vereadora lembra que Soares, que sucedeu Bento Porto, assumiu compromisso de fazer uma auditoria interna para mostrar a real situação da Saúde, principalmente quanto às denúncias de irregularidades. Soares ficou quatro anos no mandato e não cumpriu o compromisso de tornar público o resultado da auditoria. "Ele (Soares) prestou contas todo mês dos recursos da Saúde e isso a gente tem que recorrer como coisa rara, mas não apresentou a auditoria".
Enelinda lembra que, por ter sido professora nas áreas de medicina, enfermagem e nutrição, passou a ter informações na época que estaria havendo corrupção. "Me falaram até onde estaria ocorrendo (corrupção), mas a CPI não foi criada. Então, eu pedi investigaçao do Ministério Público, com respaldo das 8 mil assinaturas, e até hoje não tive resposta". Para a vereadora, as autoridades de Cuiabá deveriam ir a fundo nas investigações para levantar onde estão os ralos da saúde e, assim, poder tampá-los.
Entende que o prefeito Santos deveria ter escolhido um outro secretário que não tivesse enfrentado tantos problemas. "Já vimos esse filme antes. Dizem que o Luiz Soares é honesto! Ele pode ter uma vida honrosa, mas deve à sociedade o resultado da auditoria". Avalia que o fato do ex-deputado e ex-vice-prefeito da Capital não ser da área da saúde também é um problema, porque enfrenta rejeição do setor. "Infelizmente, a população vai continuar sofrendo. Temos que ter um governo mais popular, que priorize a saúde, o transporte, enfim, voltado aos anseios populares", defende Enelinda.
Postar um novo comentário
Comentários (9)
-
Companheiro Desiludido | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Olha Prof. Enelinda, é melhor você prestar contas da auditoria do PT e do caixa 2 de Alexandre Cesar, e se preocupar apenas em tocar sua sanfona..........
Coloca a sanfona no saco e sai por aí tocandoooooo -
Nadja | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Isso mesmo vereadora, não nos deixaram trabalhar. Estou com a senhora, vamos fazer de tudo para que esse prefeito se arrependa de tirar um homen com Dr. Guilherme.
-
Mathias de Albuquerque | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nunca gostei dessa mulher, mas agora ela foi de uma precisão incrível. Mudei da água para o vinho sobre as minhas posições sobre a mesma. Enelinda, concordo com vc, esse futuro Secretário do WS tem o rabo preso sim, nós aqui da Saúde faremos tudo para ajuda-la a coloca-lo no seu devido lugar. Prefeito... Prepare, o chumbo nesse cara vai ser grosso, vai sobrar para o senhor com certeza, uma pena!!
-
Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Professora Enelinda, como legisladora a senhora continua ótima atriz e "tocadora" de sanfona. Deixe o homen trabalhar.
-
Sergio P Martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabéns pela coragem Vereadora,essa auditoria deveria ter ocorrido desde a época do Preza.
Somente discordo da Vereadora num ponto, o Dr. Julio Muller fez muito pouco pelo conhecimento que tem em saúde pública,e pelo tempo que esteve como gestor Municipal, e principalmente Estadual.
Na realidade ele fazia o jogo do partido. Os municípios que éram de partidos políticos diferentes sofreram muito nas mãos desse cidadão.
E o que é pior, deixou discípulos que acompanham o Luis Soares. Ninguém merece um castigo desses.
-
Marcos Lucio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ela condena o Luis Soares por ele não divulgar a Auditoria.
E aquela Auditoria das contas do PT. Fizeram e não divulgaram e ela era a tesoureira. -
José Vicente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Jogar palavras foras sem ao menos saber como sera o trabalho do homem 0 sÓ pode ser duas coisas ou a vereadora e uma segunda mãe DINA ou ela quer de qualquer jeito que a saúde de cuiabá não prospere eu fico com a segunda.
Auditoria que ela pede, primeiro ela tem que revelar o caixa 2 do PT na qual ela era tesoureira ou o ela esta escondendo a sugeira dela de baixo de um TAPETE VERMELHO -
SIDNEY G DE QUEIROZ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
o prefeito wilson santo fes um boa escolha porque estes medico, nao quer trabalha poriso que nao quer luis la por ele mao de ferro vai dar duro neles ,,a esta vereadora ela tem que preucupar com sua sanfona que a eleiçao vem ai vai ficar de novo como suprente ja foi reprovada em 2004 vai ser denovo 2008 desta ves me pra suprencia vai servi vai ser reprovada nao vas nada por cuiaba so no toque da sanfona
-
companheira iludida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Embora como petista, lamento ter que vir a público e concordar com a maioria dos municípes de Cuiabá e internautas que clicam este blog, os quais, estão antenados pelo fato desta tesoureira do PT não ter buscado com insistência dar ciência ao povo do CAXIA 2 VERGONHOSO DO FALCIDO PARTIDO QUE DEFENDIA OS POBRES E OPRIMIDOS, PRINCIPALAMENTE, QUANDO A MESMA ERA TESOUREIRA.Aliás, onde estava ENELINDA, GILNEY, VERINHA, SERYS E ABICALI QUANDO DO ESCÂNDALO NACIONAL DE ZÉ DIRCEU E SUA PATOTA E NADA PRONUNCIARAM. Portanto, chega de conversas fiadas, hipocrisias e balelas, pois, como já disseram, a Sra. PERDEU E COLOCOU A SAFONA NO SACO EM 2004, se brincar não ficará nem nas primeiras suplências em 2008, ABRA O OLHO, COMPANHEIRA TOCADEIRA DE SAFONA!!!!
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga