Últimas

Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2009, 18h:46 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

DECISÃO

Schneider determina volta de Faiad à presidência da OAB

   O presidente da OAB em Mato Grosso, Francisco Faiad, foi reconduzido ao cargo, por volta das 18h desta quinta (13). A determinação é do juiz Jeferson Schneider, da 2ª Vara da Justiça Federal. O magistrado extinguiu, sem julgamento do mérito, o mandado de segurança expedido pelo titular da 1ª Vara Federal, Julier Sebastião da Silva, na última terça (11), quando estava de plantão. 

   O afastamento de Faiad da presidência da OAB foi solicitado pelo advogado Fernando Henrique Ferreira Nogueira. Ele sustentou que o presidente usava o cargo para obter favorecimento de decisões judiciais junto ao Tribunal de Justiça.

   Julier recebeu duras críticas de membros da OAB, inclusive do Conselho Federal da entidade, por ter acatado o pedido de afastamento de Faiad. Conforme o conselheiro federal  Ophir Cavalcante Junior, o “estatuto da OAB, que é uma lei federal, estabelece que somente o Conselho Federal pode afastar ou destituir o presidente do cargo”. Julier argumentou, por outro lado, que a OAB é uma entidade brasileira e, por isso, também é regida pela Constituição Federal. “Até onde eu saiba, a OAB não é uma embaixada para ter imunidade”.

   Após o afastamento de Faiad, o vice-presidente, José Tadeu Guilhen, passou a conduzir a OAB. Ele comandou uma vigília de advogados nesta quinta, na sede da Ordem, que contou com a presença de Ophir. Na ocasião, o conselheiro federal disse que a OAB irá ingressar com representação contra Julier no Conselho Nacional de Justiça, órgão responsável pelo controle externo do Poder Judiciário, e com uma ação criminal por danos morais à advocacia brasileira. Isto porque Julier determinou o afastamento de Faiad em 11 de agosto, data em que é comemorado o Dia do Advogado. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • João Honesto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ADVOGADO ASSUSTADO! Assustados ficamos nós advogados com tamanha demonstração de despreparo técnico jurídico. Um conselho amigo,volte para a faculdade de onde vc saiu! ou evite fazer comentários rídiculos!Na falta das condições para existência da ação o Magistrado pode extingui-la de oficio.

  • Luiz De Tal | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tem PT escondido atrás da toga querendo ser governador por decreto.

  • Roberto Siqueira Dantas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou advogado no interior de Mato Grosso. Não acho que o juiz Julier tenha sido feliz em sua decisão, porém não posso condená-lo. O Fayad nunca se preocupou com o advogado do inteiror e, s.m.j. imagino que também não se preocupa com o advogado da capital. Fayad, como seu antecessor, sempre usaram e abusaram da OAB em benefício próprio. Quem advoga para traficantes tem o apoio da ordem, quem é de do chamado baixo clero tem o desprezo ou indiferença da instituição que deveria zelar - e não acobertar - pelos interesses de todos os lá inscritos. Acho que Fayad deveria se afastar da presidencia para responder pelas graves acusações que a ele foram feitas pelo advogado Henrique. Julier, no meu entendimento, agiu de acordo com sua consciência e com fundamento no principico do livre convencimento. Se cometeu exageros ou danos, quem deve ser responsabilizado é o Estado. Juiz e Promotor de justiça são imunes pelos seus atos. Repito: quem responde é o Estado. Por fim, Fayd que pousa de santo, de honesto ainda deve explicações sobre o caso Luciana Serafim, assim como deve explicar as acusações formuladas pelo advogado Henrique. Tenho vergonha de ser advogado. Acho Fayad uma pessoa digna, porem seu comportamento profissional é incompativel com a advocacia. Deveria renunciar ou se afastar a fim de possibilitar a plena elucidação das denuncias. Assim nós do interior vamos nos posicionar.

  • Marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Chupa essa!
    Abaixa a crispa petista Julier!

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    11 de agosto também é o dia da pindura, um nojento costume dos advogados brasileiros. Duvido muito que façam qualquer representação contra o juiz porque nessa terra de compadres tudos possuem o rabo preso e convém não prolongar a exposição, por exemplo, o próprio Faiad ao se defender de que usava o cargo da OAB/MT se disse um advogado incompetente porque perdia as causas, logo, não fazia nenhuma gestão no TJ/MT.

  • joão da silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    A JUSTIÇA FICOU NUA.

    QUANDO DIZEMOS A JUSTIÇA MANDOU, AGORA SABEMOS QUE É

    O JUIZ FULANO DE TAL UTILIZANDO O CARGO DE JUIZ MANDOU.

    UMA VEGONHA SEM PRECEDENTES NA HISTORIA JURIDICA DESTE PAIS.

    UMA VERGONHA, JULIER VC DEVERIA PEDIR LICENÇA DO CARGO.

  • José Pires da Conceição Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A OAB estava tão bem sem o Fayad, agora nós é que temos que aguentar esse safado conduzindo a nossa instituição!!!

  • pedro paulo rangel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o mínimo que o faiad deveria fazer é abrir mão do cargo que exerce, pois o mundo todo sabe que ele não conduz a OAB com a devida isenção que deveria ter, fazendo uso sim de sua condição para atropelar outros colegas.

  • Advogado Assustado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Li atentamente a decisão do MM. Juiz Jefferson Scheneider e senti uma pequena pontada de inveja da decisão do MM. Juiz Julier Sebastião, aliás magistrado esse extremamente midiático, mas essa decisão do Dr. Jefferson, me pareceu mais esdrúxula que a primeira, pois s.m.j. o pedido era apenas de REVOGAÇÃO e não de EXTINÇÃO, assi, fica mais uma vez configurado a luta dentro dos Tribunais no Estado de MT, ou seja, o Dr. Jefferson, conseguiu ficar pior q o Dr. Julier !!!!

  • jmarcio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O ESTADO DE MATO GROSSO VAI VER...QUEM É ESSE JUIZ.. TODOS VAO CONHECER A SUA HISTORIA DESDE A ESPOCA DE DCE
    PETISTA ROXO QUE USAVA A ESTRELINHA NO PEITO AGORA APROVEITA DE SUA PATENTE PARA QUERER FAZER TODOS ENGOLIREM
    VAI COM CALAM SENHOR SEBASTIÃO...JAJA FAZEM O MESMO QUE FIZERAM COM O TAQUES...
    XAU XAU .. VAI REZAR EM OUTRA PAROQUIA

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.