Últimas
Domingo, 16 de Setembro de 2007, 00h:07 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Se condenado, Henry pode ficar 21 anos preso
"Se condenado por três crimes, Pedro Henry (PP) pode ficar 21 anos preso". Essa é a legenda que acompanha a foto do deputado mato-grossense publicada no jornal Correio Braziliense que circulou em Brasília (DF) em 30 do mês passado. Henry é citado como sendo um dos cinco deputados federais que viraram réus no inquérito do mensalão. A matéria faz uma análise da probabilidade dos parlamentares serem condenados ou ao menos punidos. De acordo com o jornal, que se baseou no julgamento do Supremo Tribunal Federal realizado no último dia 28, os cinco deputados estão sujeitos a penas privativas de liberdade (reclusão ou prisão) superiores a quatro anos.
O STF pode arquivar o caso por falta de provas ou condenar o parlamentar mato-grossense a uma pena de seis a 21 anos de prisão, nesse caso também haveria outras consequências. Uma condenação definitiva provoca automaticamente a suspensão dos direitos políticos e consequentemente a perda do mandato.
Henry responde por três crimes: corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Foi acusado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) de ser um dos operadores do mensalão e de tentar cooptar deputados petebistas para aderir ao PP. O parlamentar mato-grossense foi absolvido tanto pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar quanto pelo plenário da Câmara. Apesar disso, foi denunciado pela Procuradoria Geral da República como um dos 40 integrantes do esquema do mensalão. (Simone Alves - RDNews)
Postar um novo comentário
Comentários (2)
-
marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
o dep.PEDRO HENRY QUE CIMENTO ILICITO tem mais e que ficar preso mesmo numa entrevista numa radio em caceres um ouvinte telefonou e perguntou pra ele se for cassado ele o dep. vai fixar residencia em caceres no cadeiao ou em cuiaba no carumbe (entrevista na radio club fm de caceres)e o mesmo disse que e inocente mais o MPF que o diga CADEIA NELE S T F
-
José Antônio da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Acredito que se houver provas de seu envolvimento e elementos para uma condenação, que seja finalmente condenado a pagar por suas responsabilidades. Dos últimos escândalos envolvendo parlamentares de MT, ele esteve envolvido em todos, principalmente relacionados a "dinheiro público". A impunuidade precisa acabar.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga