Últimas

Sexta-Feira, 08 de Fevereiro de 2008, 10h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EDUCAÇÃO

Secretaria cria e passa a administrar 20 escolas

  Com um orçamento de R$ 837,2 milhões, o maior se comparado as outras secretarias, a Educação do Estado pretende criar escolas e passar a administrar neste ano mais 20. Em Alta Floresta, por exemplo, foi criada mais uma unidade escolar e outras duas que estavam sobre a responsabilidade da administração municipal agora estão sob responsabilidade do Estado. A maioria dessas instituições educandárias que serão reestruturadas ficam no interior, principalmente em regiões que estão recebendo novas empresas.

   Em Diamantino está prevista a instalação de mais seis empresas. Isso motiva o aumento da população à procura de emprego. Nesse caso, a Seduc diz que já se preocupa em atender a demanda e vai instalar mais uma nova escola. Em Campo Verde, mais duas serão abertas, sendo uma na zona urbana. Também vai haver novas unidades ou remanejamentos em Brasnorte, Nova Mutum, Aripuanã, Campo Novo dos Parecis e Colniza. Cuiabá, de acordo com a Seduc, receberá novas escolas.

   Segundo o secretário de Educação, Ságuas Moraes, passar a administrar de 3 mil a 4 mil novos alunos é uma tarefa muito mais fácil para o Estado do que para o município. “Vamos desafogar municípios que gastam muito mais do que os 25% do orçamento da Educação exigidos por lei. Tudo já está no orçamento. Sete escolas já estão inclusas nesse processo. São as 3 escolas de Alta Floresta, 1 de Nova Mutum, 1 em Juara, 1 em Rondonópolis e 1 Rondolândia".

    Ságuas explica que 70% das matrículas de alunos de Alta Floresta, por exemplo, estão sob responsabilidade do município, o que, para ele, não é o ideal, além de ser uma intensa cobrança de prefeitos que querem investir mais em saúde ou infra-estrutura. “Um município de médio porte suporta no máximo 40% das matrículas. Já municípios considerados mais pobres suportam no máximo 30%, enquanto os ricos podem ficar com até 50%. A nossa intenção é ajudar esses municípios a crescer, pois não terão o problema de ficar sufocados”.

    A Seduc já administra 647 escolas com mais de 470 mil alunos nos 141 municípios. (Simone Alves)

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Leonardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns Secretário Ságuas, pelo menos uma notícia boa por dia nós merecemos. É tanta falcatrua e pilantragem na política que até desanima.

    Estive conversando com alguns funcionários da SEDUC, e estes me disseram que no pouco tempo à frente da Secretaria, já se mostrou um secretário mais preparado do que seus antecessores. Mas para não criar confusão, não estou querendo dizer que essa seja a opinião de todos os funcionários daquele Órgão.

    Meu desejo é que, além de mais escolas, tenhamos muito mais qualidade também.

  • Jorgina Maria Calmon | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Incrivel...a SEDUC agora tá 100%, será que a administração anterior era mesmo imcompetente???

  • Jeferson Lobato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    IMcompetente, não! era INCOMPETENTE. Não tenho duvida da diferença que Ságuas Moraes está fazendo na SEDUC. Preparo, Competencia e Vontade de fazer algo pela Educação.

  • cristiani | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Preparado, Qualificado... Qual é a qualidade de um secretario que fecha sala de aulas implantando polos regionais, sem escutar opiniões dos maiores interessados os "alunos", o senhor secretario"QUALIFICADO", já pegou onibus alguma vez na sua vida? ou já teve que andar a pé vários quarteirões com medo no escuro porque o secretario da educação criou polos de SEJA e o SENHOR teve que deixar sua escola do bairro para se deslocar até a mais proxima!!!
    PARABENS SECRETARIO E AO GOVERNADOR MAGGI TBEM- agora serão mais alguns semianalfabetos sem estudar como a minha secretária mãe de 02 filhos.

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...

DEM tem derrotados em 2020 pra AL

anelise silva 400   Alguns filiados do DEM do governador Mauro Mendes estão se movimentando por conta própria, visando as eleições de deputado estadual no próximo ano, alheios ao comodismo do presidente regional do partido, ex-deputado Fabinho Garcia. Em Cáceres, por exemplo, dois são cogitados para...

Vereadores vão devolver a VI de abril

agostinho carneiro 400   Presidida por Agostinho Carneiro (foto), a Câmara Municipal de Ribeirãozinho, um dos menores municípios do Estado, com cerca de 2,5 mil habitantes, decidiu suspender o pagamento da verba indenizatória deste mês de abril de todos os seus nove vereadores. Com isso, os R$ 9 mil que iriam para o...