Últimas

Terça-Feira, 10 de Novembro de 2009, 13h:27 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

ELEIÇÃO NA ORDEM

Scaravelli quer transparência em indicações pela OAB


Daniela Echeverria e Scaravelli criticam forma como são definidos os nomes indicados pela OAB

   Os advogados João Vicente Scaravelli e Daniela Echeverria, candidatos a presidente e vice da OAB-MT, respectivamente, garantem que a chapa está comprometida em tornar pública a nomeação de advogados para os cargos indicados pela entidade. A Ordem possui determinados cargos de livre nomeação em órgãos públicos, alguns remunerados e outros não. Mesmo os que não geram remuneração, garantem prestígio ao ocupante.

   Segundo Scaravelli, a proposta consiste em criar mecanismos para que todos os advogados possuam condições igualitárias para concorrer às indicações. No caso dos cargos remunerados, há a possibilidade de o advogado nomeado auferir renda que pode atingir ganhos mensais de até R$ 5 mil.

   O candidato à presidência da OAB afirma que tornar o sistema de escolha mais democrático deve ser uma medida adotada com urgência. “Vamos dar ciência aos advogados da existência dos cargos e estabelecer critérios objetivos de seleção e permanência. De imediato garantimos que nenhum advogado de nossa chapa estará concorrendo a estes cargos. Dirigente de Ordem ocupando cargo remunerado, ainda que como suplente, é inaceitável”, disse. Ele cita, inclusive, que no início de sua gestão o Conselho Estadual irá regulamentar estas nomeações, definindo os requisitos necessários aos candidatos a cada cargo e o tempo de permanência no posto, já que se trata de um cargo de representatividade, ou seja, de todos os advogados. “O critério utilizado atualmente é antidemocrático”, alertou.

   Pelas informações do atual presidente da Ordem, Francisco Faiad, são 19 cargos entre titulares e suplentes indicados pela OAB.  A confirmação foi feita por meio do ofício n° 100/09, de 22 de outubro. “Não vamos permitir que o modelo de escolha atual continue. Não é justo este beneficiamento de membros da diretoria, de amigos do presidente e até de sócio do candidato a presidente da Ordem pela chapa situacionista”, garante Scaravelli, ao ressaltar que é importante deixar claro que não se discute a capacidade técnica e intelectual das pessoas nomeadas pelo atual presidente para ocuparem os cargos, sejam remunerados ou não. “O que se discute é a ausência de critérios para tal. Isso nós iremos combater”.

   As eleições majoritárias para OAB-MT e ainda as escolhas dos novos presidentes das subseções, acontecem no dia 19 de novembro. “Quando falamos em devolver a seccional para os advogados, estamos garantindo que todos terão acesso às oportunidades que a entidade tem direito, que defenderemos todas as áreas da advocacia e não somente as momentaneamente convenientes. É por isso que somos independentes, é por isso que tantos grupos da advocacia estão caminhando conosco”, finalizou Scaravelli. (Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Mário Vieira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESTOU ACHANDO QUE O SR. CLÁUCO BENJAMIN, ESTÁ DOIDO PARA TER UMA BOQUINHA NA OAB. CARO COLEGA, NÃO SERÁ DESTA VEZ. CONTENTE COM A VITÓRIA DO DOUTOR CLÁUDIO STÁBILE.

  • Fernando Magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cada um tem a secretária ou a vice que merece. Bem, o atual presidente teve uma bela secetrária e com ela aprontou uma boa na gestão. Agora, será a vice...que é uma quase-santa.

  • Marcos Antonio Almeida Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É degradante ver esse pessoal da situação fazendo ataques pessoais contra os membros da chapa oposicionista. Agora é a vez da Drª Daniela ser atacada. A questão reveste-se de maior gravidade, quando vemos o Stábile e o Faiad, na maior desfasatez do mundo, falando em campanha propositiva. Isso para mim, com todo o respeito, chama-se hipocrisia. É por isso que não me arrependo de ter saído desse grupo. Voto no Bola.

  • JOÃO CABRITO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Gláuco Benjamin Happykha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Veja como são as coisas Mário Vieira, o Fernando aí em cima já foi colega de chapa do claudicante candidato 1 e caiu na real...
    Mário, não quero boquinha, simplesmente por que não sou advogado, entendes?
    No entanto conheço ambos os candidatos,bem de perto e sei do que são capazes, tanto pra cima como para baixo, se é que me entendes.
    Sua própria referência de que eu não terei boca, autoriza-me a falar ou melhor, denunciar esquemas (para baixo, Mário,para baixo...) interna córporis!
    Por estas e outras, por um mundo melhor para filhos e netos, eu prefiro mil vezes o Bola, que pelo menos fala por si e nunca foi ventríloco do cirque de Soleil...

  • LUIZ CARLOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Gabriel Novaes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero ver os nomes que ocupam estes cargos remunerados e quanto eles recebem! Pelo que comentaram, são sócios do Stábile, Faiad e Ussiel. Isso sim é uma questão grave e que deve ser mudada dentro da OAB.

  • Bruno Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Juliano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se alguem tem problemas pessoais com essa moça que se resolva em foro intimo e nao na midia...
    Profissionalmente ela tem muitas qualidades inclusive de estar ajudando o candidato scaravelli a virar e ganhar as eleições.

  • Mário Vieira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cláuco Benjamin, já sabia que não tinha conhecimento de causas. Pois: diz, desdiz e se contradiz a todo tempo... Portanto, voce e seus comentários são levianos.

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.