Últimas

Sábado, 25 de Julho de 2009, 11h:07 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

OAB

Scaravelli critica uso da Ordem como "trampolim político"

   O advogado dissidente do grupo de Francisco Faiad, que comanda a OAB/MT há cerca de 10 anos, advogado João Vicente Scaravelli, da Caixa de Assistência da OAB, corre por fora e já prega o discurso de que luta pela independência e força e que não quer que a Ordem seja utilizada como "trampolim político", numa alusão às atitudes de Faiad, que não esconde o fato de ser partidário, mas que garante deixar essa posição longe do comando da OAB. “A OAB precisa acima de tudo de democracia, de um resgate das origens, do fortalecimento das comissões existentes, de empenho na melhoria das condições que são oferecidas ao advogado para trabalhar. Nós queremos fazer uma administração sem a participação partidária dentro da Ordem. Ela não pode ser utilizada como trampolim político. A Ordem deve defender o advogado e o cumprimento da legislação”, diz. Scaravelli, que conta com o apoio de José Patrocínio, que integra o Conselho Estadual da Ordem, que aproveitou para dar uma "forcinha" ao colega. “Não se faz uma campanha para a OAB sem um projeto. Nós vamos ouvir as expectativas dos advogado e de cada segmento da advocacia. A Ordem não deve ter situação nem oposição. Somos todos advogados e não podemos permitir que aconteçam decisões unilaterais. Temos capacidade e condições reais de vencer esta eleição”, diz Patrocínio.

   A quatro meses das eleições para a escolha do sucessor de Faiad, a briga em torno do posto fica mais quente. Atualmente, cerca de 8,5 mil advogados atuam no Estado.  A eleição para a presidência da OAB/MT está marcada para 19 de novembro. O candidato apoiado por Faiad é Cláudio Stábile, vice-presidente da Escola Superior de Advocacia. O mandato é de três anos e proporciona visibilidade, tanto que a disputa pela presidência é bastante acirrada. A diretoria é composta por cinco membros: presidente, vice, primeiro-secretário, secretário-adjunto e tesoureiro. Existe ainda o Conselho Estadual com 26 titulares e 13 suplentes.

   Estão no páreo os advogados João Vicente Scaravelli, Cláudio Stábile e João Celestino Corrêa da Costa. Já Paulo Taques, que havia anunciado sua candidatura, voltou atrás na semana passada. Ele se posiciona radicalmente contra o grupo de Faiad, para quem não apresenta atuação à altura do que merece a categoria. (Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Hernan Escudero Gutierrez | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O colega Paulo Traques ainda não manifestou-se publicamente, pois era um dos pouquissimos que vinha se apresentando constantemente em temas que envolviam os advogados e sua classe - a palavra está contigo Dr. Paulo!!! quanto aos demais colegas pré-candidatos, em que pese integrarem a atual administração e terem feito parte do grupo do Presidente Faiad e do Conselheiro Ussiel, não temos novidades aparentes, mas um refrigério apenas, onde sub-grupos da atual administração tentam respirar por conta própria mas, propostas de trabalho que é o que importa, até agora nada! estamos ainda aguardando.
    Quanto ao Dr. João Celestino, que também se defina publicamente, é o que se espera! e ai Dr. Mahon, que tal o quadro? está a merecer uma boa crônica! mas ... com a palavra, insisto está o Dr Paulo Taques, pois estamos todos desejosos a lhe escutar!

  • Benedito Miguel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns ao novo grupo. Estive na reunião e gostei do que vi e ouvi. Pessoas sinceras, motivadas, com bons projetos e vontade de administrar com zelo a nossa instituição. Parabéns ao Scaravelli, ao Moreno e ao Patrocínio. Podem contar comigo, com meu voto e com os meus amigos advogados. Aguardemos a próxima reunião.

  • Roger | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É ENGRAÇADO ESSES TRÊS MOSQUETEIROS. A VIDA TODA FORAM CONIVENTES COM A ATUAL GESTÃO ESPERANDO QUE POR ELA SERIAM APOIADOS. AGORA QUEREM APREGOAR ESSA CONVERSA. TOMARA QUE SEJA A CHAPA MENOS VOTADA DE TODAS. QUE HIPOCRESIA!

  • Nestor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como disse o Roger, é importante que o novo grupo mostre em que se difere do modelo que atualmente ocupa o poder na Ordem.
    Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...

  • João | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O motivo básico dessa dissidência é a retidão e honradez desses três líderes. Muito embora façam parte da atual administração, jamais coadunaram com as aberrações que lá ocorreram e, agora, lançam candidatura independente. Todos eles têm experiência e trabalho prestado à Ordem. Com certeza não cometerão os vários erros da gestão Faiad.

  • Roberto Souza da Schellder | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O GRUPO DO JOÃO SCARAVELLI VEM PREGANDO QUE A OAB NÃO PODE SER CONFUNDIDA COM TRAMPOLIM POLÍTICO, PORÉM TODOS OS ADVOGADOS SABEM QUE O MESMO SEMPRE MAMOU NAS TETAS DA OAB E AGORA QUER SER A OVELLHA PERDIDA DO GRUPO? ESSE DISCURSO NÃO COLA E SE CONTINUAREM COM ESSA VISÃO MEDIOCRE VÃO LEVAR OUTRA SAPUCADA DO GRUPO DO FAIAD. NO MOMENTO, AINDA CONTINUO COM A ATUAL GESTÃO. OBRIGADO.

  • Roberto Souza da Schellder | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O GRUPO DO JOÃO SCARAVELLI VEM PREGANDO QUE A OAB NÃO PODE SER CONFUNDIDA COM TRAMPOLIM POLÍTICO, PORÉM TODOS OS ADVOGADOS SABEM QUE O MESMO SEMPRE MAMOU NAS TETAS DA OAB E AGORA QUER SER A OVELLHA PERDIDA DO GRUPO? ESSE DISCURSO NÃO COLA E SE CONTINUAREM COM ESSA VISÃO MEDIOCRE VÃO LEVAR OUTRA SAPUCADA DO GRUPO DO FAIAD. NO MOMENTO, AINDA CONTINUO COM A ATUAL GESTÃO. OBRIGADO.

Com Covid-19 e frequentando a AL

paulo araujo 400   O deputado Paulo Araújo (foto), do PP, está com reinfecção pelo Covid-19 e, mesmo assim, continua frequentando o prédio da Assembleia normalmente, como se não tivesse contaminado. Na primeira vez que foi infectado pelo vírus, também fez igual. Colegas parlamentares e...

2 abstenções e briga pela 4ª Secretaria

silvio favero 400   Dois deputados se abstiveram na eleição da Mesa Diretora da Assembleia desta terça cujo votação foi secreta. Nos bastidores, os comentários são de que as abstenções foram de Sílvio Fávero (foto), que se lançou à disputa e, sequer, teve...

Petista, incoerência e voto contrário

ludio cabral 400   O petista Lúdio Cabral (foto), daqueles parlamentares do morde e assopra, na tentativa de marcar posição, expõe cada vez mais suas incoerências em votação na Assembleia. Na sessão que antecedeu a eleição para a nova Mesa Diretora, provocada pela decisão...

Projeto sobre VI na Saúde está na AL

gilberto figueiredo 400 curtinha   Já está na Assembleia, para votação dos deputados, o projeto do governo que garante retomada do pagamento da verba indenizatória aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 nas unidades hospitalares, ambulatoriais e...

2 desembargadores vão para TRE-MT

carlos alberto tj 400 curtinha   O Pleno do Tribunal de Justiça define, na quinta (25), em votação secreta e por videoconferência, dois desembargadores que comporão os quadros de comando do TRE-MT pelos próximos dois anos. O ex-presidente do TJ, Carlos Alberto Alves da Rocha (foto), é um dos inscritos...

Primeira-dama pede retorno de auxílio

marcia_pinheiro_curtinha400 Primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (foto), em visita à sede do Rdnews e entrevista ao Rdtv, pede que a bancada federal de MT se mobilize e vote favorável ao retorno do pagamento do auxílio emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade. Márcia...