Últimas

Quarta-Feira, 02 de Janeiro de 2008, 23h:16 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Secretário admite falta de "fôlego" e entusiasmo

 “Wilson quer alguém com entusiasmo. Alguém que chegue mais cedo à prefeitura e fique um pouco depois. Eu já não tenho essa energia”. Foi o que disse nesta quarta o secretário de Governo de Cuiabá, Andelson de Gil do Amaral, que ganha R$ 8 mil mensais. Admite não ter mais “fôlego para assumir uma pasta de grande demanda". Por isso, se transformou num espécie de carregador de pasta do prefeito. É secretário de Governo, mas pouco ou quase nada se articula.

     Andelson é técnico agrícola e não possui uma trajetória de visibilidade política. Sempre esteve na sombra de Wilson Santos, de quem se diz "amigo fiel". Ele vive seu momento de nostalgia. Comenta que, caso Santos se reelege prefeito, continuará na "cola" do tucano, mas sem pique para tocar, por exemplo, a secretaria de Infra-Estrutura como fez no início da administração.

   Eles caminham juntos desde quando o tucano atuava como subsecretário de Serviços Públicos (86/88) na gestão do prefeito Dante de Oliveira. Depois Santos se elegeu vereador por Cuiabá (89/90) e Andelson foi seu assessor parlamentar. Também foi assessor na Assembléia, durante os dois mandatos de Santos (91/99) e passou depois pela secretária de Agricultura e Assuntos Fundiários do Estado. Também com o apoio de Santos tentou se eleger prefeito de Itiquira, sua cidade natal. Foi derrotado. Foi assessor na Câmara e depois de entregar o cargo de secretário de Serviços Urbanos, tentou se eleger, sem êxito, vereador. Em 2003, foi coordenador de campanha do hoje prefeito.

    Iniciou a gestão como secretário de Infra-Estrutura. Logo pediu arrego e foi receber seu "gordo" salário como secretário de Governo. “Meu cargo está à disposição do prefeito. Sou a favor da reeleição e ele me coloca onde achar melhor". (Simone Alves)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Antonio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Andelson é um grande homem, não pela sua estatura, mas pelo coração humano que tem, por ser um homem temente a Deus, pela honestidade, pela honrradez.
    Andelson é um assessor que em qualquer cargo que estiver agrada tanto ao assessorado quanto aos cidadão, com seu jeito "simplão de tudo" ele é, sem dúvidas, o secretário que mais contribuie politicamente para a Administração de Wilson Santos, pois é o mesmo durante a campanha, durante a gestão, atendendo a todos e o que é melhor, não é um "engravatadinhos" da vida!
    Só o fato de estarem juntos ha 21 anos já diz o naipe de assessor que é!
    Parabens Andelson, você é um grande Secretário em qualquer pasta!!

  • Mario Olimpio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acompanho o RDNews diariamente. Como outros blogs de notícias além dos jornais diários. O prefeito Wilson sempre cobra tratamento diferenciado dos secretários aos veículos de comunicação. Por isso sinto-me a vontade para falar do secretario Andelson, neste Blog. No período de quase um ano em que deixou a Secretaria de Infraestrutura para assumir a de Governo Andelson preparou a mais radical experiência de gestão compartilhada e transversalisada que se tem conhecimento no poder público de Mato Grosso. Por recomendação do Prefeito, Andelson estudou, planejou e implantou o que chamamos de "Governança Integrada" na Prefeitura de Cuiabá. Um trabalho de fôlego e entusiasmo. Desde que compartilho as experiências diárias de gestão municipal, nunca vi Andelson tão animado.

    Mario Olimpio, Secretario da Cultura de Cuiabá.

  • marcus penna | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ser jovem ,ser agil,ter pique nao quer dizer ser o melhor ,ser o certo.convivo com aldelson a mais de 1 decada e aprendi e aprendo com ele muitas coisas.duvido que alguem tenha como ele a paciencia e a habilidade com as pessoas,saber tratar o ser humano na politica e mto importante.com andelson aprendi a ser menos ansioso,ouvir mais e falar menos,saber receber as pessoas com atençao e carinho.outra das sua qlidades principais ,ele e honesto e sempre divide o pouco que ganha com os amgos com problemas,acaretando a ele sim problemas ,andelson ate ano passado nao tinha nem plano de saud e para ter uma ideia,sempre ajudou os amigos nas horas mais dificeis.e agora vcs vem me falar que um homem desses nao e aticulador numa sec de governo,pelo amor de deus ,. pra finaliza criou a governaça integrada,que vcs ainda vao poder ouvir falar muito.espero sempre poder estar perto de pessoas igual andelson,tavera ,mario olimpio,joao vieira ,pesoas que sempre tem algo a nos passar abçosssssssssssssss

  • Ivan Deluqui | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Andelson e o maior exemplo de HOMEM PUBLICO que já conheci, nunca deixa de atender desde um simples municipe a empresario com a mesma dedicação e respeito, nós da Juventude sempre que pedimos audiência com ele nunca falou não ao contrario sempre nos orientou a ser mas combativel em nossoas preposicões( Jovem tem que ir para as ruas reenvindicar seus direitos diz andelson), não vejo ele sem entusiasmo, ao contrario por que ta sempre alegre e disposto a resolver os problemas do municipio.
    A juventude ta do seu lado para qualquer coisa que precise ANDELSON PÉ DE BOI.

  • Profº RINALDO ALMEIDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Conheço Andelson e o Prefeito Wilson Santos a muitos anos.
    Andelson e um militante/companheiro: Leal aos seus compnheiros, principalmente, as pessoas humildes. Fiel ao pontro de trilhar caminho sem ter que mudar de lado ao sabor da CONVENIENCIA POLITICA.
    Tabalhador secretario quatro ou cinco vezes onde deixou sua marca registrada de politico "PÉ DE BOI". Honesto com H maiúsculo coisa rara(ou em extinção), não só na politica mas na nossa sociedade.
    Amigo ao ponto de sua amizade não só com o prefeito Wilson Santos ser principalmente nas horas difíceis e atribuladas.
    Despojado ao ponto de não usar a politica para fins pessoais apesar de hoje estar com um bom, justo e merecido salário, não tem uma moradia própria residindo inclusive num bairro humilde da cuiabania.
    Humano ao fazer da politica um ato de servir ao povo, consoante aos mas humildes.
    Um Jovem com estas e outras qualidade qual o politico que não interesaria em té-lo como seu auxiliar.
    O prefito Wilson Santos companheiro que é sempre prestijiou o seu "IRMÃO CAMARADA" de longas jornadas

  • DONIZETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TIVE A OPURTUNIDADE DE TRABELHAR COM O BALORTE DO GIL - FOI UM GRANDE DIRETOR DE ASSENTAMENTO DO INTERMAT -

  • Felinto Marques Fontanilha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ENGRAÇADO, TODOS ESTES QUE OPINARAM NESTA NOTICIA É PAU MANDADO DO PREFEITO, E ESTÃO NA DELES, PUXANDO O SACO DO ANDELSON, QUE AFIRMO, NÃO É TUDO ISSO QUE ELES DIZEM, PELO CONTRÁRIO, ESSE CIDADÃO APRONTOU MUITO NA GESTÃO DESSE PREFEITO QUE AÍ ESTÁ. CONHECEMOS MUITO BEM ESTE CIDADÃO, É EXIMIO ARTICULADOR PARA DERRUBAR PESSOAS QUE PODEM REPRESENTAR CONCORRÊNCIA PARA ELE. AFIRMO ISTO PORQUE TENHO AMIGOS, DIGO AMIGOS, POIS NÃO É SÓ UM, MAS, VÁRIAS PESSOAS QUE FORAM VITIMAS DAS ARMAÇÕES DESSE CIDADÃO, SIMPLESMENTE PORQUE FORAM MAIS COMPETENTES DO QUE ELE E ESTAVAM APARECENDO MUITO. ALÉM DE VAIDOSO, O ANDELSON É AUTORITÁRIO E CENTRALIZADOR. ENQUANTO SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA TÊM MUITO O QUE EXPLICAR SOBRE OS GASTOS QUE FORAM REALIZADOS NA SUA GESTÃO, E A SUA SAÍDA FOI MUITO ESTRANHA, REPENTINA, COM ACUSAÇÕES GRAVISSÍMAS QUE FORAM VENTILADAS PELA IMPRENSA. ENFIM, ESSA TURMA QUE ESTÁ PUXANDO O SACO DO ANDELSON É PORQUÊ TAMBÉM TRABALHAM NO GABINETE, OU QUEREM TRABALHAR LÁ, PARA FICAR IGUAL ANDELSON, SEM TRABALHAR E GANHANDO QUASE 10 MIL COM DINHEIRO PÚBLICO ARRECADADO PELO BOLSO DE CADA UM DE NÓS, TRABALHADORES. ESSA É A ADMINISTRAÇÃO DO GALINHO, INEFICIENTE, NEPOTISTA, EMPREGUISTA E DEVAGAR, MUITO DEVAGAR, QUASE PARANDO. E AINDA SE DÁ AO LUXO DE PAGAR UM SALÁRIO ALTISSIMO PARA UM TÉCNICO DE 2º GRAU, BRUTAMONTE, SEM NENHUMA VISÃO TÉCNICA E PREPARO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.